Entenda o que é Tether e como funciona!


O que é Tether

O Tether é uma moeda virtual assim como o Bitcoin, Litecoin, Ethereum e todas as demais altcoins que foram e estão sendo criadas - claro, cada uma com sua particularidade. Para entender melhor o que vou escrever aqui hoje, sugiro que entenda antes o funcionamento do Bitcoin e o que é uma Blockchain. Você encontra essas informações prontinhas e escritas com muito amor aqui:

“OK, Pedro. Já sei o que é Bitcoin e Blockchain. O que o Tether tem com isso?”

O Tether foi criado numa plataforma chamada Omnilayer, que é onde são criados os tokens que utilizam a Blockchain do Bitcoin. Sua principal intenção é estar amarrado ao Dólar dos Estados Unidos. E cá entre nós, a ideia foi muito bem planejada mesmo!

Veja que Tether em inglês, significa “amarra”, “amarrado”, “atrelado”. A sigla do Dólar americano é USD. E então, a sigla do Tether se tornou USDT, com o “T” de Tether (amarrado) com o USD do Dólar.

Como o Tether funciona?

O Tether tende a seguir o Dólar e por isso, acaba se tornando também uma criptomoeda forte e muito mais estável que as outras. Hoje, tenta ser uma ponte entre moeda fiduciária e criptomoedas, tentando aproximar os Bancos das Exchanges.

Você pode abrir uma conta no site da Tether e comprar moedas por lá. A proporção de compra/venda é de 1:1. Ou seja, o preço de 1 USDT = 1 USD.

A plataforma Tether garante as transações porque a soma de todos os USDT em circulação é menor ou igual aos fundos em Dólares que a empresa possui. Toda a prestação de conta é pública, de forma a manter a transparência e confiabilidade na moeda.

Devido ao sucesso do USDT, agora a empresa Tether também criou o EURT, que é a moeda Tether atrelada ao Euro. Futuramente, o Yen Janponês (JPY) fará parte da rede - e adivinha qual o provável símbolo da moeda? Esse mesmo! JPYT.

O que eu posso fazer com o Tether?

Como o Tether vale dinheiro, você pode utilizá-lo como meio de pagamento. E não só por valer dinheiro, mas também por ser uma criptomoeda com transações:

  • Seguras;

  • Anônimas; Rápidas;

  • Irreversíveis;

  • Diretas - sem terceiros para mediar, bloquear, fraudar, alterar ou negar.

Além disso, a principal atuação do Tether é aproximar o dinheiro fiduciário das Blockchains existentes hoje. E esta é uma ideia muito legal, pois o Tether é uma criptomoeda disfarçada de Dólar!

“Quê?”

Exatamente! Você com certeza já viu aqui algumas bolsas estrangeiras que não aceitam cadastro de pessoas fora dos Estados Unidos ou algumas regiões específicas. E quando aceitam, é uma burocracia demorada e chata para verificar sua conta, enviando um monte de documentos que depois de semanas podem ser aprovados - ou não.

Já as exchanges que trabalham única e exclusivamente com criptomoedas, não exigem tanta documentação, afinal, você já tem uma cripto e só quer “trocar” por outra. Assim matamos aquele problema de querer comprar uma moeda que só tem em uma bolsa onde você não consegue verificar sua conta: você adquire Tether, transfere-o para a carteira da bolsa. Compra a moeda que você queria e paga em Tether. FIM! Você só precisou fazer o câmbio!

Observação: embora a ideia da Tether seja facilitar as negociações em cripto, é necessária uma verificação com documentos da conta antes de comprar Tether pela plataforma Tether.to.

“E onde eu consigo negociar com Tether?”

Em todas as plataformas abaixo.

Omni;

Bitfinex;

Poloniex;

Shape Shift;

Ambisafe;

GoCoin;

HolyTransaction;

Expresscoin;

RChange;

CCEx;

Kraken;

Bittrex;

Liqui;

Cryptopia;

Mega Change;

HitBTC;

Epay.

Benefícios da cripto Tether

  • Não possuem o preço volátil como as demais criptomoedas, pois são totalmente atreladas ao dinheiro “real” na proporção de 1:1;

  • Viabilizam a aquisição de diversas criptomoedas;

  • Taxas baixas;

  • É uma rede segura por passar por auditorias e por atender ao regulamento global de segurança.

Quais são as taxas cobradas pela Tether?

Transferência entre as wallets da rede Tether.to é de graça! Mesmo as taxas de mineração (veja aqui o que é mineração) são absorvidas pela Tether, fazendo com que as transações dentro da rede sejam gratuitas. Mas atenção: você só pode fazer uma retirada por dia.

Por outro lado, depósitos e saques em dinheiro para a sua conta bancária custam 0,1% do montante, com o mínimo cobrado de 20 USD.

A Tether recomenda que para quem costuma fazer muitas movimentações em USDT, a melhor wallet é a Omnicore Wallet.

Como criar uma conta na Tether?

No momento, a Tether não está fazendo novos cadastros na plataforma. No grupo do Telegram Aprender Sobre Bitcoin, sempre falamos sobre este tipo de coisa: quando uma bolsa entra e sai de funcionamento, sobre alta e baixa das criptomoedas, tendências e etc, portanto, se você quiser estar por dentro das atualizações, junte-se a nós clicando aqui.

Mas para você saber quais são as etapas da criação de conta, é basicamente assim:

  1. Você cria um usuário e senha;

  2. Fornece dados pessoais, como número de documentos, onde você mora e informações bancárias;

  3. Envia fotos/ arquivos confirmando o que você digitou, como identidade, comprovante de residência, uma fatura do cartão de crédito e etc;

  4. Aguarda a análise e aprovação da sua conta;

  5. Faz um depósito na Tether ou utiliza o cartão de crédito e com o saldo em USD em conta, compra USDT.

E então, gostou do nosso artigo? Então deixe seu comentário ou envie sua dúvida no nosso fórum "Pergunte o que quiser". Lá, eu farei o melhor para responder em até 24 horas e você também pode ajudar a responder ou completar respostas das dúvidas de outros leitores!

Tenho também um canal no Youtube, onde vivo postando tutoriais rápidos, opiniões, revisões e algumas notícias relacionadas a criptomoedas. Siga o canal para estra por dentro!

E antes de sair deste artigo, assine nossa newsletter! Você receberá um curso de Bitcoin bem objetivo e sucinto e em apenas 3 e-mails, você saberá mais do que muita gente sobre criptomoeda. Além disso, envio conteúdos exclusivos sobre investimento em cripto e novas oportunidades que aparecem.

#Cryptomoedas

1,734 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Esse curso via Skype serei só eu e você ao vivo, mas você está no comando. São 30 minutos onde você pode perguntar o que quiser. E eu vou responder! Como é que eu faço pa...
Pergunte o que quiser
30 min
R$150
BEM VINDO
COISAS
EXPLORE
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • RSS - White Circle