Paper Wallet


Uma Paper Wallet, ou traduzido para Português, carteira de papel, é um documento que contém toda a informação necessária para gerar qualquer número de chaves privadas, private keys, formando uma carteira de chaves. No entanto é usual as pessoas usarem este termo para qualquer modo de armazenagem de Bitcoins em um documento físico.

Esta segunda definição inclui as chaves de papel ou Paper Keys, e os códigos resgatáveis ou Redeemabel Codes. Uma chave de papel não é mais que uma chave escrita em um papel sendo usada muitas vezes. (Vale dizer que isto é altamente desaconselhado). Um código resgatável é uma chave única criada com a intenção de ser resgatada uma única vez. Isto é comum no caso de cartão oferta por exemplo.

Para gerar uma Paper Wallet não é recomendável estar ligado à internet. Se por um acaso o seu computador estiver sendo espiado por alguém, essa pessoa poderá ter acesso aos seus códigos.

Claro que mesmo que a Paper Wallet seja gerada sem estar ligado na internet é preciso ter cuidado, para não perder o papel ou não deixar ninguém roubar. As Paper Wallets devem ser guardadas como se fossem jóias ou dinheiro vivo.

Na imagem abaixo alguém resolveu até proteger da humidade.

As Paper Wallet simples têm duas chaves, a pública e a privada. A chave pública você vai fornecer para quem vai transferir Bitcoin para você. Ao receber os Bitcoin na chave pública, automaticamente eles vão ficar associados á chave privada da sua Paper Wallet.

Você pode também gerar uma Paper Wallet com várias chaves públicas associadas na mesma chave privada. Isso significa que você pode dar diferentes chaves para diferentes pessoas todos os recebimentos ficarão associados na mesma chave privada.

Se você perder o papelinho com a chave privada esses bitcoin vão ficar perdidos para sempre. Portanto é aconselhável que você tenha o maior cuidado ao guardar o papel com a chave privada.

Afinal Bitcoin deve ser tratado como o dinheiro comum.

Provavelmente você não deixa todo o seu dinheiro no mesmo banco, ou só deixa até o valor protegido pelo governo. Provavelmente você não deixa todo seu dinheiro na mesma conta. Provavelmente você não deixa todo seu dinheiro em casa.

Com Bitcoin os cuidados devem ser os mesmos. Ter dividido por várias carteiras sempre é o mais seguro. Não esqueça! Com Bitcoin o banco é você!

Sacar os seus Bitcoin da Paper Wallet é muito fácil. Basta ir em sua carteira online, blochchain.info ou armory por exemplo e fazer a importação da chave privada. Depois disso você deve destruir o papel e não mais utilizar.

Consultamos para escrever este texto:

blockchain.info

btcarmory.com

en.bitcoin.it/wiki/

A paper wallet da primeira imagem foi gerada em:

bitaddress.org

#wallet #chaveprivada #chavepública

956 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.