Yobit: uma exchange confiável ou não?


A Yobit.net é uma exchange russa de criptomoedas. Você pode estar lendo este artigo porque quer apostar nela, devido às facilidades e quantidade de ativos negociados no mesmo lugar, ou... pode estar aqui pela curiosidade em saber se a Yobit é confiável ou não.

"Nossa, Pedro, mas por que você está falando isso sobre ser confiável ou não?"

Porque a fama desta exchange não é das melhores nos fóruns, além de haver uma investigação de fraude relacionada à Yobit.net. Entretanto, não devemos nos apegar à acusações e suspeitas NÃO confirmadas e é por isso que falo sobre ela aqui hoje. Você pode tirar suas próprias conclusões após algumas pesquisas ou entrar no nosso grupo do Telegram e debater sobre isso em tempo real com diversos usuários de criptomoedas. Sempre estamos conversando sobre altas e baixas dos ativos, bolsas, exchanges, notícias e novidades relacionadas à cripto. O pessoal costuma também pedir bastante opinião e tirar dúvidas, então, junte-se a nós clicando aqui.

Como criar uma conta na Yobit?

Vamos começar nosso tutorial com este passo a passo para abrir sua conta:

1. Acesse a página da exchange Yobit. Clique em "Registration". Infelizmente, a plataforma só está disponível nos idiomas russo, inglês e chinês;

2. Preencha o formulário que será exibido criando um login e senha e inserindo seu e-mail;

3. Faça a confirmação de conta através do e-mail que será enviado;

4. Depois, é só fazer login navegar pela plataforma.

Quando você precisar enviar ativos ou sacá-los da plataforma Yobit, será necessário realizar a autenticação em dois fatores com o Google Authenticator. É bem simples fazer essa verificação e é ótima para proteger em dobro o acesso à sua conta.

Sobre o processo de verificação de conta

A Yobit não é o melhor lugar para comprar criptmoedas com dinheiro fiduciário - que você sempre verá escrito como "Fiat money" ou apenas "Fiat" - pois a plataforma só aceita dólares americanos (USD). E para isso, você precisará fazer todo o processo de verificação de conta, que inclui fazer upload de documentos, aguardar o período de avaliação - e muitas vezes demoram meses e no final das contas, é negado.

Sem contar que mesmo que você seja habilitado a transacionar com dólares, você só pode fazer transferências bancárias, pois não dá pra usar o cartão de crédito ou débito diretamente na Yobit: você precisaria utilizar os serviços (que cobram taxas) da QIWI, PerfectMoney, Payeer, AdvCash, Capitalist.

Por esses motivos, é melhor você utilizar esta plataforma apenas para fazer o câmbio entre criptomoedas.

Como fazer o câmbio entre moedas?

Na plataforma Yobit, isso é muito, muito fácil! Na página inicial mesmo você consegue negociar entre moedas. Mas antes de tudo, você precisa ter algum saldo em cripto ou USD para começar a comprar qualquer coisa, certo? Você conseguiria isso de algumas formas:

  • Para ter USD: fazer todo o processo citado acima e aguardar o saldo estar disponível para comprar cripto;

  • Para ter cripto: com USD você as compra e deixa disponível na plataforma para fazer câmbio ou transfere suas moedas existentes para a carteira da Yobit.

Se você não sabe o que é uma carteira, veja aqui: O que é uma wallet?

Para dar um exemplo de como fazer as negociações, vamos supor que você tem um saldo em Bitcoins (BTC) e quer comprar Dash (DASH).

1. Na aba "Market", selecione BTC, pois é a moeda que você tem para comprar Dash. Repare que existe a opção de comprar com: BTC, ETH, DOGE, WAVES, USD, RUR. A melhor delas, é comprar com BTC, porque desta forma você tem acesso a um número de ativos virtuais muito maior para comprar e me refiro a centenas de itens!

2. Veja que agora o gráfico de trade mudou o par para DASH/BTC, que são os pares que você está tentando cambiar;

3. E agora para fazer as negociações, você pode tanto vender quanto comprar nas abas "BUY" e "SELL":

  • Em "BUY", você usa seus Bitcoins para comprar Dash;

  • Em "SELL", se você tivesse um saldo em DASH na plataforma Yobit, poderia vendê-los e receber BTC em troca.

Veja que você precisa preencher o formulário de compra com a quantidade de DASH que quer comprar ou com a quantidade de BTC que deseja gastar;

Quais são as taxas da Yobit?

A transação mínima é de 0,0001 para todas as moedas e a taxa cobrada tanto para compra, quanto para venda é de 0,2%.

Também há o custo de transacionar com alguns serviços, conforme a tabela abaixo:

Quais são os boatos acerca da Yobit.net?

Mais uma vez digo: não há evidências de que a Yobit é uma exchange fraudulenta, mas a opinião sobre ela dos usuários na Internet não é muito boa. Veja abaixo as principais críticas negativas e positivas quanto à plataforma:

  • Muito scam: muitos itens disponíveis para compra na plataforma são golpes, fraudes, que levam o usuário a perder dinheiro;

  • Carteiras frequentemente em manutenção: você tem suas moedas armazenadas na Yobit e quando vai tentar sacá-las, não consegue acessar porque a wallet está em manutenção. Pode ficar assim por semanas;

  • Transações que não são executadas: às vezes, você faz uma transação tipo mandar moedas de uma carteira para a outra. Os ativos saem da wallet de origem, mas nunca chega na de destino;

  • Suporte não atende problemas complicados como a perda de moedas ou denúncias de scam.

  • Estão disponíveis na plataforma centenas de moedas para negociar, tudo num único lugar;

  • O suporte costuma responder em poucas horas, mas pode chegar até 1 dia;

  • Muitos usuários dizem estar satisfeito com a Yobit.net, sem nunca terem enfrentado nenhum problema.

E você? Já teve uma experiência com a Yobit? Conte para nós nos comentários ou no nosso grupo do Telegram.

Aproveite este momento e assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre criptomoeda em seu e-mail.

Se você ficou com alguma dúvida, entre no fórum do Aprender sobre Bitcoin, que farei o melhor para responder em até 24 horas. Lá, você também pode ajudar a responder dúvidas e complementar respostas de outros leitores do site!

Não se esqueça de me seguir no canal do Youtube! Sempre tem vídeo novo por lá, com opiniões, revisões e breves tutoriais para você!

#BolsasCripto

984 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.