O que é Dash - Guia completo para iniciantes

Atualizado: 31 de Dez de 2019


Dash é uma criptomoeda que entrou este ano para o grupo das moedas digitais bilionárias!

Mas então o que é Dash? Leia abaixo este guia completo para iniciantes.

Seu nome vem da união de duas palavras inglesas: “Digital Cash”, ficando só Dash. Porém, já teve também outros nomes desde seu nascimento, como: XCoin e Darkcoin.

A Dash foi criada em janeiro de 2014 por Evan Diffield e uma das missões da moeda é ser fácil e acessível. Ou seja, a própria companhia quer que as pessoas consigam entender o funcionamento da Dash em linguagem humana e não em uma linguagem puramente criptográfica, como vem acontecendo com as demais moedas digitais.

Criptomoeda Dash

A moeda virtual Dash possui a mesma base de funcionamento que as outras criptomoedas, como a famosa Bitcoin. Possui um sistema blockchain, usando um algoritmo de hash em cadeia.

“Ah, mas o que é ‘Hash’? ”.

O hash é um termo que vem da ciência da computação e também é conhecido como tabela de dispersão ou de espelhamento. É uma estrutura de dados cuja função é encontrar valores desejados através de uma chave de pesquisa.

A Dash também é considerada uma moeda descentralizada, sem o controle de uma instituição financeira. É segura e não possui intermediários, sendo impossível rastrear a origem do dinheiro e de quem fez as transações.

Como funciona a moeda digital Dash?

Assim como toda criptomoeda, a Dash é obtida através de mineração. (Leia aqui o que é mineração.) E quem faz a mineração?

Sim, os mineradores – e qualquer pessoa que possua os recursos e conhecimentos computacionais pode se tornar um minerador! Desta forma, é correto falar que toda criptomoeda possui um grupo de mineradores. Na rede da Dash, além deste grupo de mineradores, também há o grupo de Masternodes. Veja a diferença das funções entre esses grupos:

Divisão das moedas de mineração

Como visto, os mineradores não ficam com 100% das moedas que mineram. Isso pode fazer com que as pessoas percam o interesse em minerar Dash, porém, a rede se propôs a aumentar a recompensa da mineração se o número de mineradores diminuir muito.

É aquela velha história da Lei de Oferta e Procura.

Tá, mas se 45% é dos mineradores, 45% dos Masternodes, pra onde vai os outros 10%?

Os 10% restantes vão para as despesas da rede, como:

  • Desenvolvedores;

  • Propaganda;

  • Pesquisas;

  • Conferências;

  • Recursos computacionais; etc.

E adivinha quem é que decide como gastar esses 10%? Os Masternodes.

Cada Masternode tem direito a um voto, independente se possui 1000 ou 10000 Dash. Esta ideia teve origem na esperança de que quem possui tantas moedas assim, tome as melhores decisões para a rede.

Isso tudo faz com que a Dash se mantenha atualizada e busque ser cada vez mais rápida e atrair mais pessoas. E consequentemente, esse conjunto de ações visa aumentar o valor da moeda.

Como ocorre a votação dos Masternodes?

Quando é necessário votar, todas as propostas - independente do quê - são enviadas e analisadas. Isso ocorre no fórum da Dash ou na Dash Central. Os fóruns são oficiais e em inglês, porém, por serem globais, existem vários tópicos em português e você mesmo pode criar um, o que torna muito fácil usar essas redes sociais. A fórmula para decidir se uma proposta deve ou não ser paga é:

Votos Sim - Votos Não > 100% do número de Masternodes

Ou seja: se a quantidade de SIM, menos a quantidade de NÃO for maior que 10% do número total de Masternodes, então a proposta será paga. Por exemplo:

PERSPECTIVAS PARA A MOEDA DASH

A Dash é a 4a. criptomoeda mais forte no mercado e uma das mais valiosas em termos de capitalização. É considerada uma moeda nova, mas que vem com grandes propostas de melhorias e inovações e por isso, seu crescimento e valorização é quase garantido.

Embora seu valor quase sempre se mantém abaixo do preço da líder Bitcoin, a Dash a tem acompanhado, o que nos leva a acreditar que a tendência se manterá, conforme o gráfico abaixo retirado da CoinMarketCap.

Algumas mudanças no funcionamento e configurações da rede Dash estão para acontecer nos próximos meses, o que com certeza atrairá mais usuários e consequentemente, aumentarão o valor da moeda.

Dessas mudanças, podemos citar:

  1. Configuração das wallets para se parecerem com conta corrente, dando mais controle financeiro aos usuários. Com esta melhoria, será possível:

  • pagamento automático;

  • poupança;

  • depósitos.

  1. As wallets não serão apenas endereços com letras e números e sim, usuário, permitindo:

  • dar um usuário legível como endereço de uma wallet, e não sendo mais necessário aquele extenso código alfanumérico;

  • receber e pagar será uma tarefa ainda mais simples;

  • ter mais de uma wallet ou se caso você perder ou encerrar uma carteira, não será necessário se desesperar para passar o novo endereço para seus pagadores, pois todas as suas carteiras estarão associadas a seu usuário.

POSITIVOS E NEGATIVOS DA DASH

FÓRUNS

Como apresentado anteriormente, você pode contar com a ajuda dos fóruns oficiais da Dash, onde pessoas do mundo todo se reúnem para votações, bate-papo e para tirar dúvidas e ajudar a rede a crescer.

DASHCENTRAL

Dash Fórum

Achou confuso? Vá em Pergunte o que quiser. Eu responderei em até 24 horas.

Você ainda pode assinar nossa newsletter para receber no seu e-mail tudo o que você precisa saber sobre Bitcoins e o universo das criptomoedas.

Mas… se você não gosta muito de ler, não tem problema! Se inscreva no nosso canal no Youtube e faça uma maratona com os vídeos para aprender sobre Bitcoin e criptomoedas.

Este post foi escrito com muito amor. Para isso consultamos os links referidos no texto.

#Dash #Cryptomoedas #Crypto #Altcoins

6,914 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Esse curso via Skype serei só eu e você ao vivo, mas você está no comando. São 30 minutos onde você pode perguntar o que quiser. E eu vou responder! Como é que eu faço pa...
Pergunte o que quiser
30 min
R$150
BEM VINDO
COISAS
EXPLORE
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • RSS - White Circle