Peer to Peer - Parte 1


​Sem o Peer to Peer não existiriam Bitcoin ou outras moedas digitais pelo menos como as conhecemos hoje. A rede Peer to Peer significa que não existe nenhum servidor central ou lugar central onde são armazenadas todas as informações e onde cada utilizador vai buscar as informações necessárias. Peer to Peer significa que todos os usuários da rede são ao mesmo tempo clientes e ao mesmo tempo servidores da rede. Significa também que o emissor e o recetor, neste caso quem paga e quem recebe Bitcoin se comunicam e fazem a transação diretamente. Funciona exatamente como o WhatsApp. A mensagem que você envia a alguém sai diretamente do seu WhatsApp e entra diretamente no WhatsApp da outra pessoa não passando por nenhum intermediário ou seja, ponto a ponto, pessoa a pessoa, Peer to Peer. Essas mensagens ao serem encriptadas fazem com que não possam ser lidas por mais ninguém nem vão ficar armazenadas em nenhum lugar central a não ser na ferramenta WhatsApp que tem no seu computador, tablet, telefone etc. e que ao serem apagadas localmente desaparecem para sempre.

Imagine que o WhatsApp não utilizava a tecnologia Ponto a Ponto. Imagine que, as mensagens que você escrevia iam ficar armazenadas primeiro em algum servidor central, depois a pessoa a quem você enviava a mensagem de WhatsApp tinha de aceder a esse servidor para ler a sua mensagem! Imaginou? De certeza que a essa altura você está a pensar o perigoso que seria se todas as mensagens, fotografias, filmes etc de todo o mundo tivessem que ficar armazenadas em algum lugar por mais protegido que fosse. Se esse lugar fosse com sucesso, alvo de algum ataque de piratas informáticos isso colocaria em causa a privacidade da informação.

É exatamente por não existir nenhum sistema intermediário nas mensagens de WhatsApp que ele é seguro. A mensagem sai diretamente do seu WhatsApp para o WhatsApp da outra pessoa sem passar por nenhum intermediário, ou seja o WhatsApp é um sistema pessoa a pessoa, ou ponto a ponto ou Peer to Peer.

Transações de Bitcoin funcionam exatamente como o WhatsApp. Não tem intermediário e funcionam diretamente ponto a ponto. O Bitcoin sai da sua carteira (wallet) e entra na carteira da sua contraparte (carteira da pessoa na outra ponta da operação).

Mas ao contrário das mensagens de WhatsApp que não necessitam ser validadas, as transações de Bitcoin precisam de validação ou seja, se você enviar uma mensagem de"Bom dia"no WhatsApp, ninguém precisa validar se você está habilitado a enviar esse "Bom dia". Ninguém precisa validar se você já gastou o seu stock de bons dias. Isso já não acontece quando você envia Bitcoin a alguém. Isso necessita validação e é aqui que entra a segunda característica do sistema Peer to Peer. Cada utilizador é também ao mesmo tempo um servidor de armazenamento de informações de todo o sistema. Mas isto continuaremos na publicação seguinte.

#carteira

502 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Esse curso via Skype serei só eu e você ao vivo, mas você está no comando. São 30 minutos onde você pode perguntar o que quiser. E eu vou responder! Como é que eu faço pa...
Pergunte o que quiser
30 min
R$150
BEM VINDO
COISAS
EXPLORE
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • RSS - White Circle