Como minerar Dash - Guia completo para iniciantes


[Atualização em 06/09/2018] Este post foi publicado pela primeira vez em 06/11/2017 e agora está sendo atualizado para que o conteúdo esteja sempre fresquinho para os leitores. Então confira aqui tudo o que você precisa saber para minerar Dash!

Tecnologia é algo que se torna obsoleto facilmente, afinal, todos os dias vemos uma atualização de software, implementação de melhorias e novas descobertas afim de otimizar processos eletrônicos. Isso não seria diferente com a mineração, principalmente porque a criptomoeda é algo novo e estamos em um processo de consolidação desta tecnologia. Quando escrevi este artigo no final de 2017, muita gente ainda minerava por CPU - e sei que muita gente ainda o faz, mas já não é satisfatoriamente rentável. Naquela época, a mineração por GPU era a mais top e agora, está também se obsoletando, perdendo seu brilho para a mineração ASIC. Não entendeu nada do que eu falei até agora? Então leia os posts abaixo antes de continuar!

Como minerar Dash através de uma CPU (computador normal)?

Amigos pode ser que vocês encontrem bastante problema ao tentar minerar por CPU. Eu já aviso logo para que vocês não se iludam! Primeiro porque como eu disse no post sobre Masternodes, toda a recompensa minerada na Dash é dividida não só entre os mineiros, mas também com os Masternodes, diminuindo os prêmios da mineração em si. E segundo: a mineração por CPU está completamente defasada. Qualquer GPU já tem muito mais poder computacional que uma CPU e se formos comparar com uma ASIC então... nem se fala!

“Ai, Pedro, mas então quer dizer que meu computador não vai minerar nem uma fraçãozinha de Dash?”. Não sei! Talvez você consiga até mais que uma fração, até uma moeda inteira. Mas até você conseguir isso, a sua conta de energia elétrica vai estar tão alta, tão alta, que sua recompensa vai pagar só a sua conta de eletricidade. Então no final das contas, acaba não valendo a pena.

Infelizmente, eu tentei bastante fazer a mineração por CPU para disponibilizar aqui o passo a passo para vocês, mas os softwares estão completamente desatualizados e nos fóruns, nem se ouve falar mais sobre CPU. Mas se você estiver lendo isso e conseguir minerar no computador convencional de forma rentável, então por favor, me chame no grupo do Telegram para que eu possa compartilhar o conhecimento com os demais leitores! ;)

Como minerar Dash

Eu encontrei uma lista muito completa e atualizada com os softwares de mineração através da nuvem Mega do canal do Youtube MA8R80. Então vou utilizar os softwares encontrado por la. Fazer a mineração requer 3 passos: criar uma carteira para onde suas moedas mineradas serão enviadas; fazer uma conta em uma pool de mineração; e configurar o software;

Criar uma carteira para armazenar Dash

As moedas que serão mineradas devem ir para algum lugar, certo? E esse lugar é o que chamamos de wallet. Se você não sabe o que é isso, recomendo as leituras abaixo:

Eu gosto muito de utilizar a Coinomi, pois é uma carteira que suporta várias moedas diferentes no mesmo lugar, e fiz um tutorial e passo a passo sobre ela aqui. Mas você pode escolher a que você quiser, desde que suporte moedas Dash. Não vou colocar neste post como criar uma carteira, pois o foco é a mineração, mas veja os tutoriais que já fiz abaixo, com um passo a passo certinho de como ter uma carteira:

Criar uma conta na Pool

1. É preciso abrir uma conta no site SuprNova, que é uma pool de mineração (não sabe o que é uma pool? Então leia o post "O que é uma pool de mineração"). Então acesse o site da SuprNova clicando aqui;

2. Lá no canto superior da tela, clique em "Guest" e depois, em "Sign Up";

3. Preencha o formulário de cadastro colocando um nome de usuário, e-mail, senha e um PINCODE.

4. Faça o login na pool SuprNova e no menu lateral esquerdo, clique em "My Account" e depois em "My Workers";

5. Agora vamos configurar o mineiro, que é o "Worker" que aparece na SuprNova. No campo "Add New Worker", coloque o nome do seu mineiro e crie uma senha. Depois, é só clicar em adicionar e ele vai aparecer na lista ao lado.

6. No menu lateral, vá até "MyAccount" novamente e depois em "Edit Account";

7. Procure o campo "Payment Adress" e coloque o endereço da sua carteira Dash que criou;

8. No campo "Donation Percentage" você pode escolher a quantidade de moedas mineradas que você quer deixar de doação para a pool, sendo de 1 a 100%;

9. No campo "Automatic Payout Threshold" você deve colocar a quantidade que deve ser transferida automaticamente para a sua carteira. Porque funciona assim: o mineiro vai recebendo as frações de moedas, de pouquino em pouquinho e o mais conveniente é você mandar essas moedas de montantes e não por cada fraçãozinha que o mineiro conseguir. Mas vai de sua preferência.

Configurar o software de mineração

1. Lembra da pasta com os softwares de mineração que eu falei? Então, você tem que ir até lá e baixar o software correspondente com a sua máquina. Você pode baixar o programa pra CPU, ou GPUs AMD e NVIDIA.

2. O segundo passo é descompactar o arquivo baixado e ir abrindo a pasta até achar um arquivo chamado "startme.bat". Clique com o botão direito do mouse e depois em "Editar" ;

3. Você deverá alterar três coisas no texto que aparecer. Você vai encontrar a informação

-u ma8r80.youtube -p 12345.

Você precisará fazer essas substituições:

  • ma8r80 - substituir por seu nome de usuário na SuprNova, aquele que você escolheu no formulário de cadastro;

  • . mantenha o ponto!;

  • youtube - substituir pelo nome do seu Worker da SuprNova (que escolhemos na etapa de configurar o mineiro, lembra?);

  • 12345 - substituir pela senha que você colocou no mineiro.

Então é para ficar algo mais ou menos assim: -u AprenderSobreBitcoin.test -p 123456

4. Depois de fazer as edições, você precisa salvar. Não se esqueçam de salvar!!! E então voltem no mesmo arquivo e cliquem em "Executar" ao invés de editar. Um prompt de comando vai se abrir e o mineiro vai começar a rodar. Você pode acompanhar o progresso da sua mineração lá no seu login em SuprNova.

E você já decidiu o que vai fazer com sua moedas mineradas? Que tal fazer trading e lucrar com a oscilação de preço da moeda Dash? Você pode acompanhar minhas próprias ideias de trading lá no Clube to the Moon, que costuma ser um serviço pago, mas que agora eu liberei para vocês conhecerem o que é o trading. E se tiverem alguma dúvida, por favor, me perguntem o que quiserem no grupo do Telegram! Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo! ;)

#Dash #mineração

8,372 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.