Carteira para Bitcoin


De forma simplista podemos dizer que uma carteira de Bitcoin é um software onde as Bitcoin são armazenadas. É um pouquinho mais complicado que isto, mas por agora não tem mal nenhum vermos desta maneira e pensarmos que equivale à carteira que trazemos no bolso e onde guardamos o nosso dinheiro comum. Aliás, vale reforçar que é exatamente isto que faz com que o Bitcoin, tal como o dinheiro vivo seja ao portador ou seja, pertence a quem o guarda num determinado momento.

No entanto e para ser tecnicamente mais correto, Bitcoin não é guardado em lado nenhum. O que existe na carteira é um número secreto para o endereço de cada Bitcoin que pertence à pessoa. As carteiras de Bitcoin facilitam o envio/recebimento e dão a posse do Bitcoin.

Existem diferentes tipos de carteiras. Seja de acesso pelo desktop, aplicativo, diretamente na internet ou hardware, mas no final, todas têm características comuns e funcionam para o Bitcoin como as nossas carteiras do dia a dia funcionam para as notas e moedas.

Claro que a segurança da carteira é extremamente importante e por segurança falamos de manter as chaves ou as suas credenciais digitais completamente privadas. Estas chaves ou credenciais não são mais que os endereços dos Bitcoin dentro da cadeia de blocos, "Blochchain".

Será talvez curioso referir que as carteiras podem ser inclusivamente em papel ou serem um hardware que nunca se conecta à Internet o que torna a carteira 100% segura a nível de piratas da internet. Claro que nestes casos existe o risco de se perder a carteira, tal como pode acontecer com a carteira de notas e moedas. Assim é prudente que se tenham várias carteiras e se tenha as chaves privadas de acesso aos Bitcoin de forma distribuída.

Para finalizar este primeiro post acerca das carteiras, saiba que já houve casos de pessoas que perderam as carteiras. Nesses casos os Bitcoin respetivos ficam perdidos para sempre.

PS; Na nossa página Ligações poderá encontrar alguns sites para criar carteira "wallet" e uma breve explicação das suas características nomeadamente os testados por nós

#wallet #carteira #chaveprivada #chavepública #Blockchain

203 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.