980X90 (1).gif

MEW - MyEtherWallet. Uma carteira para Ethereum e Tokens


Quer guardar suas moedas Ethereum de forma segura? Conheça hoje a MyEtherWallet neste tutorial e passo a passo completo! A MyEtherWallet é uma carteira exclusiva para a rede Ethereum. Ela é executada no seu computador mesmo, fora da Internet, impossibilitando a transmissão de dados para qualquer servidor.

Não sabe o que é uma carteira de criptomoeda? Então veja aqui o que é uma carteira.

Sempre que falo sobre uma moeda virtual específica aqui no site, eu destaco a importância de armazená-la em uma carteira. “Por que, Pedro?”.

Porque é importante de verdade!

Vou dar um exemplo: você acaba de comprar 10 moedas Ether na bolsa Braziliex e cada moeda desta, vale R$ 3500 (apenas exemplo). Essas moedas ficam armazenadas na sua conta da Braziliex, que claro é muito segura. Mas entenda que seus 10 ETH estão à disposição da Internet. Você só consegue acessá-los se estiver online. Ataques cibernéticos acontecem o tempo todo e hoje, com a ascensão das criptomoedas, é vantajoso para uma pessoa má intencionada, planejar um crime virtual e roubar as moedas da bolsa (a chance é remota devido os investimentos em segurança, porém, não é impossível).

Existe um caso, que futuramente pretendo falar mais sobre: a Mtgox, um mercado cripto. Um dia, a Mtgox simplesmente saiu do ar e quem não tinha transferido suas moedas para a carteira, perdeu todo o dinheiro investido. Então, proteja-se de perdas e transfira seus Ethers para a MyEtherWallet.

Para ter mais informações, notícias, opiniões e avisos como este, entre no grupo do Aprender sobre Bitcoin no Telegram. Lá você pode conversar em tempo real sobre criptomoedas em geral.

Recentemente, fiz um tutorial sobre a MEW (MyEtherWallet) e publiquei no canal do Youtube. Para assisti-lo, clique aqui. Aproveite para se inscrever e não fique de fora das opiniões, novidades e tendências que posto por lá!

Como criar uma carteira MyEtherWallet

1. Acesse o site da MyEtherWallet. Já na primeira página, existe um campo para você criar uma senha e gerar sua carteira. Essa senha tem que ser forte e com pelo menos 9 caracteres, como letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Fique atento, pois esta senha é irrecuperável. Anote em um papel ou local onde não é possível chegar à Internet.

2. Você precisará fazer o download das chaves de segurança. Baixe-os;

3. A palavra chave será exibida na tela e de novo: anote-a em um papel ou local seguro onde não chegará à Internet, você também tem a opção de imprimir esta chave. Clique em “Salve seu endereço”.

  • Detalhe sobre a importância de não deixar essa chave chegar nas mãos de terceiros: com ela, as pessoas podem abrir sua carteira e fazer o que quiser com suas moedas!;

4. Depois, uma tela irá aparecer com diversas opções, selecione “Arquivo de armazenamento de chaves (UTC/ JSON);

5. Lembra do download que você fez na etapa 2? Agora você deverá fazer o upload dele no campo “Selecione seu arquivo da carteira”;

6. No campo senha, você coloca a senha criada no passo 1. Então clique em “Desbloqueie sua carteira”.

O endereço da sua carteira será exibido nesta mesma página, descendo um pouco.

Para abrir sua carteira, é só ir em "Enviar Ether & Tokens". Nesta parte, você escolhe abrir sua carteira na opção "Chave Privada".

Depois é só colocar sua chave (aquela secreta que você anotou no papel) e pronto, abriu a carteira.

Como enviar e receber Ethereum e/ou tokens

Receber

Para receber ativos na sua carteira, é só passar o endereço alfanumérico e aguardar as criptos aparecerem no saldo de sua conta.

Enviar

Na aba "Enviar Ether & Tokens" você envia ativos para outro destino. É só colocar o endereço, o valor e selecionar o quê você está mandando: ETH ou tokens.

Armazenamento de tokens

É fato que existem inúmeras carteiras para armazenar Ether, porém, nenhuma delas faz o que a MyEtherWallet faz: armazenar os tokens da rede Ethereum.

"Mas Pedro, o que são tokens?"

Pra explicar o que são os tokens, você precisa saber antes o que são os ICOs e a Blockchain.

Os tokens são moedas criadas nas ICOs que compramos. Acontece que a maioria das ICOs são criadas dentro da Blockchain da Ethereum. Claro que existem ICOs de outras Blockchains, mas a maioria vem mesmo da Ethereum.

Na MEW é possível ver e armazenar todos os tokens vinculados a sua carteira. Existem diversos tokens já cadastrados e você pode encontrá-los no "Saldo de Tokens".

Pode ser que um token recém criado não apareça na lista de tokens. Por isso, você pode adicioná-lo facilmente fornecendo o endereço do contrato, o símbolo do token e a quantidade de casas decimais.

Como verificar a quantidade de ETH e tokens que possuo em minha MyEtherWallet

Você não precisa ficar acessando sua carteira através da MEW o tempo todo. Por isso, você tem duas ferramentas online bastante interessantes, veja a seguir.

ETHERSCAN

No site da Etherscan, basta colocar sua chave privada e todos os dados vão aparecer. Você pode acessar até mesmo do seu celular.

ETHPLORER

O Ethplorer tem basicamente a mesma função do Etherscan: você só precisa colocar sua chave e poderá consultar seus ETH e tokens.

E então, quer saber mais? Deixe seu comentário aqui neste post e compartilhe com seus amigos. Se tiver alguma dúvida, você pode enviá-la aqui, no "Pergunte o que quiser", que iremos responder em até 24 horas! Além disso, neste fórum você pode ajudar a responder e solucionar problemas de outras pessoas, pois é um canal aberto para todos os leitores.

Se quiser fazer um curso para aprender sobre Bitcoin, assine nossa newsletter, pois em apenas três e-mails que serão enviados um por dia, você terá conhecimento o suficiente para iniciar seus investimentos e entender sobre o universo das criptomoedas.

#wallet

1,588 visualizações
Green Coin Br Investin.jpg
  • Instagram ícone social
  • TELEGRAM
  • Facebook
  • Twitter

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com