Peer to Peer - Parte 2


Vamos continuar a utilizar o WhatsApp para explicar a parte do Peer to Peer onde cada utilizador é também um guardião de todas as informações do sistema.

Como referido no post anterior quando você envia um "bom dia"no WhatsApp isso não tem de ser validado por ninguém. Você envia, a outra pessoa recebe e pronto, ninguém se preocupa com isso. Mas ao enviar ou receber Bitcoin isso obriga a validação. No sistema bancário por exemplo quando você envia dinheiro da sua conta para a conta de alguém, existe um sistema central garantindo que 1. Você tem a quantidade de dinheiro suficiente para fazer o envio 2. Após o envio, na sua conta vai ser retirado o dinheiro enviado diminuindo o saldo. Todas essas informações ficam guardadas centralmente e os bancos têm departamentos, pessoas, auditores e investem muito dinheiro para que nunca ocorram problemas e caso existam problemas têm maneiras de fazer correções e garantir que tudo corre bem.

A rede Peer to Peer permite que ao invés de existirem sistemas centrais que guardam toda a informação, essa informação fique armazenada em todos os utilizadores da rede. Isto significa que todos os Peer têm toda a informação ou melhor, partes da informação que permitem a validação das transações. Isto significa que a informação fica distribuída por todos os participantes do sistema garantindo a inviolabilidade do mesmo. Se um pirata informático atacar um dos pontos da red, a informação ainda estará disponível em todos os outros milhares de pontos.

É aqui que surge o conceito "Blochchain"cadeia de blocos. Esta cadeia de blocos é onde ficam registadas todas as transações efetuadas e são distribuídos por todos os participantes. O "blockchain" nada mais é que um grande livro-caixa contendo todas as transações feitas em bitcoin, desde a primeira, realizada em 2009, até hoje. Cada transação é validada pelos computadores da rede, que a inclui em uma longa série de números que, além de contê-la, registra o bloco de transações imediatamente anterior a ela, formando uma criptograficamente inviolável cadeia de blocos. O resultado é um sistema com transações 100% confiáveis, que mostra exatamente quando uma quantia mudou de mãos, sem risco de fraudes, e eliminando a necessidade de um intermediário apenas para dizer que as duas partes são confiáveis.

#Blockchain

119 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.