Exchange descentralizada no Ethereum: EtherDelta - tutorial e passo a passo


Olá, leitores do Aprender sobre Bitcoin! O artigo de hoje é sobre um vídeo que publiquei há pouco tempo no meu canal do Youtube e agora, estou publicando o tutorial. Estou falando da bolsa descentralizada EtherDelta, que dá acesso a todos os tokens criados na Blockchain da Ethereum. Se quiser assistir o vídeo que fiz com o passo a passo, clique aqui.

Veja aqui o que é uma blockchain;

A EtherDelta é uma plataforma completamente descentralizada, dentro da blockchain da Ethereum. Nesta plataforma, todos os tokens e todas as moedas da rede podem ser negociadas, ou seja, praticamente todas as ICOs. Quando falamos que é descentralizada, significa que não tem ninguém controlando ou regulamentando o que acontece dentro da Exchange, então não há um e-mail de suporte, chat ou fórum que podem esclarecer suas dúvidas. Por este motivo, torna-se extremamente necessário dobrar a atenção, pois depois de executada, uma ação não pode ser desfeita.

Por outro lado, trabalhar em uma bolsa descentralizada é melhor por não precisar criar uma conta. Consequentemente, você não vai ter que ficar enviando documentos de identidade e comprovantes de residência para verificação. Aliás, nem e-mail você precisa colocar, ficando completamente anônimo.

Qual o benefício da plataforma EtherDelta?

O maior benefício de utilizar esta plataforma descentralizada é a oportunidade de fazer bons negócios com tokens, moedas e ICOs. Para entender melhor, sugiro ler o artigo “Entendendo token, ICO e Cryptomoeda”.

Quando a oferta inicial de um ativo digital acaba, as moedas ou tokens são disponibilizados para negociação. Só que demora um tempo até estes tokens estarem disponíveis nas exchanges centralizadas, como a Binance, KuCoin, OKEx, Kraken, etc. Entretanto, por serem desenvolvidos dentro da blockchain da Ethereum, esses ativos ficam disponíveis imediatamente em uma plataforma descentralizada da mesma rede, que é o caso da Etherdelta.

Isso viabiliza bons negócios, pois antes de chegar às exchanges centralizadas, esses tokens custam mais barato e às vezes, até mais barato do que na própria ICO. Comprando mais barato, quando o token estiver disponível nas outras bolsas, seu valor provavelmente irá subir e desta forma, você irá lucrar com seu ativo, além de tê-lo bem antes das demais pessoas. Ou seja: você sai na frente, tendo vantagem sobre aquele token!

Tutorial de como utilizar a Etherdelta

Primeiro de tudo, você precisa ter uma wallet. Dá para fazer uma nova dentro do EtherDelta ou então no MyEtherWallet, que temos um tutorial completo de como criar esta carteira, em post aqui no site ou em vídeo no canal do Youtube.

Mas não basta apenas ter uma carteira, você também precisa ter um saldo de Ether para poder negociar na plataforma EtherDelta. Você pode comprar nas exchanges citadas anteriormente, ou ainda na Braziliex, que é ótima para quem deseja comprar de forma rápida e simplificada, em BRL. Para quem já é usuário da brasileira Bitcointrade, em breve esta bolsa também irá comercializar Ether.

Como a Etherdelta comercializa todos os ativos digitais da rede Ethereum, você não precisa ter especificamente uma carteira com saldo de ETH. Na verdade, pode ser qualquer endereço da rede, com saldo suficiente de qualquer token. Mas no nosso exemplo, usaremos ETH para ficar mais fácil.

Passo a passo para negociar tokens na plataforma Etherdelta

1. Acesse o site da EtherDelta.

  • Você pode clicar em “New Account” para criar uma nova carteira; ou

  • No menu superior, você pode escolher “Import Account” para carregar o endereço da sua carteira já existente, que é o que faremos aqui neste artigo;

2. Para importar sua carteira, basta colocar o endereço da mesma e a chave privada. Lembre-se que a chave privada é privada de verdade: um segredo que só você deve saber. Com ela, qualquer pessoa consegue abrir sua wallet e movimentar seus ativos - sabe-se lá pra onde!; 3. Agora você apenas abriu sua carteira dentro da bolsa, mas não transferiu o saldo de ETH para poder comprar tokens. Para isso, você deverá abrir a aba “Deposit” e ir na opção ETH, colocar a quantidade que deseja disponibilizar na EtherDelta e clicar em “Deposit” novamente. Agora sim, você tem saldo para transações;

4. Para escolher o token a ser comprado, basta ir no menu e selecionar na lista suspensa. No nosso caso, vamos comprar o token DAY, que fez bastante fama no Brasil;

5. Agora para comprar, você deve observar ali o Order Book as ofertas disponíveis para compra e venda. Você pode clicar em uma das ofertas e compra-la ou vende-la diretamente da forma como está exibida. Isso fará com que sua negociação vá diretamente para aquele vendedor/ comprador;

6. Mas se nenhuma das ordens satisfaz o que você procura, então é possível criar uma nova ordem no campo “New Order”, seja ela de compra ou venda. Você só precisa estipular a quantidade e o preço do ativo.

Como sacar meus tokens e criptomoedas na Etherdelta

Após concluída as transações dentro da Etherdelta, seus ativos estarão armazenados no endereço da Exchange e não na sua carteira cujo endereço está associado. Para transferir para sua carteira pessoal, basta ir na aba “Withdraw” e colocar a quantidade a ser transferida para sua carteira.

E para não correr o risco de alguém movimentar sua wallet, a melhor coisa a se fazer é sair da plataforma EtherDelta em seu navegador de Internet – não se esqueça de fazer isso com qualquer Exchange! Para deslogar, é só ir no menu e clicar em “Forget Account”.

Ficou com alguma dúvida? Então entre no nosso fórum e pergunte o que quiser, pois farei o melhor para responder em até 24 horas. Além disso, você também pode ajudar a responder as perguntas de outros leitores!

Aproveite para assinar nosso canal do Youtube e se juntar a nós no grupo do Telegram. O Telegram funciona como o Whatsapp, só que um pouco mais reservado. Lá você pode opinar, receber dicas e novidades e perguntar tudo o que quiser em tempo real sobre o universo das criptomoedas! Junte-se a nós e seja bem-vindo!

#exchange

335 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.