Bitcoin Cash (BCH) quer Substituir o Bitcoin (BTC) e Acabar com Ele.


Antes de começar a ler este texto é muito importante que leia este post que publiquei aqui no dia 3 de agosto de 2017. O nome do post é Bitcoin VS Bitcoin Cash.

Já nessa altura escrevemos e tentamos explicar que o assunto era sério e poderia trazer muitas preocupações. Por isso até fomos colocando fotos de gatinhos para reduzir o stress.:).

Finalmente esse tempo parece ter chegado e parece claro que estamos perante uma tentativa clara, objetiva e descarada de tornar o Bitcoin Cash no novo Bitcoin.

Mas o motivo deste texto não é tanto explicar ou detalhar as táticas de guerra que estão sendo utilizadas, mas sim tentar explicar porque isso provavelmente não vai acontecer e como as duas moedas são em si diferentes, logo com espaço para crescerem cada uma com seu caminho.

Primeiramente importa dizer que destronar o BTC é nessa altura missão quase impossível.

Independente de até poderem existir melhores moedas, mais rápidas, mais confidenciais, com mineração mais fácil, ou o que seja, o BTC conseguiu algo que mais nenhuma conseguiu: Passou para o mundo real. E além de ter passado para o mundo real assumiu o papel de moeda de referência no mundo digital.

O Bitcoin no mundo real existe de uma forma que mais nenhuma existe:

  • ATMs;

  • Aceite no comércio;

  • Considerada meio de pagamento em alguns países, no Japão por ex.;

  • Perceção de marca e valor pelo público;

  • e mais importante: Irá ser cotada na CME (Chicago Mercantile Exchange) antes do final do ano. E este é um diferencial decisivo!

O Bitcoin no mundo digital assumiu papel de referência:

  • Moeda base de Bolsas cripto;

  • Moeda base de avaliação de tokens

  • Moeda base de referência e de fluxo entre as moedas FIAT e as digitais.

Assim e independente das melhores ou piores qualidades de outras moedas, destronar o Bitcoin é no curto/médio prazo missão se não impossível, muito díficil de conseguir.

Este parece ter sido o primeiro grande erro da comunidade do BCH. Tentar destronar o BTC, acabar com ele e transformar o BCH no novo BTC.

No final o BCH foi criado com objetivos diferentes do BTC.

Em que o BCH se diferencia do BTC?

Existem algumas diferenças entre as duas moedas mas no final do dia tudo se resume em uma principal:

O BCH quer ser um Bitcoin preparado para todo o tipo de pagamentos do dia a dia, executando transações muito rápidas e confirmando transações muito rápido.

Mas isto traz um problema: Executar milhares de transações por minuto e confirmar novos blocos a cada 2,5 minutos é muito complicado de fazer, em uma lógica de Blockchain.

Um sistema como a PayPal por exemplo, processa milhões de transações por minuto. Mas a PayPal é um sistema centralizado. É só retirar de uma conta, colocar em outra e atualizar alguns computadores centrais.

No Bockchain é mais complicado. É necessário passar a informação à rede e esperar que toda a rede atualize a nova informação. Isso leva tempo e principalmente custa dinheiro.

No final o que o BCH está a tentar fazer é ocupar o lugar do Paypal. Mas isso é impossível.

Ou pelo menos é impossível não abandonando a descentralizacão do sistema. É impossível se não se tiver uma equipe de mineradores a trabalhar para isso. Mas isso de ter mineradores contratados signfica a existência de controlos e decisões centralizadas. E o que torna o Bitcoin perfeito é a descentralização e a não existência de reguladores mandando.

É nisso que a comunidade do BTC acredita e que tanto reconhecimento está trazendo ao Bitcoin: Descentralização, independência e consenso.

A rapidez de transações e confirmações é importante. Mas mais importante é que seja conseguida com passos curtos mas firmes e nunca abrindo espaço a centralizações ou posições dominantes.

Veremos como esta guerra vai acabar. Mas eu:

  • Não vejo como o BTC possa ser destronado;

  • Enxergo muitas coisas boas no BCH;

  • Vejo espaço para as duas moedas.

Provavelmente em uns dias a guerra terá terminado, as duas moedas estarão em máximos e gerando bons retornos aos investidores.

Por último um conselho: Não fique tentando adivinhar quem vai ganhar a guerra. Isso só fará você perder dinheiro. E se você for um investidor de longo prazo, simplesmente mantenha em carteira as moedas que ganhar em cada novo fork,

Se tiver alguma dúvida não esqueça de ir a Pergunte o que quiser e deixar seu questionamento. Eu irei responder em até 24 horas.

Veja também esse vídeo que produzi na semana passada. O tema era sobre o já cancelado SegWit2x, mas ainda assim deixa umas boas dicas de como tratar com os fork do Bitcoin.

Este post foi escrito com muito amor em São Paulo

#BitcoinCash #Bitcoin

736 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.