Como Funciona a Wallet - Parte 1


Ao pesquisar sobre o funcionamento das carteiras de Bitcoin vai certamente encontrar referência a chaves públicas e privadas. Aqui vamos começar um pouquinho antes. Vamos iniciar pelas chaves de acesso à carteira ou seja, as chaves, senhas, passwords e formas de acesso à carteira em si. A forma de acesso não tem nada a ver com com as chaves públicas ou privadas já dentro da carteira. A forma de acesso tem que ver como você acede a carteira. Seja pelo telefone, seja direto na Internet ou seja via um sistema que você instalou no seu computador.

Hoje em dia esses acessos são bem mais complexos do que escrever um simples nome de usuário e respetiva senha. Normalmente além do usuário e senha existem uma série de confirmações por email, envio de senha para o telefone e outros, o que tornam difícil alguém aceder só porque conseguiu espiar o utilizador e a senha. Aliás, normalmente o utilizador é o identificador da carteira que é uma combinação de letras e números com mais de 30 caracteres. É portanto aconselhável que escolha criar a sua carteira em lugares que dificultem bastante o acesso ao sistema.

Agora que criamos a carteira e acedemos a ela depois de passar por todas as validações, vamos ser apresentados ás chaves públicas e ás chaves privadas. A chave pública é uma chave que você vai fornecer a alguém quando essa pessoa vai-lhe enviar Bitcoin. Essa chave pública está associada à sua chave privada e quando alguém envia Bitcoin para essa chave pública isso vai associar os Bitcoin enviados à sua carteira.

Exemplo de uma chave pública: 19k8jDBVENeWNfJ1E2axD7gP6Jf58qXPcL

Se você enviar Bitcoin para a chave acima significa que está enviando Bitcoin para a Aprender Sobre Bitcoin. Claro que não tem de enviar nada nem estamos pedindo nada e nunca deve fazer nenhum envio. Só escrevemos a chave acima para demonstrar.

Neste momento está meio complicado não está? Fique tranquilo que vai ficar bem fácil. Imagine que a chave acima é como um endereço de email. Se alguém quiser lhe enviar um email você vai dar seu endereço de email para a pessoa. Vamos no próximo post detalhar bem este tema das chaves e verá como é simples.

#chaveprivada #chavepública #wallet #carteira

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com