Bitcoin Não É Uma Bolha


Quem se interesse um pouco por bolsa certamente já ouviu falar de bolha. E o que é uma bolha? Bolha é quando o preço de um ativo sobe, sobe, não para de subir, toca no céu e quando você compra, o preço despenca! Nessa altura, você não consegue deixar de pensar que o mundo inteiro estava só esperando você comprar, para imediatamente o preço cair. Conhece a sensação, certo?

De outro modo, podemos dizer que bolha é quando vemos o preço subir e quanto mais sobe, mais gente tem interesse em comprar. Estranho, não é? Quando está barato ninguém se interessa. É só começar a ficar caro que já vão aparecer compradores e quanto mais caro ficar, mais compradores vão aparecer. Na verdade, não é tão estranho assim! Tem a ver com uma das leis mais básicas da economia que é a lei da oferta e da procura. Se existirem muitos interessados num produto o preço sobe, se existirem poucos interessados o preço desce.

Aqui a pergunta chave é: Acha que haverá cada vez mais ou menos pessoas interessadas em Bitcoin?

Claro que olhando para o gráfico que está na imagem do post de hoje, parece que vai tocar o céu! Até parece uma bolha! Mas não é!

Uma coisa é um preço que sobe demasiado rápido e que normalmente vai fazer as suas correções. Nada sobe em linha reta! Outra coisa bem diferente é chamar isso de bolha. Já falamos noutros posts que o número de pessoas e empresas que utilizam Bitcoin é ainda bem pequeno. Na escala global estamos falando ainda de um grão de areia em todo o areal.

O Bitcoin veio para ficar e cada vez mais pessoas e empresas utilizarão Bitcoin. Conforme esse universo for aumentando o preço irá subindo. Ainda que o gráfico do Bitcoin mostre uma linha quase em direção ao céu, isso não significa mais do que um preço no momento. Pense na valoração como um todo e não no preço do momento. O preço sempre busca o potencial de valoração e enquanto estivermos tão distantes do potencial da valoração do Bitcoin, qualquer eventual futura bolha não começou nem ainda a se formar.

P.S. Dica grátis para identificar se uma ação está em bolha:

De manhã você vai na padaria e escuta alguém falar na ação. Depois pega um taxi e o taxista fala na ação. Chega no trabalho e na portaria já ouviu alguém falando na ação. O colega do trabalho, que nunca esteve nem aí para ações, fala que está pensando comprar essa ação. No final do dia você está jantando tranquilamente e seu esposo ou esposa, conforme o caso, fala: "Amor! Estive aqui estudando a bolsa e acho que devíamos comprar essa ação!"Se isto acontecer, Parabéns! Você identificou uma bolha!

#investirembitcoin

689 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.