Explicando o Bitcoin Gold

Atualizado: 31 de Dez de 2019


Atualização: 27 Outubro 2017

O Fork ocorreu como planejado mas nenhuma moeda foi distribuida automaticamente. Surpreendentemente ou não, isso ocorrerá só no dia 1 de novembro. Ao que parece o código ainda não estava pronto e os desenvolvedores continuam trabalhando nisso.

No entanto a distribuição de moedas (quando ocorrer) será provavelmente de acordo com os saldos que existiam no dia 25 de outubro. Por outro lado o código ainda terá de estar em "open source" (fonte pública), para que as bolsas possam começar a pensar em permitir sua negociação.

Por último, mesmo que as moedas estejam disponíveis não há muito mais a fazer do que esperar. Algo parecido com "futuros do BGold" estão a negociar por volta dos US$110 cerca de R$363, o que significa uma queda muito rápida desde o início.

O Bitcoin Gold, BTG / Bgold é um hard fork ou bifurcação do Blockchain do bitcoin, que está programado para ocorrer em 25 de outubro próximo.

O Bgold não tem nada a ver com o metal amarelo, portanto não deve ser confundido com o BitGold, a empresa de investimentos e pagamentos de ouro .

O Bgold também não está relacionado com o hard fork do Bitcoin Cash, que ocorreu no dia 1 de agosto, ou o próximo SegWit2x programado para meados de novembro.

Mas porquê o Bitcoin Gold?

O Bitcoin Gold alterará o algoritmo de prova de trabalho do Bitcoin do SHA-256, que atualmente é dominado principalmente por mineradores ASIC chineses, para o algoritmo Equihash. (para entender o que é ASIC leia nosso post "O que é mineração".)

Equihash também é empregado pelas criptografia Ethereum, zCash (Classic), Zencash e Hush. Equihash é principalmente extraído por placas gráficas (GPUs). De acordo com o Bgold, o retorno da mineração de Bitcoin para usuários domésticos trará uma maior descentralização.

Mas há um detalhe importante:

O homem detrás do Bgold, Jack Liao, é também o CEO da LightningASIC, uma empresa com sede em Hong Kong que minera principalmente a Litecoin e produz hardware de criptografia.

Certamente, não é coincidência que a LightningASIC produza uma unidade de mineração multi-GPU, da qual atualmente possui 913 unidades em estoque. Caso o Bgold tenha sucesso em tirar parte do mercado do Bitcoin, o LightningASIC beneficiaria muito com a mineração do novo altcoin já que provavelmente aumentaria suas vendas junto dos mineradores.

Enfim, fica fácil de entender que a motivação desta nova moeda tem um motivo: Ganhar dinheiro fácil.

Como reivindicar com segurança os seus Bitcoin Gold?

Quaisquer Bitcoins (BTC) que você tenha na sua carteira no momento do hard fork, lhe dará uma quantidade igual de BTG. Isso se aplica somente se você tiver acesso às chaves privadas da sua carteira.

Portanto: NEM PENSE DEIXAR SEUS BTC EM UMA BOLSA NO MOMENTO DO FORK!

O hard fork ocorre em 25 de outubro, mas provavelmente a negociação do BTG só ocorrerá a partir de 1 de novembro. Isso permite que todos os participantes, como bolsas, carteiras etc, consigam resolver as questões técnicas.

Até esse momento não há instruções claras disponíveis sobre como dividir seu BTC do seu BTG. Bolsas e carteiras de software / hardware ainda estão decidindo se eles vão apoiar este hard fork.

E no twitter do BTG não dá para entender muito

Se você já participou da divisão Bitcoin Cash, o procedimento será semelhante e certamente mais fácil, já que bolsas, carteiras etc, já têm mais prática e mais tempo de preparação.

Como sempre, o mais importante a fazer é salvaguardar suas chaves privadas do Bitcoin, já que o valor do BTC é muito mais alto do que o BTG.

AVISO!

Cuidado com golpistas que prometam dar-lhe o BTG mais cedo se você compartilhar sua chave privada Bitcoin com eles.

Pessoalmente já encontrei um desses sites de fraude. Ao compartilhar a chave privada da sua carteira Bitcoin, você está compartilhando o controle total de todos e quaisquer bitcoins nela. Cuidado!

Agora a grande pergunta, Bitcoin Gold: MANTER OU VENDER?

Para tentar adivinhar o preço futuro de Bgold, talvez faça sentido seguir o exemplo do Bitcoin Cash. É razoável esperar que a Bgold tenha um preço de lançamento muito menor do que o Bcash. A Bgold tem muito menos apoio de mineradores, empresas, bolsas etc, o que pode ser chamado de uma "comunidade anti-Core" bem grande.

Minha expectativa pessoal é que o Bgold cotará inicialmente a uns 10% do valor do Bitcoin não mais que isso e provavelmente até mais perto dos 5%.

Espero uma alta volatilidade no dia 1 de novembro, quando iniciar nas bolsas, seguido por uma forte venda, após o que virá uma subida e (dependendo de como o Bgold desenvolve) uma queda constante a partir daí. Em outras palavras, veremos uma repetição do padrão Bcash, mas a níveis de preços mais baixos.

Veja neste gráfico o comportamento do Bcash. Forte venda, Subida, Queda Constante!

Mas razões para otimismo, existem? Sim existem

  • A equipe da Bgold parece ser tecnicamente mais competente do que os desenvolvedores da Bcash. O repositório GitHub da Bgold está mais ativo do que o Bcash, por exemplo.

  • Enquanto Bcash rejeitou deliberadamente a atualização de SegWit do Bitcoin o Bgold abraçou-o. Assim, o Bgold pode copiar as melhorias do Bitcoin, como a Lightning Networks.

  • Parece que o Bgold tem planos de alterar a formatação de endereços - uma mudança bem-vinda para evitar o envio acidental de BTC para endereços de Bgold como aconteceu no Bcash.

  • O Algoritmo de Dificuldade Emergente do Bcash (EDA) produziu tempos de bloqueio erráticos que são muito lentos ou muito rápidos. O ajuste de dificuldade per-block de Bgold provavelmente encontrará dificuldades próprias, mas provavelmente menores.

Essas considerações técnicas levam-me a acreditar que o Bgold tem uma melhor chance de sustentabilidade a longo prazo do que o Bcash.

Por causa da perspectiva (atrativa claro) da mineração doméstica, o Bgold pode eventualmente absorver muito do valor do Bcash. No entanto, como um mero clone, parece duvidoso que tenha muito impacto no próprio Bitcoin.

E razões para o pessimismo? Claro que existem

Bgold foi inicialmente anunciado como um ICO, embora esses primeiros anúncios tenham sido (sem sucesso) apagados da internet. Ou seja, parece que o plano BTG foi submetido a múltiplas revisões.

Permanecem questões sérias sobre se o LightningASIC e seus parceiros estarão extraindo BTG antes do lançamento. Esse tipo de pré-mineração se confirmado seria o fim da Bgold.

Outro problema potencial é que o Bgold e o SegWit2x ainda não implementaram a proteção de repetição. A menos que este recurso seja adicionado, ao enviar BTG, um usuário pode inadvertidamente enviar BTC também, o que pode ser um erro caro.

Aviso: evite trocar BTG (e S2X) até que a proteção de repetição esteja afinada.

Na verdade a única razão pela qual o Bgold é interessante é que será distribuído gratuitamente aos detentores da Bitcoin. Se a maioria dos detentores de Bitcoin simplesmente venderem, não há futuro para a nova moeda.

Na minha opinião, a única questão é a quantidade de Bgold a vender e quando. Claro que manter uma pequena porcentagem (talvez 5% -10%) de longo prazo, como uma aposta no futuro, não parece inteiramente irracional.

O que eu vou fazer?

(O texto seguinte é a minha própria decisão pessoal no Bgold. Não deve ser considerado como um conselho de investimento.

Aquando do Bcash vendi tudo o mais rápido possível, mas desta vez provavelmente adotarei uma estratégia mais paciente. Com a Bcash, tive a vantagem de poder vender antes da maioria dos outros participantes do mercado, pois grande parte das pessoas guarda Bitcoin em bolsas e não controla suas chaves privadas.

É improvável que este seja o caso com o Bgold, já que espero uma grande pressa para vender.

A menos que a Bgold fique completamente aniquilado após o lançamento, a história do Bcash sugere que é melhor esperar um rebound posterior para aí vender.

Se existir mercado de futuros para o BTG - semelhante aos BT1 e BT2 da Bitfinex para Bitcoin e SegWit2x, isso ajudará grandemente a decisão de vender ou não e quando.

No entanto, parece que a maioria das exchanges está ignorando o Bgold e então um mercado de futuros provavelmente não aparecerá.

Para concluir aqui estão as três coisas a fazer para sobreviver a qualquer hard fork:

  1. Certifique-se de que seus Bitcoins estão em uma carteira que você controla a chave privada. Electrum e Exodus por exemplo, ou qualquer uma carteira de hardware, claro está. (Se precisar de ajuda de como funciona alguma carteira é só ir no "Pergunte o que quiser" abrir um tópico se ainda não existir nenhum e em até 24 horas estarei respondendo).

  2. Evite transações logo após o hard fork.

  3. Depois de ter tudo claro, acesse suas novas moedas. Neste ponto, você pode movê-los para uma carteira ou vendê-los.

O que você achou deste texto e do Bitcoin Gold? Gostaria de saber na seção de comentários abaixo.

Este post foi escrito com muito amor. Para isso consultamos as páginas e redes sociais oficiais do Bitcoin Gold

#hardfork #BitcoinCash #Bitcoin

0 visualização