Bitcoin Vai Mudar O Mundo - Parte 1


O título deste post também poderia ser Bitcoin, a mudança de paradigma.

Diga-se que mudança de paradigma é sinónimo de mudança de concepções básicas ou seja, tudo aquilo que temos por verdade e assumimos como rotina, de repente deixa de ser verdade e surge algo que coloca tudo em causa.

Outra característica da mudança de paradigma é não sabermos exatamente quais as consequências, como as coisas vão mudar e como tudo vai ficar no final.

Vamos ver algumas coisas que vão acontecer por causa do Bitcoin e outras moedas digitais:

  1. Uma transferência de dinheiro para outro País, Portugal por exemplo:

O que eu faço hoje sem Bitcoin? A) Um cadastro com a minha corretora ou banco; B) Fecho um câmbio EURBRL C) Assino um contrato de câmbio; D) Indico o motivo porque estou transferindo o dinheiro; E) Pago o spread do câmbio; F) Pago a comissão da transferência; G) Pago o IOF; H) Passado dois dias o dinheiro está na conta em Portugal, se tudo correr bem! I) Paguei um montão de comissões e gastei imenso tempo (tempo é dinheiro)

O que acontece com Bitcoin? A) Vou na minha carteira (wallet) B) Escrevo a chave que a pessoa para quem vou enviar os Bitcoin me passou C) Carrego em “enviar” D) Passado 10 minutos a pessoa em Portugal já tem o dinheiro. E) Paguei uma comissão quase simbólica.

  1. Um pagamento no exterior com cartão de crédito:

O que acontece hoje sem Bitcoin? A) Antes de viajar tenho de informar o meu Banco que vou viajar, para que liberem o cartão de crédito. B) Faço um pagamento no exterior C) Pago a comissão de 6% de compra no exterior D) Pago o ajuste de câmbio feito pelo Banco E) Pago a anuidade do cartão !

O que acontece com Bitcoin? A) Vou na minha carteira (wallet) B) Escrevo a chave que a pessoa/loja/empresa a quem compro me passa C) Carrego em “enviar” D) Paguei uma comissão quase simbólica ou nem paguei comissão.

Agora você está pensado: Mas como o governo vai fazer se não cobrar o IOF? Como o governo vai saber que está saindo dinheiro do País? Como o governo vai controlar a entrada de dinheiro no País? Como o governo vai fazer sem os 6%? Como os bancos vão fazer sem cobrar as comissões? Como os bancos vão fazer sem cobrar as taxas dos cartões de crédito?

São muitas perguntas, certo? E muitas mais podem surgir se pensarmos em outras situações.

Mas lembra do que falamos acima acerca do que é a mudança de paradigma? Tudo o que sabemos é colocado em causa e não sabemos bem como vai ficar. Nós temos algumas opiniões de como vai ficar, mas por agora guardaremos para nós. Acreditamos que graças ao Bitcoin tudo ficará melhor. Também no aparecimento da Internet muitas perguntas se colocaram e o mundo ficou bem melhor, certo? A Internet mudou o mundo e as moedas digitais vão mudar também.

No post seguinte vamos falar de como o Bitcoin fará mais pelas economias fracas e pessoas empobrecidas do mundo, do que a maior parte dos programas económicos de ajuda que têm existido ao longo dos anos.

#Bitcoin #Paradigma

372 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.