O que é a IOTA - Guia Completo Para Iniciantes

Atualizado: 31 de Dez de 2019


CRIPTOMOEDA SEM BLOCKCHAIN? CONHEÇA A IOTA

Você se lembra do susto que levou quando ouviu falar sobre Bitcoin pela primeira vez? Até entender o que era, a tecnologia por trás da moeda e acreditar que era possível minerá-la levou algum tempo de estudo, não é?

Então reserve um espaço na sua mente, separado do que você aprendeu até agora, para você conhecer a IOTA, que não utiliza a Blockchain!

Mas antes de te contar sobre a IOTA, preciso que você, meu amigo, conheça e entenda alguns conceitos:

  • O que é Blockchain – Um artigo em português fácil, explicando sobre a tecnologia;

  • Internet das Coisas – Veja abaixo;

  • Tecnologia Tangle – Também vou te contar ainda neste artigo.

O que é Internet das Coisas?

Se você tem um relógio que se conecta à Internet ou uma Smart TV na sua casa, parabéns! Você já faz o uso da Internet das Coisas!

A Internet das Coisas, também conhecida pela sigla IoT (que vem do inglês Internet of Things) é composta por diversos objetos que possuem acesso à Internet, coletando e transmitindo dados. Pra você entender melhor, veja alguns exemplos:

  • Câmeras de segurança: você pode instalar na sua empresa ou na sua casa, tanto faz, mas você consegue ver em tempo real o que sua câmera está vendo. E você tem acesso do seu computador, tablet ou smartphone!;

  • Casa inteligente: você pode controlar seus eletrodomésticos através de um dispositivo móvel. Então se você esqueceu a TV ou lâmpada ligada, você consegue desligar, assim como configurar o ar condicionado para manter uma determinada temperatura. Isso é ótimo na sexta-feira, quando você está saindo do trabalho, pois pode comandar sua geladeira a abaixar a temperatura para deixar sua cerveja ou refrigerante bem gelado pra quando você chegar!;

  • Concreto inteligente: a tecnologia EDC (Embedded data collector), baseia-se em colocar sensores junto com o concreto em construções, obtendo informações sobre humidade e integridade da estrutura. A bateria de um sensor desse dura 5 anos!

O que é Tangle?

Se a IOTA não usa Blockchain, então o que ela usa? O sistema Tangle!

Enquanto na Blockchain a rede é dividida entre usuários e mineradores (que validam as transações), na Tangle, os usuários e validadores são os mesmos.

Tangle é um gráfico acíclico dirigido (do inglês, DAG). Funciona assim: sempre que uma transação for emitida, duas transações anteriores devem ser verificadas e aprovadas. Os nodes (ou nós) da rede IOTA têm a função de garantir que nenhuma das transações aprovadas entrem em conflito. Isso ajuda a evitar o problema de duplo gasto.

Agora sim: o que é IOTA?

IOTA é uma criptomoeda desenvolvida especialmente para funcionar na Internet das Coisas. Como cada vez mais dispositivos estão sendo conectados à Internet e comunicando-se entre si, em algum momento, os pagamentos irão surgir. A rede IOTA é capaz de proporcionar um ambiente financeiro seguro para a IoT.

Como sua estrutura é mais leve e modular, pode ser agregada a qualquer eletrônico. Isso possibilita a criação de um mercado máquina-máquina (ou em inglês: machine to machine). Neste mercado, os nodes da rede nem precisam estar conectados necessariamente à Internet – uma conexão Bluetooth, por exemplo, bastaria.

A rede Iota viabiliza a transmissão e armazenamento de mensagens, dados e informações de forma segura e completamente gratuita.

Um diferencial da Iota em relação ao Bitcoin, por exemplo, é que não há mineradores. A prova de trabalho (PoW - Proof of Work) que é feita pelos mineradores nas outras redes, é executada em cada transação na rede Iota. Ou seja, não existe diferença entre os usuários: Todos fazem a prova de trabalho e todos são usuários individuais. Isso faz com que a rede se torne cada vez mais confiante, pois quanto maior e com mais operações, maior a Iota vai ficando.

Embora a Iota venha com uma proposta completamente diferente das outras altcoins, não é intenção desta rede derrubar as demais criptomoedas ou tecnologia Blockchain. Não, de forma alguma! A Iota visa atuar especificamente na IoT, coexistindo no Universo criptográfico com as outras redes de moedas virtuais.

Seu funcionamento machine-to-machine citado anteriormente, funcionaria mais ou menos assim:

  • Sua Smart TV possui um saldo X de Iotas. Quando você deseja ver algum filme que é pago ou um jogo de futebol exclusivo, você não tem que pagar a mais na fatura ou pagar um boleto: o saldo de Iotas será automaticamente debitado;

  • Seu carro, quando for abastecido, o sensor da bomba de combustível vai debitando Iotas a cada litro;

  • Você precisa comprar mais suco, então a geladeira transmite um pedido para um determinado mercado e o pagamento é feito em Iotas.

Como comprar IOTA

Antes de tudo, você precisa ter uma carteira para armazenar as moedas que irá comprar, para isso, baixe em seu smartphone o aplicativo IOTA Wallet. Neste tutorial, usaremos a versão para Android. Depois de baixado e instalado, siga o passo a passo abaixo.

Se você quiser conhecer mais sobre carteiras, quais os tipos e suas funcionalidades, que tal acompanhar os artigos abaixo?

Criando uma carteira que suporte Iota

1. Na primeira tela, você terá a opção “LOGIN” ou “GENERATE SEED”. Como você está criando uma carteira IOTA agora, então selecione Generate Seed. Essa “seed” é um código que só você deve ter. Caso você perca o acesso à sua carteira de alguma forma, só será possível resgatá-la usando a seed. Não compartilhe com ninguém! Anote o código em um papel e mantenha-o em segurança;

2. A seed é tão importante que até uma mensagem de segurança será exibida, pedindo para que você não compartilhe-a com ninguém. Clique em “OK”;

3. Na tela inicial, existem duas abas: Transfers e Adresses;

4. Na aba “Transfers”, ficará o histórico de todas as transferências feitas com sua wallet. Para enviar Iotas para alguém, clique em

5. No campo “Adress” é necessário colocar o endereço da carteira de quem irá receber as moedas. Em “Ammount”, você coloca a quantidade que irá transferir. Você ainda pode colocar uma mensagem se quiser e um tag para sua operação. Pronto! Só clicar em

de novo;

6. Para receber Iotas, então você utilizará a aba “Adresses”. Clique em para gerar um endereço. Você pode gerar quantos endereços quiser. Para ter as Iotas em sua conta, basta endereçar a transferência para sua conta e em poucos instantes, suas criptomoedas estarão seguras em sua carteira.

Onde comprar Iota?

Para comprar qualquer moeda, você precisa de uma bolsa, seja ela uma bolsa cripto ou uma bolsa global. A Iota tem sido mais comercializada na bolsa Bitfinex, inclusive, se você reparar bem na página inicial, a Iota já está lá, coisa que você não vê em todas as bolsas!

É muito simples comprar na Bitfinex, veja o tutorial abaixo:

1. Acesse o site do mercado Bitfinex. Clique em “Sign Up”;

2. Preencha os dados com um Username, e-mail e uma senha;

3. Um e-mail será enviado para confirmar sua conta. Após a verificação, você poderá acessar sua conta no mercado Bitfinex;

4. No canto superior da tela, há a opção “Deposit”. Nela você poderá colocar recursos em sua conta Bitfinex, seja em dólares ou em outras criptomoedas. Esses recursos ficarão armazenados em carteiras temporárias na própria plataforma. Veja que no mesmo menu existe uma aba “Wallets”. É lá onde suas moedas ficarão, separadas por tipo;

5. Na página inicial, do lado esquerdo da tela, você deverá selecionar a moeda que deseja fazer transações. Selecione IOTA;

6. Em “Exchange Buy”, você poderá comprar moedas. Basta inserir a quantidade e de qual carteira sairão os fundos para pagá-la.

Pronto! Aguarde alguns minutos e suas moedas IOTA estarão em sua carteira temporária.

7. Quando você estiver com suas Iotas disponíveis, faça uma transferência para o endereço da sua Iota Wallet, criada no passo anterior. Apenas desta forma suas criptomoedas estarão seguras de verdade!

Como minerar IOTA

Como dissemos anteriormente, não existem mineradores na rede. Todo usuário faz a prova de trabalho por transação executada. Também não existem usuários que possuem privilégios de acordo com a quantidade de moedas em carteira. Isso tudo favorece o surgimento de uma rede verdadeiramente descentralizada. Cada node possui sua importância igual ao outro node.

Vale a pena investir em Iota?

Existem empresas multinacionais com os olhos na tecnologia por trás da Iota. Isso porque sua estrutura é bastante leve e modular, sendo capaz de ser integrada a qualquer equipamento.

Num mundo onde o tempo é cada vez mais escasso e as pessoas estão sempre procurando por novas tecnologias e formas de facilitar as tarefas do dia a dia, é possível sim que no futuro, a Iota e a Internet das Coisas estejam presentes em todas as casas. Entretanto, é uma tecnologia muito nova e que não é tão estável como a Blockchain.

Mas agora… vale a pena investir em Iota? Bem… há alguns anos atrás, quando a Bitcoin nasceu, todos fizeram essa mesma pergunta e veja só os valores que a BTC atinge hoje! Tudo depende de uma análise delicada e muito estudo, por isso, continue nos acompanhando aqui no Aprender sobre Bitcoin!

QUER SABER MAIS?

Então assine nossa newsletter no topo da página! Recebendo um e-mail por dia durante 3 dias, você irá aprender sobre Bitcoin de forma sucinta, clara e educacional.

Se você já está começando agora ou já possui conhecimento em altcoins mas não sabe muito bem como investir, conheça o clube To the Moon. Onde eu mesmo vou te mandar oportunidades que podem multiplicar seus ativos.

E lembre-se: sempre que precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, você pode deixar seu comentário neste artigo ou enviar sua pergunta para o nosso canal Pergunte o que quiser.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

#IOTA

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com