O que é Litecoin - Guia completo para iniciantes

Atualizado: 31 de Dez de 2019


A CRIPTOMOEDA LITECOIN

Sim, existem diversas criptomoedas além da Bitcoin - e a Litecoin é uma delas. Você já conhece? Se não, vem comigo que vou te apresentar!

O que é Litecoin - Guia completo para iniciantes

Enquanto a Bitcoin é chamada de “ouro digital”, a Litecoin veio para propor melhorias, sendo agora chamada carinhosamente de “prata digital”. A Litecoin foi desenvolvida pensando nos problemas e incapacidades que o Bitcoin apresentava. A nova moeda seria uma opção ou um complemento ao ouro digital.

Diferenças entre Litecoin e Bitcoin

Mas que melhorias são essas que a Litecoin trouxe para nosso sistema de moedas digitais? Existem três que são as mais significativas:

  1. A Litecoin é capaz de fazer 4x mais criptomoedas do que o Bitcoin. Enquanto o ouro digital processa 1 bloco a cada 10 minutos no blockchain, a prata libera em 2 minutos e 30 segundos. Essa é uma boa solução para que no futuro a moeda não fique muito cara e/ou difícil de encontrar;

  2. O Bitcoin fará a produção de 21 milhões de moedas, enquanto a Litecoin irá quadruplicar este valor: 84 milhões!;

  3. A mineração de Litecoin é mais acessível - calma, se você não sabe o que é mineração, aprenda sobre isso aqui.

Minerar a prata digital é mais fácil porque as transações são menos complexas, isso graças a uma tecnologia chamada Scrypt, implementada no algoritmo da rede.

Tá, mas e daí?

E daí que isso faz com que seja possível minerar Litecoins em computadores normais (CPU) e não apenas em supermáquinas. Isso é ótimo porque diminui a vantagem dos mineradores superpotentes que utilizam GPU, ASIC ou FPGA.

Como foi o desenvolvimento do Litecoin?

O projeto desta moeda digital era “relançar” o Bitcoin, fazer uma nova versão da moeda que já dominava todo o mercado, só que com as correções já citadas acima. O nome do responsável por trás dessa criação é Charles Lee, que é um engenheiro de software que teve participação na escrita do algoritmo do Chrome OS, quando ele trabalhava na Google.

No passado, Lee já tinha tentado lançar uma outra moeda, chamada de Fairbrix, só que não deu muito certo. Devido instabilidade técnica, a moeda foi um fracasso! Algum tempo depois, ele conseguiu, e foi em outubro de 2011 que a Litecoin nasceu.

Charles Lee, criador do Bitcoin

Após algum tempo, o Litecoin foi despertando o interesse das pessoas e ganhou sua própria comunidade, composta por curiosos, mineradores e investidores, sendo que a maior parte deles vinham da comunidade do Bitcoin, seja apostando na nova moeda, substituindo-a ou apenas diversificando seus interesses.

Logo, o Litecoin se tornou a segunda maior moeda do mercado, com grande crescimento, mas ainda com valor bem inferior ao Bitcoin. Atualmente, a prata perdeu o segundo lugar no pódio para a criptomoeda Ether, da rede Ethereum.

VALE A PENA INVESTIR EM LITECOINS?

Mas vale mesmo a pena investir em Litecoins? Qual será o futuro do LTC?

Sei que para fazermos um investimento, precisamos ter um pouco de segurança, mas acredite. As perspectivas para a prata digital são boas!

Analisando o histórico da moeda no gráfico abaixo (retirado do site Coin Market Cap), vemos que ela teve uma crescente valorização, que inclusive se assemelha ao BTC.

Em 2011, o LTC foi lançado no mercado, valendo por volta de 25 dólares. Porém, quando outras moedas virtuais começaram a ser lançadas, o Litecoin desvalorizou, chegando por volta de 3,84 USD. Ganhou quem apostou nessa baixa do preço do Litecoin, pois hoje a moeda está valendo aproximadamente 57 USD.

O motivo desta grande valorização pode ser devido às instabilidades do ouro digital, o Bitcoin.

Então como segunda opção, os investidores decidiram diversificar suas moedas.

As especulações é que esta grande alta voltará a acontecer, pois o Litecoin acompanha a esteira de crescimento do BTC e é por isso que este é um bom momento para comprar ou minerar o LTC e aproveitar quando seu valor subir para lucrar.

Uma grande aposta é que em 2019 o valor do LTC suba bruscamente devido ao Heaven do Litecoin.

Quê? Calma, eu explico.

É que hoje, a cada bloco do Litecoin, 25 moedas são distribuídas a cada 2,5 minutos (é bastante moeda, 4x mais moedas que o Bitcoin libera). Em 2019, quando o Heaven acontecer, essa quantidade será reduzida em 50%, liberando só 12,5 LTC por bloco no mesmo tempo. Isso fará com que existam menos moedas e consequentemente, haverá valorização, subindo muito e talvez conquistando mais mercado.

Essa diminuição das moedas LTC, também ocorrerá com o BTC, fazendo-o multiplicar seu valor. E como você já sabe, a Litecoin tende a acompanhar a Bitcoin e isso também será motivo de valorização do LTC.

Resumindo: Vale a pena investir em Litecoin, mas pensando a médio e longo prazo.

LADO BOM X LADO RUIM DO LITECOIN

Positivos

  • É uma versão melhorada do Bitcoin;

  • O Litecoin foi projetado para liberar 4x mais moedas que o Bitcoin;

  • Graças à tecnologia do Scrypt, as supermáquinas não possuem tanta vantagem em cima dos computadores convencionais na mineração;

  • Uma boa segunda opção para investimentos, uma vez que o LTC vem crescendo ao longo de sua história e acompanhando o crescimento do BTC;

  • É possível comprar bens e serviços com Litecoin.

Negativos

  • Poucos estabelecimentos aceitam o Litecoin como moeda de troca;

  • Você deve fazer o câmbio com outras moedas para poder comprar ou vender seus LTC;

  • Perdeu o 2º lugar no mercado para o Ether, ocupando agora o 3º.

COMUNIDADES

Se você quer aprender mais, você pode encontrar ajuda e novidades em fóruns, redes sociais e grupos. Veja abaixo alguns deles:

MeetUP

Facebook - Litecoin Brasil

Litecoin Fundation

Site oficial da Fundação Litecoin, porém, em inglês.

Achou confuso? Vá em Pergunte o que quiser. Eu responderei em até 24 horas. E não esqueça! Ficarei muito feliz se você partilhar esse texto em suas redes sociais.:)

Este post foi escrito com muito amor. Para isso consultamos os links referidos no texto.

#Litecoin #Cryptomoedas #investirembitcoin #Blockchain #Altcoins

3,426 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.