Entendendo Token, ICO e CryptoMoeda

Atualizado: 31 de Dez de 2019


Token, ICO e moedas crypto são palavras que nos dias de hoje estão em todo o lugar.

Infelizmente existe uma grande confusão do que cada uma significa e por vezes nos referimos aos token como se fossem moeda, ou nos referimos aos ICO como se fosse emissão de moeda.

Mas isso está errado. Tokens e Moedas cripto são coisas diferentes. Token é bem mais que moeda. É isso que vou detalhar neste post.

Bitcoin, por exemplo é uma moeda. Bitcoin é um dinheiro digital. Mas Bitcoin não serve para nada mais do que ser moeda. Você pode utilizar o Bitcoin como moeda ou como reserva de valor, mas tirando isso não tem mais nenhuma utilidade.

Igual com o dinheiro comum. Dinheiro só tem utilidade para comprar coisas, mas não serve para mais nada.

Um Token deve ser e tem de ser bem mais que isso.

Os Token podem armazenar níveis complexos e multifacetados de valor e têm dentro deles determinados programas que os tornam multifuncionais.

Na verdade os Token representam 4 coisas muito importantes:

  1. Propriedade. Dentro do Token existe programação que representa a propriedade intelectual do criador.

  2. Utilidade. No sentido que você precisa desse Token para entrar em um qualquer ambiente para que esse Token foi criado.

  3. Recompensa: O consumo do produto ou serviço do ambiente gera retorno ao detentor do token.

  4. Fungibilidade: Vai sendo gasto ou consumido após o uso.

Parece confuso mas vamos pegar no exemplo do Ethereum.

O Blockchain do Ethereum permite aos usuários:

  • Transferências financeiras para qualquer parte do mundo.

  • Campanhas de crowdfunding.

  • Apólices de seguro.

  • Registro de títulos de propriedade.

  • Coleta de impostos.

  • Votações.

  • Registro de histórico médico.

  • entre muitas outras

Para a utilização do Blockchain Ethereum é necessário o Token ETHER (ETH). Ou seja, o ETH tem papel de moeda, mas ao mesmo tempo tem uma inteligência dentro dele que permite ao usuário utilizar e se aproveitar das coisas que pode fazer dentro desse ambiente, nesse caso o Blochchain Ethereum.

Outro exemplo este bem mais fácil:

O Token que você utiliza para entrar no home banking do seu Banco. Esse Token tem a inteligência de permitir você aceder no seu Banco ou seja, é útil só para esse ambiente e lhe vai permitir se beneficiar da utilidade do seu home banking.

Imagine você pagando por um Token cada vez que acede no seu home banking! A única diferença é que o token do Banco é grátis enquanto os outros são pagos. Mas o racional é igual.

Agora imagine que seu banco só emitia 100 mil tokens mas tinha 200 mil clientes. Provavelmente você iria negociar seu token, pois mais pessoas iriam querer utilizar o ambiente do home banking mas a emissão de tokens era limitada.

Entendeu agora?

Agora o ICO.

ICO (Initital Coin Offer) não é mais que a geração de um novo Token e a venda dele aos interessados. Na verdade deveria ser chamado Geracão Inicial de Token.

Esse novo Token ao ser gerado, traz com eles diversas características que poderão, ou não, ser úteis no futuro.

Por isso é muito importante você tomar muito cuidado ao investir em um ICO.

É necessário verificar que realmente aquele Token vai ter utilidade no futuro. Que vai ser um projeto que as pessoas vão utilizar.

A grande maioria dos ICO que vemos por aí são de Tokens que têm só a utilidade de moeda. Já não falando dos que não passam de puros esquemas e fraudes. Não servem para mais nada mesmo.

Assim, muito cuidado ao investir em um ICO. Pode ser um dos melhores investimentos de sua vida, mas a maior parte deles irão desaparecer no longo prazo.

Mas fique tranquilo.

Aqui no site iremos escolhendo para você alguns ICOs que realmente interessam, que têm capacidade de multiplicação do seu investimento e que podem realmente mudar sua vida financeira para muito melhor. Não vamos encontrar o próximo Bitcoin. Vamos encontrar os Token dos projetos que farão parte de sua vida no futuro. Investir neles agora, com critério e sagacidade é que fará de você um cripto-milionário.

Se você puder, leia este post mais antigo sobre ICO e Altcoin.

Este post foi escrito com muito amor, para isso consultamos:

Wikipedia

Financial Times

#Token #Cryptomoedas #ICOs

7,455 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.