GDAX Exchange: Tutorial e passo a passo


CONHEÇA A GDAX EXCHANGE

A GDAX é uma subdivisão da Coinbase – você pode ler sobre esta bolsa clicando aqui. A principal diferença entre as duas plataformas, é a seguinte:

  • A Coinbase é um mercado onde os usuários menos experientes podem comprar, vender e armazenar Bitcoin, Litecoin, Ethereum e BCash de forma simples, fácil e rápida;

  • A GDAX é uma Exchange para traders profissionais. É uma plataforma bem avançada com estatísticas e permite o câmbio entre as quatro criptomoedas citadas anteriormente e dinheiro fiduciário dos países em que opera.

Veja hoje aqui com a gente este artigo em português sobre a GDAX!

Por pertencer à Coinbase, a GDAX segue as mesmas regras e protocolos de segurança. E infelizmente, também não está disponível para os brasileiros, mas está disponível para Portugal. Neste link, escrito em inglês, é possível verificar quais países e respectivas negociações são permitidas. Até o momento, as disponibilidades são:

E mesmo que a GDAX funcione nos EUA, existem estados onde a Coinbase não opera, portanto, a GDAX também não se encontra disponível, sendo eles: Wyoming, Hawaii e Minnesota.

Se você quer saber mais sobre o que é Bitcoin, Litecoin e Ethereum, clique nas imagens abaixo e você será redirecionado a um tutorial sobre cada uma delas:

O que é preciso para criar uma conta na GDAX?

“Ah, mas eu não consigo nem criar uma conta na GDAX? ”

Na verdade consegue. Se você já tem uma conta na Coinbase (veja aqui como criar uma), é só você fazer login na GDAX usando o mesmo usuário e senha. O problema é que para toda e qualquer operação que você for fazer, precisará verificar sua conta. E a verificação da conta solicita as informações abaixo:

  • Nome e data de nascimento – OK;

  • Endereço de residência – deve ser um endereço onde a GDAX opera. Se você é brasileiro e possui um endereço nos EUA com exceção dos estados Wyoming, Hawaii e Minnesota, ou nos países disponíveis citados anteriormente, talvez você consiga concluir seu cadastro;

4 últimos dígitos do SSN – o SSN é o Social Security Number, que se compara ao CPF aqui do Brasil. Todo imigrante sonha ter este documento para viver legalmente nos EUA. Se você tem um endereço no país e um SSN, então sim, você consegue operar na GDAX mesmo sendo brasileiro!

O que acontece se eu não verificar minha conta na GDAX?

Você consegue acessar a plataforma através do Login da Coinbase e acessar os gráficos de trading dos pares abaixo:

Por exemplo, veja o dashboard do par BTC/USD:

Mas se você for tentar fazer uma transferência da sua wallet para a GDAX, seja em Bitcoin, Litecoin ou Ethereum, duas mensagens serão exibidas:

  • Em laranja, dizendo que os depósitos e ordem de compras estão desabilitados na sua conta e que para habilitar, tem que verifica-la (você consegue se tiver um endereço nos países liberados e um SSN);

Em azul, dizendo que a compra em USD, GBP ou EUR não estão disponíveis na região.

E o câmbio entre criptomoedas, dá para fazer usando a GDAX?

Não!

Por exemplo, pegamos o câmbio ETH para BTC. Veja que a mensagem em laranja persiste, pedindo para você completar sua conta. Entretanto, perceba que no formulário de compra, seu saldo em Bitcoins e Ethereums é exibido. A plataforma até dá a opção de depósito (deposit) ou retirada (withdraw).

Mas se você clicar em “Deposit”, uma pop-up é exibida. Pedindo sabe o quê? Tente adivinhar... Isso mesmo! Para você completar sua conta!

E se você clicar em “Withdraw” um formulário de retirada até vai aparecer. Mas se você não consegue comprar, depositar ou transferir ativos, não haverá nada para sacar.

Taxas cobradas na GDAX Exchange

A GDAX não cobra nenhuma taxa para quem cria uma conta na plataforma, nem por armazenar ativos digitais.

Para as ordens de compra e ordens de venda, é cobrada uma pequena taxa na moeda correspondente, mas são taxas diferentes. Para ver detalhadamente os valores cobrados, acesse a página (em inglês) GDAX FEES.

Taxas para depósito e retirada de dinheiro fiduciário

  • ACH depósito e retirada: gratuito;

  • SEPA depósito e retirada: 0,15 EUR;

  • Dólar depósito: 10 USD.

  • Dólar retirada: 25 USD.

Para você entender melhor, veja o que significa a sigla ACH e SEPA segundo o site IBAN:

A GDAX tem previsão para funcionar no Brasil?

Por ser uma Exchange da Coinbase, a GDAX provavelmente seguirá os passos do mercado Coinbase, que tem como um de seus objetivos, ser uma corretora global de criptomoedas. Sendo assim, a plataforma visa funcionamento futuro em todos os países, mas ainda sem previsão. Quando isso acontecer, provavelmente a GDAX também abrirá suas portas, ou melhor: negociações no Brasil.

A GDAX pretende aumentar o número de moedas negociadas?

Sim. Já existem projetos e discussões cuja missão é inserir mais criptomoedas na plataforma de negociações da GDAX.

Levando em consideração a expansão mundial da Coinbase e GDAX, arrisco-me a dizer que não só uma quantidade maior de cripto passará a ser negociada, como também de dinheiro fiduciário. Ou seja, você poderia comprar e sacar em reais. Mas isso é apenas uma cogitação.

Mas não fique triste: se você deseja comprar Bitcoins com BRL, veja este artigo que preparamos para você: Mercado brasileiro Bitcointrade.

Para mais artigos, tutoriais, passo a passo e opiniões

Você já conhece nosso canal Aprender sobre Bitcoin no Youtube? Estamos postando vídeos por lá com uma boa frequência. Não deixe de se inscrever e ficar por dentro de tudo o que está rolando no mundo cripto.

Não assinou nossa newsletter ainda? Então o que você está esperando? Coloque seu nome e e-mail e ganhe um curso sobre Bitcoin em três e-mails, de forma simples e objetiva. Além disso, você também recebe notícias e opiniões exclusivas para ajudar nas suas negociações!

Como acreditamos que a melhor forma de aprender e se desenvolver é perguntando, temos um canal perfeito para isso: o nosso fórum “Pergunte o que quiser”.

Responderemos sua pergunta em até 24 horas e você ainda pode ajudar a responder outras questões.

E se você quiser bater um papo comigo e com outras pessoas sobre criptomoedas, nós temos um grupo no Telegram, de onde sempre saem ótimos bate-papo! Clique aqui para se juntar a nós!

#exchange #bolsa

0 visualização

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.