IDEX: tutorial e passo a passo desta plataforma Ethereum descentralizada


A IDEX é uma plataforma completamente descentralizada da Ethereum. Com ela, você pode armazenar moedas e tokens de toda a rede, além de fazer exchange dentro do mesmo lugar!

Benefícios da IDEX

  • Não é necessário nenhum tipo de cadastro ou registro, pois por ser descentralizada, não há nenhuma unidade que vá controlar ou validar algo dentro da plataforma;

  • A maior parte de ICOs e tokens são desenvolvidos na rede da Ethereum. Então quando um ICO é lançado, nós compramos o token deste ICO e quando acaba a oferta Inicial destas moedas, o preço delas sobe. Neste momento, o token está bem valorizado, só que acaba ficando parado em nossas mãos, pois não temos o que fazer com ele, afinal, demora um pouco até chegar nas demais bolsas e exchanges. Na IDEX, logo que o ICO acaba e os tokens são liberados, é possível vendê-los imediatamente, aproveitando a oportunidade de fazer dinheiro com eles.

Como a IDEX funciona?

A IDEX pode trazer muita facilidade para quem trabalha com ETH ou outros ativos desenvolvidos na rede Ethereum. Isso porque os tokens disponibilizados de uma ICO da rede, por exemplo, são logo disponibilizados dentro da IDEX, sendo possível transacionar facilmente com Ether. Além disso, a IDEX funciona como carteira e como exchange, só que separadas.

Vou explicar melhor: você possui um saldo de 100 ETH e 500 DRGN em sua wallet. Porém, na plataforma como exchange, para fazer qualquer negociação você tem que depositar esses ativos antes de fazer o trade.Parece confuso mas não é! Confira nosso tutorial sobre a IDEX: wallet e exchange.

Como criar uma carteira na IDEX

Criar uma carteira na IDEX é bem fácil e adota um processo extremamente semelhante ao da MyEtherWallet, que fiz um vídeo e um tutorial com passo a passo detalhado de como trabalhar com ela. Se você já possui uma carteira Ethereum, mesmo que seja a hardware wallet Ledger, pode abri-la na IDEX usando sua chave privada.

Mas veja abaixo o que você deve fazer para criar uma wallet na IDEX. É bem simples!

1. Acesse o site da exchange IDEX. Logo na página inicial, você deverá escolher a opção “create new wallet”;

2. Selecione uma senha forte, que deve ter letras e números. A dica é anotar em um papel, fora de qualquer conexão com a Internet, evitando assim, qualquer ataque virtual aos seus ativos;

3. Faça o download do “keystore file” e salve com segurança em seu computador. Não é possível recuperá-lo se você perdê-lo!;

4. Clique em “Got it. Get my private key”. Aqui é a parte mais crítica: sua chave privada permite abrir sua carteira e importar todos os dados, até mesmo moedas de forks que possam ocorrer na rede Ethereum. Anote-a em um papel, longe da Internet e jamais a compartilhe com ninguém.

Pronto, sua carteira foi criada!

Como destravar minha carteira IDEX?

1. Depois de salvar sua private key, você deverá clicar em “Unlock wallet” no menu superior do site da exchange. Nesta opção, você vai destravar a carteira que acabou de criar;

2. Para abri-la, você pode escolher duas opções mais fáceis:

  • “Keystore file” - e carregar aquele arquivo que você fez download no passo anterior;

  • “Private key” - onde você copia e cola ou escreve a chave privada que anotou no papel.

Ambas opções abrirão e destravarão sua carteira, você pode escolher a que for mais fácil para você!;

3. Veja que agora o menu superior mudou, significa que você está navegando na IDEX de dentro da sua carteira Ethereum.

Onde encontrar o endereço da minha carteira?

O endereço da sua carteira IDEX fica escondido mesmo, mas é muito fácil de encontrá-lo, fique tranquilo! Veja no menu superior, após destravar sua carteira, que há o ícone de uma pessoa, bem lá no canto.

1. Clique nesse ícone;

2. Clique com o botão direito do mouse em “Wallet”;

3. Na caixa de opções que abrir, selecione “copiar”. Depois cole em algum lugar e veja lá: aquele será o endereço de sua carteira! Vai se parecer com algo como:

0x9f53cc144c74dacd77914ab7e80709b435572048

Como comprar tokens Ethereum na plataforma IDEX?

Primeiro de tudo, você tem que ter saldo de Ether ou de algum token na carteira que você acabou de criar. Para isso, você deve comprar esses ativos e transferi-los para este endereço. Você pode comprar Ethereum em diversas exchanges, seja pagando com Bitcoins e outras altcoins, ou comprando com dinheiro fiat. Abaixo, algumas plataformas onde o Ethereum é comercializado para compra/ câmbio. Clicando no link, você é encaminhado para um tutorial sobre cada exchange listada abaixo :)

No site CoinMarketCap, você pode ver todas as exchanges e pares negociados. Vale a pena dar uma pesquisada.

Com saldo o suficiente de criptomoeda ou token no endereço de sua carteira, agora você poderá depositá-los na IDEX como exchange. No nosso exemplo, vamos usar Ether e Dragon, que é o token da Dragonchain.

1. Vá até o menu superior em “Balances” e depois em "Full Balances", onde será exibido seu saldo e também onde você poderá depositar, sacar e transferir seus ativos;

2. Depois, encontre os ativos que deseja depositar na exchange, que no nosso exemplo são ETH e DRGN. Clique em “Deposit”;

3. Preencha a janela que abrir com a quantidade de ativos que quer colocar na exchange IDEX;

4. Aguarde seu saldo ser exibido. Pronto! Você já possui saldo para transacionar na plataforma descentralizada!

Como fazer as negociações dentro da IDEX?

Prometo que vai ser tão simples quanto foi todo o passo a passo até agora! Só vou lhes falar que para a maioria dos tokens que são trocados, o retorno é em ETH. Então você usa ETH para comprar token e vende token pra receber ETH.

1. Na página principal, procure o ativo a ser negociado e clique nele;

2. O gráfico do Dragonchain será exibido na tela e logo abaixo haverá um campo para compra e venda deste token:

  • Em Buy DRGN você troca ETH por Dragons, basta preencher as quantidades;

E em Sell DRGN, você troca Dragons por Ether.

Simples assim!

Agora aproveite para se juntar a nós no nosso grupo do Telegram. Lá, você pode fazer qualquer pergunta, dar sua opinião e acompanhar as notícias e tendências do Universo Cripto!

#exchange

669 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.