980X90 (1).gif

Mineração Bitcoin - Parte 2


Nota prévia: Os posts sobre mineração de Bitcoin são mais extensos e mais técnicos que o habitual mas não tem como ser de outra maneira.

Como já referimos o processo de mineração envolve o registo das transações nos blocos e resolver problemas matemáticos complexos. O primeiro participante a resolver o problema vai colocar a resolução no próximo bloco do blockchain (cadeia de blocos) e receber a recompensa dos novos Bitcoin que são lançados no sistema. Esta recompensa serve de incentivo à mineração.

Qualquer pessoa com uma ligação de internet e o hardware apropriado pode participar. Como já vimos a segurança do sistema depende do facto de haver muitos mineradores. No entanto a mineração é muito dispendiosa pois exige computadores muito potentes e um grande consumo de energia elétrica. Se instalasse o programa no seu computador e deixasse o seu computador ligado a fazer mineração 24 horas por dia durante 7 dias provavelmente o que ganharia não compensaria a energia elétrica gasta.

O montante de novos Bitcoin libertados por cada novo bloco é chamado de recompensa do bloco e essa recompensa vai sendo diminuída a cada novos 210.000 blocos. A recompensa começou por ser 50 Bitcoin em 2009 e neste momento é menos de metade. E vai sendo cada vez menor conforme nos aproximemos do montante máximo de 21 milhões de Bitcoin.

Mas os novos bitcoin não são a única recompensa dos mineradores. Lembra de lhe explicarmos como envia Bitcoin na sua Wallet? Quando envia Bitcoin a alguém essa transação vai ser capturada por um minerador que a inscreve na bloco e que por sua vez vai ficar registada em todos os membros da rede. Para fazer esse trabalho o minerador recebe um % muito baixo da transação. Se hoje em dia a principal recompensa dos mineradores ainda são os novos Bitcoin, com o passar dos anos e o aumento do número de transações, a cobrança da comissão será a principal fonte de ganho. Quando todos os Bitcoin estiverem em circulação essa será na verdade a única fonte de ganho.

O tempo mínimo de registo da transação é 10 minutos. Mas normalmente demora mais um pouco pois os mineradores dão prioridade ás transações que pagam comissões mais altas.

No entanto fique tranquilo. Essas comissões são extremamente baixas se comparadas com transferências bancárias, cartão de crédito ou outras.

Portanto o papel dos mineradores é muito importante pois eles funcionam como se fossem o livro razão de todas as transações e garantem que a informação é igual em todos.

Devido aos custos envolvidos na mineração são cada vez mais comuns a união de empresas e pessoas individuais, que juntando os recursos criam poderosos aglomerados de mineração. Participar destas associações pode ser muito rentável mas envolve alguns riscos que explicaremos no post seguinte.

#Blockchain #mineração

260 visualizações
Green Coin Br Investin.jpg
  • Instagram ícone social
  • TELEGRAM
  • Facebook
  • Twitter

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com