Bolsas De Bitcoin - Parte 1


Nota prévia: Na nossa página Ligações poderá encontrar alguns sites de Bolsas (exchanges) e uma breve explicação das suas características nomeadamente as testadas por nós.

Provavelmente notou que no post anterior falamos de Bolsas e de sites para compra de Bitcoin. Se estiver a perguntar se um site de compra não é o mesmo que uma bolsa, a resposta é não. Num site de compra de Bitcoin você pode somente comprar o Bitcoin para a sua carteira "wallet"para depois usar nas suas compras. Numa bolsa você tanto pode comprar como pode vender. A bolsa é um espaço organizado onde você compra diretamente a outra pessoa e vende diretamente a outra pessoa. Você vê quantas pessoas e a que preços elas estão a comprar ou a vender Bitcoin.

A grande vantagem da bolsa é que provavelmente todas as pessoas que colocam lá ordens de compra ou venda de Bitcoin passaram por um processo de aprovacão. Tiveram que se identificar com algum documento, forneceram o endereço e mais algumas verificações de segurança. Outra grande vantagem é que a bolsa vai guardando um histórico de comportamento de cada interveniente, como por exemplo, se cumpriu sempre os pagamentos, se foi rápido, se declinou algum negócio a meio etc. A grande desvantagem é que pode não haver ninguém a fazer ofertas no preço que você quer comprar/vender ou a quantidade de Bitcoin disponível nesse preço pode ser muito pequena. No final é bem parecido com uma bolsa de valores tradicional.

É importante também referir que a maior parte das bolsas não impõem os meios de pagamento/recebimento. Isto significa que o vendedor/comprador é que indica como quer pagar/receber. Uma determinada pessoa pode dizer que vende Bitcoin mas que só aceita pagamentos por transferência do banco. Outras pessoas podem dizer que só aceitam pagamentos/recebimentos com dinheiro vivo. Claro que quanto mais formas de pagamento forem aceites, maior a oportunidade de fazer negócios.

O ideal é procurar bolsas cujos intervenientes sejam maioritariamente do seu País. Isso facilitará os processos de pagamento/recebimento. Por vezes há grandes diferenças de preços entre as bolsas o que dá boas oportunidades de ganhar dinheiro sem risco, mas temas relacionados a ganhar dinheiro com Bitcoin falaremos em outros textos.

Sem prejuízo da bolsa não intervir no processo de pagamento/recebimento entre os usuários, a maior parte das bolsas têm boas ferramentas para garantir que os negócios se fazem sem problemas. Para isso ajuda muito o facto de cada utilizador ter uma carteira na própria bolsa o que permite a liberação dos Bitcoins só depois da confirmação de ambas as partes.

No próximo post daremos um exemplo prático de como funciona uma transação numa bolsa.

#bolsa #exchange #compra #venda

889 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.