Como minerar Litecoin (LTC) - Guia completo para iniciantes


[Atualização em 03/10/2018] Este post foi atualizado para manter os posts sobre mineração sempre fresquinhos aqui para vocês.

Se você já sabe o que é Bitcoin, então provavelmente sabe o que é Litecoin: enquanto o primeiro é considerado o "ouro digital", a Litecoin é considerada a "prata digital", pois são moedas bem parecidas, porém, o LTC veio com algumas melhorias e atualizações em relação à pioneira Bitcoin. Se você quiser saber mais sobre isso, então veja o nosso post "O que é Litecoin".

​A Litecoin ocupa hoje o 7° lugar no ranking de capitalização de mercado, segundo o CoinMarketCap. É uma moeda muito atrativa em relação a seu preço e por isso, muitas pessoas procuram investir nela e investir significa comprá-la e armazená-la, seja para lucro de longo prazo ou para fazer trading.

Se o seu objetivo for fazer trading com Litecoin, ou seja, comprar quando estiver bem barato e vender no preço mais caro do período, sugiro a leitura dos artigos sobre análise técnica, onde você aprende como ganhar dinheiro na oscilação de preço das altcoins. Estes posts estão no menu agrupado aqui no site, o último que postei até agora foi o "Entenda o que um candle realmente significa através da Psicologia na análise técnica". Se você não sabe muito sobre trading, então vá até o Clube to the Moon e veja algumas ideias de trading que eu faço para meus próprios ganhos. Por outro lado, se você quiser minerar moedas, ou seja, trabalhar para a rede litecoin e ganhar LTC como recompensa, você pode se tornar uma minerador com este post.

COMO MINERAR LITECOIN

Para você se tornar um minerador, você precisa antes de tudo saber o que é mineração e tudo o que está envolvido nesta atividade, por isso, recomendo a leitura dos artigos abaixo:

Com a popularização das criptomoedas, popularizou-se também a mineração delas, isso fez com que se tornasse cada vez mais difícil obter boas recompensas fazendo a mineração. Por isso, no nosso tutorial, usaremos uma pool de mineração, que é onde vários mineiros se reúnem para conseguir recompensas melhores.

1. Vá até o site da litecoinpool.org;

2. Ali na página inicial, cliquem em "Join". Você será redirecionado para um formulário de cadastro, onde você precisará colocar seu nome de usuário, e-mail e senha. Fique atento para a pergunta "Main Hardware". Aqui você deve selecionar seu equipamento para mineração, como CPU, GPU, ASICs, etc.

Note que se você tentar colocar mineração com CPU ou até mesmo GPU, o site passará um aviso falando sobre a ineficiência deste tipo de mineração. Isso cai naquilo que eu disse sobre a competitividade entre os mineradores. Com CPU eu acredito ser inviável mesmo, mas uma boa GPU é capaz de minerar.

3. Depois de criar sua conta, faça login para acessar seu painel de controle, que é onde você pode gerenciar todos os dados da sua mineração;

4. No dashboard (painel de controle), role a página até um campo chamado "Payment adress". Veja que há um campo editável na frente, que é onde você deve colocar o endereço da sua carteira Litecoin para receber as moedas mineradas. Não sabe o que é isso? Não se preocupe, leia os artigos abaixo e você saberá como obter esse endereço. Mas não se esqueça: essa parte é fundamental, pois se você colocar um código errado, jamais receberá suas criptomoedas.

5. Veja na imagem acima que há a opção de "Auto-payout threshold", isso é o quanto você deve ter para transferir automaticamente para o endereço da sua wallet. É possível configurar de 0,01 LTC até 50 LTC;

6. Baixe o software de mineração dependendo do seu tipo de hardware:

7. Ali no seu navegador, copie e cole este link: https://www.litecoinpool.org/minerconfig;

8. Este link vai te levar diretamente para a configuração do seu mineiro, basta selecionar as opções que se aplicam ao seu worker. Clique em "Generate";

9. Veja que vai abrir um campo abaixo, com um texto que você deve copiar;

10. Abra um arquivo de texto no bloco de notas, tem que ser no bloco de notas! Cole o texto que foi gerado na configuração do mineiro nesse bloco de notas;

11. Vá em arquivo > salvar como > e salve como arquivo ".bat" dentro da pasta de mineração que você baixou;

12. Agora é só executar o arquivo editado e pronto! Sua mineração irá começar. Você pode acompanhar tudo lá no seu dashboard da Litecoinpool.org.

Achou confuso? Vá até o grupo do Telegram e pergunte o que quiser. Eu responderei em até 24 horas. E não esqueça: ficarei muito feliz se você partilhar esse texto em suas redes sociais :)

Este post foi escrito com muito amor. Para isso consultamos os links referidos no texto.

#Litecoin #mineração

19,144 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.