Bolsa Bitstamp - Passo a passo e tutorial


A Bitstamp é uma bolsa global para negociação de criptomoedas, mas também muito boa para fazer a ponte entre o mundo cripto e as moedas fiat. É extremamente respeitada no mercado, inclusive por seguir à risca seus termos de uso e leis.

As moedas que podem ser compradas, vendidas ou trocadas na Bitstamp são:

E você pode fazer o pagamento com Euros ou Dólares. Um diferencial desta bolsa é que mesmo para os brasileiros, ela é de fácil acesso. Necessita, é claro, de verificação e envio de documentos para comprovar a identidade, mas é bem simples e não demora como as outras bolsas.

Um problema que pode acabar causando alguma dificuldade em alguns usuários, é que a plataforma é inteira em inglês. Ainda assim, o layout é bastante intuitivo, então não é difícil trabalhar com a Bitstamp.

Como criar uma conta na Bitstamp

1. Acesse o site da bolsa Bitstamp. Nesta página, clique em “Register”;

2. Preencha o formulário para criar sua conta, você só precisará fornecer seu nome, e-mail e país;

3. Um e-mail de confirmação será enviado para você. Costuma ser imediato, portanto, se demorar muito para receber o e-mail, certifique-se de olhar na caixa de lixo eletrônico ou “promoções” em contas Google.

Como aumentar a segurança da minha conta no Bitstamp?

Por estar movimentando ativos digitais que valem dinheiro e por fornecer diversas informações pessoais e bancárias, é fundamental tratar a segurança da sua conta como prioridade. Por isso, siga o passo-a-passo abaixo para fazer a autenticação em dois fatores.

1. Após a confirmação, faça seu login com as chaves fornecidas no e-mail. Em seguida, no menu superior, clique em “Account”;

2. Clique no menu lateral da tela que será exibida, em “Security”;

3. Você deverá habilitar o fator de autenticação. Isso é um código que você gera no celular e insere na plataforma. Clique em “Enable two-factor authentication”;

4. Uma das formas mais fáceis de fazer a autenticação em dois fatores é usando o Google Authenticator.

  • Baixe o aplicativo no seu celular;

  • Clique no ícone de adição para gerar um novo código de acesso;

  • Escolha a opção “Ler um código de barras”;

5. Mire a câmera do seu celular no QR Code exibido no site da Bitstamp. O Google Authenticator irá gerar um código de acesso de 6 caracteres numéricos, que mudam com o tempo. Insira esses números no campo “Insert your 6-digit authentication code” e finalize a ação;

6. A mensagem abaixo vai aparecer, indicando que sua conta está verificada em dois fatores.

Verificação de conta na bolsa Bitstamp

Ao contrário de alguns mercados como a Coinbase e Gdax, a Bitstamp está disponível para negociações aqui no Brasil. Isso é uma ótima notícia, pois é um mercado bastante respeitado. Entretanto, é necessária uma verificação de conta para a sua segurança – e para a segurança da corretora também! Além disso, a Bitstamp possui duas leis que são regras no Reino Unido onde é registrada. Sendo elas:

  • AML: Anti Money Laundering – Anti lavagem de dinheiro;

  • KYC: Know Your Costumer – Conheça seu cliente.

Por isso, contas sem verificação quase não conseguem utilizar a plataforma, pois toda transferência, depósito e compra requer que esta ação seja concluída. Mas fique tranquilo, pois não é difícil de fazer e você não vai demorar mais que 20 minutos para isso. Siga nossa tutorial.

1. No menu superior, clique em “Account”;

2. No menu lateral da página que abrir, selecione “Verify Account”. Na sequência, selecione a opção “Personal Account Verification”;

3. Siga as instruções para verificação que serão exibidas na tela:

  • Preencha o formulário com seu nome completo, endereço e data de nascimento. DICA: Escreva seu nome e nome do meio no campo “First name” exatamente como aparece no documento de identidade que você enviará à Bitstamp. Então se no seu documento você tem um nome abreviado, coloque-o abreviado no formulário. Em “last name” você coloca apenas seu último nome.

  • Endereço você também deverá escrever assim como consta em seu comprovante de residência;

  • Envie uma foto de boa qualidade da frente e do verso do seu documento de identificação;

  • Envie um comprovante de residência;

  • Finalize e envie.

4. O status da sua conta ficará como “Pendente”. A Bitstamp não costuma demorar muito para verificar e liberar as contas, geralmente demora 24 horas se não houver nenhuma divergência nos seus dados. Este é outro ponto positivo da bolsa, pois a maioria das plataformas internacionais demoram bem mais, chegando até 20 ou 30 dias para aprovar!

Todavia, esteja preparado para esperar mais de 24 horas se a demanda estiver muito grande. E se isso acontecer, a Bitstamp faz questão de avisar sobre o problema.

Como fazer depósitos na minha conta Bitstamp

Para poder fazer transações na bolsa, você precisa ter recursos dentro dela. Então você deve antes de tudo, escolher com qual moeda irá comprar outros ativos virtuais. Você pode fazer depósitos em criptomoeda, ou em Euro, ou Dólar.

1. No menu superior, clique em “Deposit”;

2. Do lado esquerdo da tela, haverá diversas opções de depósitos. Para todos eles, você precisa ter uma conta verificada. A melhor forma para inserirmos dólares na conta para comprar criptomoeda, é utilizando o AstroPay;

3. Você deverá inserir o valor em dólares que deseja colocar na sua conta. Você pode pagar com boleto ou fazer uma transferência. O pagamento com boleto pode demorar até 3 dias para ser creditado em sua conta. E por transferência bancária, o tempo é menor, levando apenas algumas horas.

Observação: você está comprando dólares e existe a conversão do Real para o Dólar. No pagamento com boleto, o valor estabelecido é do dia em que o boleto é emitido e a transferência, do dia em que é executada.

Como comprar moedas usando a Bitstamp

1. No menu superior, clique em “Buy/ Sell”;

2. Na barra abaixo desse menu, tem os pares de moeda que você deseja trabalhar;

3. Selecione a transação que deseja fazer, clicando no par de moeda em azul. No nosso tutorial, usaremos os pares BTC/USD ou seja, compra de Bitcoin com Dólar;

4. Depois disso, você só precisará selecionar quantos BTC deseja comprar com a quantidade de Dólares que você tem na sua conta Bitstamp. Você pode comprar as moedas digitais pelo preço da última cotação feita pela bolsa ou você pode fazer uma oferta de compra com o preço que deseja pagar por BTC, porém, dependendo do valor, você pode não conseguir efetivar a compra.

5. Quando você comprar, suas moedas irão para a sua carteira, que você pode ter acesso clicando em “Account”. Transfira todas as moedas para a sua wallet fora da corretora, pois é a forma mais segura de armazenar suas cripto.

Taxas cobradas pela Bitstamp

Não é de graça comprar, vender e transacionar criptomoedas, pois existem as comissões. Comissões das corretoras e dos mineradores que validam essas operações na Blockchain da respectiva moeda. Então vamos lá:

Transações entre todos os pares

Todas as transações que não são em Dólares são convertidas para Dólares usando um câmbio no valor de cada operação.

Para os usuários que desejam movimentar valores superiores ao mencionado acima, devem entrar em contato com o Suporte da Bitstamp, para poder receber uma taxa customizada.

Retiradas

Compra com cartão de crédito

Sempre é cobrado 5% do valor da compra. Essa porcentagem não inclui as taxas da bandeira/ banco do cartão.

Transferência internacional

Depósito e retirada com Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Ripple e Bitcoin Cash

Isentos de taxas.

Para ver todas as taxas que são cobradas para cada operação, acesse a página de taxas da Bitstamp.

Tem interesse em matérias como essa?

Se você quer saber mais sobre bolsas, wallets e criptomoedas, então se inscreva nos nossos serviços e participe do nosso fórum!

  • Canal no Youtube do Aprender sobre Bitcoin: disponibilizamos diversos vídeos com conteúdo voltado à criptomoedas, onde você poderá buscar informações para estar sempre à frente no mercado;

Newsletter: assine nossa newsletter para receber um curso bem objetivo e fácil, com aprendizado garantido sobre Bitcoin. Tudo isso em apenas 3 e-mails;

  • Telegram: temos um grupo bastante ativo sobre Bitcoin no Telegram, dividindo experiências e informações relevantes;

  • E se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário ou participe do nosso fórum! Faremos o melhor pra conseguir responder em até 24 horas!

#bolsa #Cryptomoedas

1,009 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.