Bolsas De Bitcoin - Parte 2


Nota prévia: Na nossa página Ligações, poderá encontrar alguns sites de bolsas "exchanges" e uma breve explicação das suas características nomeadamente as testadas por nós.

Como explicamos no post anterior ao aceder pela primeira vez a uma bolsa "exchange", terá provavelmente que escrever só alguns dados básicos como nome e e_mail. No entanto se for realmente efetuar alguma compra ou venda, certamente lhe serão solicitados mais dados de cadastro e alguns comprovantes de identidade. Algumas bolsas não são tão rigorosas mas lembre-se, quanto mais rigorosa for a bolsa maior a sua segurança. Portanto muitas solicitações de segurança devem ser vistas como algo positivo e não o contrário.

Todas as bolsas vão automaticamente criar uma carteira "wallet"associada ao seu cadastro. Esta wallet vai servir para depositar os Bitcoin que você comprar naquela bolsa. No entanto após efetuar a compra você deverá SEMPRE transferir os Bitcoin para a sua própria carteira fora da bolsa. Nunca se devem deixar os Bitcoin dentro da carteira criada junto da bolsa. Você não tem controlo sobre a segurança de acesso a essa carteira. Novamente, SEMPRE transferir os Bitcoin para a sua própria carteira fora da bolsa.

Em algumas bolsas você nunca vai precisar de transferir dinheiro para a bolsa ou seja: Nessas bolsas você só vai ver pessoas que vendem e pessoas que compram Bitcoin. Cada uma dessas pessoas está indicando 1. O preço a que compram/vendem Bitcoin 2. Qual a forma de pagamento/recebimento do dinheiro, p.ex transferência bancária, dinheiro vivo, PayPal, etc 3. Até que montantes estão dispostas a comprar/vender.

Você vai ver que em muitos casos a oferta/procura oferecida anda ao redor de um Bitcoin e em alguns casos menos. Isso significa que se você quiser comprar dois Bitcoin poderá ter de o fazer a mais que uma pessoa.

Em outras bolsas você tem a possibilidade de transferir dinheiro para a bolsa. Nesse caso o funcionamento é um pouquinho diferente. Ao fazer seu cadastro na bolsa, você vai ter como que uma conta corrente para onde vai enviar o seu dinheiro, sendo que as opões de envio de dinheiro são bastantes e diferenciadas. Após transferir o seu dinheiro ele é creditado na sua conta junto da bolsa ficando os seus fundos aí depositados. Esta conta vai servir para você pagar os Bitcoin que comprar, ou para receber o dinheiro da venda dos Bitcoin que vender. Você vai estar na mesma comprando/vendendo a outra pessoas, mas a forma de pagamento/recebimento é sempre com base na sua conta junto da bolsa. Estas bolsas são bem mais práticas pois agilizam os processo de pagamento/recebimento mas também são um pouco mais caras pois vão cobrar comissões por esses serviços. Outro inconveniente é que muitas bolsas fazem o processo de forma manual tendo que confirmar os fundos antes de creditar na sua conta. Algumas bolsas Brasileiras chegam a demorar cinco dias para disponibilizar os fundos.

Importante referir que, tal como você não deve deixar Bitcoin na sua carteira junto das bolsas, para além do tempo necessário à realização das operações, também o dinheiro na conta corrente junto da bolsa, só deve estar o tempo máximo necessário para a realização das operações. Mesmo que isso signifique o pagamento de comissões por cada transferência, as bolsas são alvo frequente do ataque de piratas informáticos tendo já sido alguns bem sucedidos. Vale informar que algumas bolsas têm seguros contra esses ataques, mas como em tudo o resto na vida, os pagamentos dos seguros demoram muito e envolvem muita burocracia.

#bolsa #exchange #compra #venda #carteira

877 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.