OKEx: Uma das Exchanges TOP 5 no mundo


Se você está há algum tempo no mercado de criptomoedas, com certeza já ouviu falar sobre a OKEx. Esta exchange é da China e se tornou uma das principais plataformas para negociação de Bitcoins, Ethereum e diversas outras moedas virtuais e tokens, conheça hoje mais sobre esta gigante!

A OKEx pertence a uma outra plataforma cripto, a OKCoin. O caso é parecido com o que acontece entre a Coinbase e GDAX que já falei sobre elas aqui no site. A OKCoin é mais antiga, visa ser regulamentada, enquanto a OKEx é uma plataforma voltada mais para ativos digitais e para traders mais experientes. Dá até pra reparar o quanto o layout dos dois sites são parecidos! Hoje, a OKEx é uma das TOP 5 mundiais em relação à liquidez de criptomoedas.

Como criar uma conta na OKEx?

Criar a conta na plataforma é bem tranquilo, mas atualmente a OKEx não permite a criação de contas de alguns países e regiões, conforme o aviso que aparece como popup no site:

Mas como o Brasil (e Portugal também) não estão nessa lista, dá pra criar uma conta tranquilamente na OKEx, basta seguir o passo a passo abaixo. Ah! Um pequeno detalhe: o site só tem tradução para o inglês americano ou chinês.

1. Na página inicial da OKEx, clique em "Sign Up" (para quem já tem uma conta na OKCoin, criar um novo usuário não é necessário, basta fazer login normalmente, pois as credenciais são aceitas da mesma forma). O formulário de cadastro que vai aparecer, solicita o seu número de celular para enviar um código de ativação, mas você também pode escolher fazer o cadastro com o e-mail na opção "Sign Up with e-mail";

2. E é só isso mesmo. Sua conta já está criada da forma mais rápida e prática possível - e em apenas um passo, hein!?

Como fazer o câmbio de moedas na OKEx?

Bom, o procedimento é o mesmo de todas as outras exchanges:

  1. Depositar a moeda que você vai trocar;

  2. Emitir ordem de compra/ venda entre um par de moeda;

  3. Receber a 2ª moeda em sua carteira da OKEx.

"Ai, Pedro, mas como faço isso?"

Segue o tutorial que você vai aprender!

1. Na barra principal, clique em "Account". E depois em "Deposit";

2. Escolha a moeda que você quer depositar. Neste exemplo, usaremos Bitcoin, na intenção de "comprar" ou "trocar" por Iota. Para fazer o depósito, é só transferir os Bitcoins da sua wallet para a wallet da OKEx, no endereço exibido. Não sabe o que é uma wallet? Leia então este post e depois, escolha a melhor se baseando na característica de cada tipo de carteira: a hot ou carteiras hardware;

3. Depois que os BTC estiverem disponíveis na conta da OKEx, então você vai em "Token Trading" no menu principal;

4. No menu lateral, procure o par de moedas que você quer negociar, que no caso, seria Bitcoin e Iota (BTC/IOTA);

5. Agora vem a parte da negociação. Primeiro escolha a aba "BUY Iota". Nesta aba você está comprando IOTA e pagando com Bitcoin. A aba "SELL Iota" serve para quando você tem um saldo em IOTA e quer trocar por BTC;

6. Coloque o preço do BTC em relação à IOTA e depois disso, a quantidade de IOTAs que deseja comprar. O valor total da compra será calculado automaticamente. Veja que na mesma página você vê a % de taxa que irá pagar na transação. Depois, é só clicar em "BUY". Aguarde até que a compra seja executada e então, você verá seu saldo de IOTAs em sua conta;

7. O último passo é transferir suas mais recentes moedas IOTA para a sua carteira. Faça isso, pois é muito importante para a segurança dos seus ativos. O procedimento é o mesmo que você fez para transferir seus Bitcoins;

8. No menu principal, selecione "Account", mas dessa vez, clique em "Withdraw". Escreva o endereço alfanumérico da sua carteira IOTA e aguarde a transferência.

Taxas da OKEx

Veja abaixo quais são as taxas cobradas pelas transações na OKEx. Vale dizer que maker fee é quando você coloca uma ordem no mercado e fica esperando alguém comprar/vender no seu preço. Taker fee é quando você vai direto comprar ou vender ao melhor vendedor/comprador.

Positivos e negativos da exchange OKEx

  • Plataforma fácil de usar, bastante intuitiva;

  • Oferece diversas moedas e pares para transacionar;

  • Dá pra usar a OKEx para câmbio mesmo sem verificar a conta;

  • É possível comprar cripto com dólares, mas seria necessário verificar sua conta.

  • Não há tradução para o português e em algumas partes, nem para o inglês, ficando difícil interpretar o chinês;

  • Em muitos fóruns há reclamação da OKEx Exchange, acusando-a de scam.

Reclamações da OKEx

Se você pesquisar em fóruns, a OKEx pode ser acusada de diversas ações que não deixaram os usuários muito satisfeitos. Mas isso é muito difícil de julgar, pois a OKEx vem de uma bolsa já reconhecida no mercado cripto: a OKCoin. Cada usuário tem sua própria experiência e do mesmo jeito que existem críticas negativas na OKEx, existem diversas positivas.

Um exemplo bem bacana é que encontrei diversas reclamações sobre o login à OKEx. Muitos usuários tiveram problema tanto acessando pelo número do celular quanto por e-mail. Para mim, funcionou normalmente, recebi todos os códigos de ativação em menos de 1 minuto e fiz login diversas vezes sem problema.

O suporte ao cliente costuma demorar um pouco sim, às vezes, até demais devido à demanda. Mas para poder conhecer a exchange de verdade, é necessário um estudo mais crítico e isso vai do usuário, que possui total responsabilidade dos ativos que compra e de seu armazenamento.

E você? Já conhecia a OKEx? Conte-nos sobre sua experiência com a corretora ou tire suas dúvidas sobre ela no nosso grupo do Telegram. Estamos sempre debatendo os mais diversos assuntos sobre criptomoedas, além disso, você consegue informações em tempo real sobre o que precisar.

Se ficou alguma dúvida, mande no nosso fórum ou ajude-me a responder e completar respostas de outros leitores. Farei sempre o melhor possível para responder em até 24 horas!

E se seu dia está muito corrido para assistir os vídeos do canal do Youtube ou para fazer as leituras aqui, assine a newsletter do Aprender sobre Bitcoin: você recebe conteúdos exclusivos e relevantes para manter em pé o seu conhecimento sobre o universo das criptomoedas!

#exchange

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com