SegWit2x e o próximo Bitcoin Fork detalhado. Muito Cuidado! Entenda aqui como se preparar.


Há pouco mais de três meses atrás, o SegWit, uma atualização do Bitcoin, foi ativado após um longo e forte debate.

O resultado deste debate também criou uma altcoin chamado Bitcoin Cash, que foi criado como a oposição à solução Segwit.

Agora, estamos à beira de outra divisão na rede Bitcoin chamada Segwit2x.

Para finalmente entender, de forma simples e fácil, como tudo está acontecendo, é só continuar a ler este texto.

E para ficar entendendo os cuidados que tem mesmo de ter, não deixe de ler até ao final.

A tão esperada ativação de Segwit veio com uma condição:

Um aumento de tamanho do bloco após três meses de ativação (ou seja, um garfo duro/hardfork).

Os mineradores que inicialmente estavam contra a Segwit ativaram-no nos termos do chamado Acordo de Nova York (NYA). A NYA também é conhecida como o Acordo Silbert ou DCG devido ao Barry Silbert, corretor e o fundador do grupo Digital Currency.

Silbert negociou o acordo entre os vários “players” da indústria, principalmente a empresa de mineração Bitmain, a bolsa Coinbase e o serviço de pagamento BitPay.

O SegWit está aumentando constantemente o seu uso para o benefícios da rede, como por exemplo taxas mais baixas. Mas o foco agora mudou para a parte final da NYA, que exige o garfo difícil/bifurcação/hard fork de meados de novembro próximo, para aumentar o tamanho do bloco.

Este garfo rígido agora é comumente chamado de SegWit2x, ou "S2X". O S2X é implementado em código como BTC1.

Mas existem algumas objeções ao acordo. Vamos detalhar as principais.

1) A principal objeção é política. Embora a reunião tenha sido chamada de "Consenso", ela envolveu apenas uma pequena amostra de CEOs. O NYA foi concluído sem a contribuição dos desenvolvedores do Bitcoin, a maioria das empresas ou os milhões de usuários.

2) Como o SegWit e as melhorias relacionadas já atualizaram a capacidade de transação dos blocos Bitcoin, não há necessidade urgente de aumentar ainda mais o tamanho do bloco e os blocos na verdade, estão longe de estar congestionados. Assim, o objetivo secundário da NYA não tem justificativa.

3) Como garfos difíceis são inevitavelmente arriscados e perturbadores, eles são mais reservados para o uso de emergência. A única exceção é um bifurcador com suporte unânime e planejado com antecedência.

Forçar através de um garfo duro e apressado com apenas o apoio minoritário para nenhum benefício tangível, (ver ponto 2) provavelmente não conseguirá nada além do caos e a criação de um novo altcoin S2X.

4) Os desenvolvedores de vários núcleos estão registrados como susceptíveis de interromper todas as contribuições do código se o S2X se tornar a cadeia dominante. Todos os colaboradores que tornaram suas posições conhecidas indicaram sua rejeição do S2X. Mas se acontecer o contrário, sem a competência e a experiência desses desenvolvedores, o futuro do Bitcoin é altamente incerto.

5) O S2X não inclui proteção abrangente de repetição. Isso significa que, após o garfo, uma transação em qualquer cadeia pode ser "repetida" no outro. Isso é perigoso e provavelmente levará a perdas. Os usuários que desconhecem esse problema enviarão quantidades iguais de S2X e BTC sempre que tentam enviar apenas um tipo.

Então, como se preparar para a bifurcação/hardfork/garfo duro?

Quem já estava no mundo do Bitcoin quando do bifurcador do Bitcoin Cash tem já uma ideia do que esperar. A primeira regra é colocar suas moedas em uma carteira que esteja sob seu controle. Isso significa retirar seus Bitcoin de qualquer Exchange/Bolsa e preferencialmente qualquer outra carteira da web. CERTIFIQUE-SE DE TER ACESSO ÁS SUAS CHAVES PRIVADAS.
À medida que a data do Fork se aproxima, mais e mais intervenientes institucionais liberarão declarações sobre seus planos para lidar com isso, (por exemplo, a declaração da Coinbase e a declaração do Bitfinex).
A principal diferença desta vez é que não será seguro gastar moedas logo após a divisão devido à falta de proteção de repetição. Neste momento, aconselhamos todos os proprietários do Bitcoin a ficarem quietos e aguardarem um plano de ação claro.
Pode ser necessário que usuários ou empresas separem manualmente suas moedas, embora ainda não haja diretrizes claras para isso. Recomendamos que os usuários não façam envios recebimentos, compras ou vendas na altura da divisão e aguardem o "tudo claro" antes de retomar as operações normais.
Hash Power e Block Times
Houve algumas notícias indicando que alguns grandes mineradores pretendem redirecionar suas taxas de hash para o S2X e talvez até atacar a cadeia Bitcoin.
Embora a remoção de um poder de hash significativo possa resultar em transações demoradas e taxas mais elevadas por um tempo, o mercado provavelmente corrigiria o desequilíbrio. Por isso este ponto não é preocupante.
E quanto ao "Bitcoin Gold"?
Alguns de vocês podem ter ouvido falar sobre o Bitcoin Gold, mas isso não tem nada a ver com o Segwit2x. Bitcoin Gold é mais um hard fork que está planejado para 25 de outubro. Explicaremos isso em outro post mais perto dessa data.
Para concluir: Mantenha a calma e possua suas chaves privadas!
No final, o próximo garfo de novembro parece quase a mesma história de novo. Os usuários devem manter suas chaves privadas à mão e abster-se de realizar qualquer transação até que tudo seja claro.
O que acontecerá com o Bitcoin, seu preço e sua adoção? Ninguém pode realmente dizer. Este é apenas mais um exercício de "mercado livre" que teremos que experimentar e vivenciar em tempo real.
Para uma lista completa de adversários do Segwit2x, visite NOB2X. Sinta-se livre para adicionar sua empresa também se você sentir vontade.
Qual a sua opinião sobre a S2X e o Acordo de Nova York? Ficou com dúvidas ou preocupações? Alguma coisa não ficou clara? Eu adoraria ouvir e ler sobre isso na seção Pergunte o que quiser. Acabei de adicionar um post lá chamado SegWit2x.

#Segwit #Bitcoin #BitcoinCash #hardfork #BitcoinFork

1,166 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.