Mycelium Wallet: Tutorial e passo a passo


A Mycelium é uma carteira para Bitcoin muito bem conceituada por suas funcionalidades e opções de configuração para armazenar, receber e transferir criptomoedas. Por ser uma ótima wallet de Bitcoin, fizemos esse tutorial sobre ela, mas você precisa conhecer alguns termos antes de continuar:

Aproveite este momento para nos seguir no nosso canal do Youtube!

A carteira Mycelium é uma das carteiras de Bitcoin mais completa disponível gratuitamente. Ela possui diversas funcionalidades que outras wallets não possuem, como serviço de câmbio, compra fácil de BTC com cartão de crédito e venda no próprio mercado da Mycelium.

Positivo e negativos da Mycelium Wallet

Positivos

  • Download gratuito;

  • Disponível para Android e iOS;

  • Carteira traduzida quase totalmente em Português;

  • Ótima segurança, possível fazer backup e inserir PIN CODE;

  • Funciona como exchange;

  • Fácil compra de Bitcoins com cartão de crédito;

  • Venda de moeda diretamente no mercado Mycelium;

  • Configurável;

  • Plataforma com layout agradável e intuitivo.

Negativos

  • Cobra taxas a cada transação;

  • Não possui suporte para funcionar na web ou desktop, apenas em dispositivos móveis iOS e Android;

  • Não é muito indicada para novatos, pois possui muitas funcionalidades que podem acabar gerando confusão;

  • Algumas partes ainda não foram traduzidas para o Português.

Como criar uma carteira Mycelium

1. Baixe o aplicativo da carteira em seu dispositivo iOS ou Android;

2. Depois de baixado e instalado, abra o app;

3. Será aberta uma pop-up onde você deverá selecionar a opção “Criar Nova”;

4. Pronto! A sua carteira Mycelium foi criada. A página principal será parecida com esta:

Seed da Mycelium Wallet

O backup da sua conta é muito importante, pois se um dia você perder a sua carteira, seu dispositivo, ou se esquecer da senha para acessar a Mycelium, o backup será a única forma de ter seus ativos digitais de volta. Mas o que é esse backup?

É uma senha composta por 12 palavras aleatórias. No mundo cripto, é comum chamar essa senha de “seed” ou “semente” em português. A Seed deve ser secreta, pois qualquer um que tiver o código, poderá acessar sua wallet. Devido a essa importância, não compartilhe a seed, nem escreva-a em locais que podem chegar à Internet, por exemplo: e-mail, bloco de notas do seu celular, Whatsapp, Google Docs, etc.

Na aba “contas”, você pode verificar que a sua carteira vem sem o backup, então você deverá criá-lo:

Como criar um backup para a conta Mycelium

1. No canto superior da tela, clique no menu e em seguida, em “Backup”;

2. Uma mensagem aparecerá em sua tela, clique em “SIM” para iniciar a configuração de seu backup;

3. Como a Seed possui 12 palavras, você deverá ir clicando para aparecer uma a uma. Anote cada palavra de forma correta em um papel e armazene-o em local seguro. Mas vai anotando mesmo, pois depois você deverá repetir cada palavra separadamente no aplicativo;

4. Depois da verificação, seu backup foi criado. Você pode ver que na aba “contas”, agora não existe mais a mensagem em vermelho dizendo que o backup não foi encontrado:

Criando um PIN CODE para proteger a Mycelium Wallet

Agora que seu backup foi criado, está na hora de fazer também um PIN CODE, que não é nada além de uma senha de acesso de 6 caracteres numéricos. Veja o tutorial abaixo para criá-la:

1. Clique no menu e em seguida em “Configurações”;

2. Em “Configurações do PIN”, selecione “Definir código PIN”;

3. Você deverá apenas escolher 6 dígitos e confirmá-los. Depois disso, marque a opção “Solicitar o PIN ao inicializar”, pois desta forma, você impede que alguém que tenha seu celular na mão, acesse sua carteira e transfira seus BTC para outra carteira;

Receber Bitcoins na carteira

Quando você faz a compra de Bitcoins em um mercado como a Bitcointrade ou qualquer outra bolsa de criptomoedas, o ideal é transferir seus recursos para a carteira. Além disso, você também pode receber Bitcoins como pagamento ou doação e por isso, precisa saber como receber as moedas.

1. Na aba “Saldo”, você vê a o endereço da sua carteira (que é esse código alfanumérico

abaixo da “Conta 1”). E um QR Code que você pode scanear;

2. É possível clicar também em “Receber” e desta forma, você pode até gerar um QR Code com um valor específico para pagamento;

Fazer pagamentos e enviar Bitcoins

Para enviar, pagar ou transferir Bitcoins, ao invés de clicar em “Receber”, você clica em “Enviar”. É possível:

  • Escanear um QR Code da carteira que receberá as moedas ou da cobrança já com um valor a ser transferido;

  • Inserir um dos endereços salvos anteriormente em sua carteira;

  • Inserir o endereço copiado em sua área de transferência;

  • Escrever manualmente o código alfanumérico da carteira destino;

  • Escolher a taxa de mineração de acordo com a prioridade desta transação.

Comprar e vender Bitcoins usando a Mycelium

Sem dúvidas um dos maiores diferenciais da Mycelium Wallet é a possibilidade de fazer a compra de Bitcoins dentro do próprio aplicativo.

1. Na aba “Saldos”, clique em “Comprar/ Vender” Bitcoins;

2. Você poderá comprar Bitcoins usando seu cartão de crédito internacional ao selecionar a opção “Credit Card”. Você será redirecionado para uma página web onde deverá colocar em dólares ou BTC a quantidade de moedas a ser adquirida;

4. Depois você deverá verificar seu e-mail e telefone de celular;

5. E por fim, inserir os dados do seu cartão de crédito. A quantidade de Bitcoins comprada será transferida automaticamente para sua carteira Mycelium. A quantidade mínima em dólares para comprar BTC é 50 e a máxima, 10000 USD.

6. Para comprar e vender Bitcoins com uma conta bancária dos Estados Unidos ou Canadá, você pode usar a Glidera. Entretanto, a maioria das pessoas não possui esse tipo de conta. Então a melhor opção para comprar e vender usando a Mycelium é comprar com o cartão de crédito conforme explicado anteriormente e vender usando o Mercado Mycelium.

Fazer câmbio entre moedas

Outro benefício desta carteira é que é possível fazer o câmbio de outras moedas e receber em BTC.

1. Na aba “Saldos”, você pode selecionar a opção “Exchange other coins to BTC”;

2. Selecione a moeda que você tem e deseja trocar em BTC. Coloque a quantidade que deseja trocar e em seguida, em “Continue”;

3. Depois é só transferir a quantidade de criptomoedas para conversão no endereço exibido na tela e aguardar algum tempo até que os Bitcoins sejam recebidos na carteira.

Configurações de preferências no aplicativo Mycelium

A sua carteira Mycelium é bastante flexível, permitindo diversas configurações de

preferência - inclusive a corretora que você utiliza para cotações e compra.

1. Abra o menu e vá até configurações;

2. Em mudar idioma, você pode colocar a linguagem de sua preferência;

3. Se você preferir trabalhar com cotação e taxas em reais, mude a moeda local para BRL ou qualquer outra moeda de sua escolha;

4. Em corretora fonte, você pode modificar a bolsa que utiliza para a corretagem e taxas. A Bitstamp vem como corretora padrão no aplicativo. Se você for trabalhar com valores diretos entre BTC e BRL, é melhor colocar uma bolsa brasileira como corretora fonte, assim, você não precisa ficar convertendo USD e BRL. No nosso grupo do Telegram, sempre estamos conversando sobre notícias e as melhores bolsas de criptomoedas, junte-se a nós para fazer a escolha correta.

Taxas cobradas pela carteira Mycelium

Embora o download e criação de uma carteira Mycelium sejam gratuitos, as transações infelizmente não são. O bom é que você pode escolher a modalidade de tarifa dos mineradores que vai pagar. Para saber o que é um minerador e mineração, clique aqui.

Funciona mais ou menos assim: se você precisa que sua transação seja executada de forma imediata, a taxa é maior. Se você pode esperar um pouquinho mais, então você paga uma tarifa menor.

Fique atento pois ao selecionar as tarifas de prioridade baixa ou econômica, sua transação pode demorar mais do que o esperado e às vezes, nunca nem se confirmar. Quando você for configurar as tarifas, uma mensagem de aviso será exibida no aplicativo Mycelium Wallet, dizendo que a escolha dessas tarifas é por sua conta e risco.

Baixa prioridade

Econômica

Taxa normal

Alta prioridade

Como configurar as taxas da carteira Mycelium

Para configurar as taxas a serem pagas pela mineração conforme sua necessidade, siga este passo a passo:

1. Abra as configurações da sua carteira Mycelium no menu;

2. Clique na opção “Taxa do Minerador”;

3. Selecione a opção desejada e dê OK. Só isso e já está configurado;

Quer saber mais?

A melhor forma de aprender, é estudando. Pensando nisso, aqui no site Aprender Sobre Bitcoin, nós temos uma área exclusiva para você deixar sua dúvida e você ainda pode participar do fórum e ajudar a responder a dúvida de outras pessoas!

Assine também a nossa newsletter para receber um curso sobre Bitcoin bem explicado diretamente no seu e-mail, além de diversas informações interessantes sobre o mundo das criptomoedas.

Por último queria relembrar que o Aprender Sobre Bitcoin tem um grupo no Telegram. Para entrar no grupo é só clicar neste link e começar já a participar na conversa com as outras as pessoas lá no grupo.

O Telegram é um aplicativo parecido com o WhatsApp mas bem mais confidencial e privado.

#MobileWallet #exchange #wallet

0 visualização