Como criar uma moeda e lançar um ICO em menos de 30 minutos


Olá, leitores do Aprender sobre Bitcoin! Hoje vou ensiná-los como criar (em menos de 30 minutos) uma criptomoeda e lançar um ICO! Para entender bem este artigo, sugiro a leitura dos artigos: o que é um ICO e o que é Blockchain. Vale ler também sobre a Ethereum, pois nosso ICO será criado nesta rede.

Este artigo tem origem à partir de um vídeo que fiz no canal do Youtube e agora, estou deixando o passo a passo escrito aqui para vocês! Se vocês quiserem assistir o vídeo, é só clicar na imagem abaixo - aproveitem e se inscrevam no canal, sempre posto bons vídeos por lá! ;)

Bem, então vamos lá!

Saber criar uma moeda ou token e depois colocá-los no mercado através de uma ICO é ótimo para pessoas que estão desenvolvendo um projeto comunitário ou até mesmo empresários que querem colocar sua ideia no ar e precisam de recursos.

Passo a passo para criar uma criptomoeda e lançar um ICO

1. Baixe e faça a instalação do MetaMask;

2. No menu superior do MetaMask, você encontra algumas opções de uso da ferramenta, por exemplo: em “Main Ethereum Network”, você estará navegando na rede oficial e online Ethereum. Entretanto, é uma boa ideia criar alguns tokens ou moedas antes de lançar sua ICO na rede oficial, a fim de pegar prática na atividade. Portanto, usaremos antes de tudo, a opção “Rinkeby Test Network”, que é uma interface para testes.

3. Depois do MetaMask instalado e na opção de teste, vá até o site Coin Launch. Este site presta um serviço gratuito, porém, se você realmente levar o projeto pra frente e a ICO for lançada, o site Coin Launch fica com uma pequena porcentagem de seus lucros;

4. Clique no ícone “Create a coin for free”;

5. Na aba “SETUP”, haverão alguns espaços para preencher com os dados da sua criptomoeda da seguinte forma:

  • Coin or token name: você deve colocar qual será o nome da sua moeda virtual ou token que esteja criando. Vamos pegar o caso da DragonChain, que foi criada na blockchain da Ethereum: o token se chama “Dragon”;

  • Choose a symbol: agora você deve colocar a sigla do seu token. O do Bitcoin, por exemplo, é BTC, assim como o da Dragon é a sigla DRGN;

  • Version number of token: como estamos lançando esta moeda pela primeira vez, então é a versão 1;

  • Initial supply: aqui você deve preencher a quantidade inicial de moedas disponíveis no mercado;

  • Number of decimal points: colocar a quantidade de casas decimais que sua criptomoeda ou token terá;

  • Initial Offer: aqui é a parte onde deve-se pensar bastante. É o preço inicial de sua moeda. Só que este preço deve ser colocado em Ethereum. Ou seja, se 1 ETH estiver valendo R$ 1800 e você deseja lançar sua moeda a R$ 2 então o preço a ser colocado é de 0,0011 ETH.

6. Agora vá para a aba “ICO CONTRACT”. Veja o que cada campo a ser preenchido quer dizer:

  • Contribuition wallet adress: é o endereço onde as pessoas vão enviar recursos para contribuir com sua ICO;

  • Abra o Metamask;

  • Copie o endereço alfanumérico gerado abaixo da palavra “Account 1”;

  • Este token automaticamente ficará disponível para negociação em qualquer exchange descentralizada da rede Ethereum, como a IDEX ou EtherDelta - clique nos links para ver um tutorial sobre essas plataformas.

  • Cole no campo “Contribuition wallet adress”.

  • Tokens for team: lembra da quantidade de moedas que você colocou na etapa anterior? Então, daquele total, quantas moedas serão destinadas para o time por trás de sua ICO? Ou seja, os desenvolvedores e demais pessoas envolvidas?;

  • Minimum contribuition presale: uma ICO é dividida entre a pré venda e a venda de tokens. Então neste campo, você deve colocar qual será a contribuição mínima de cada usuário (comprador) na pré venda;

  • Minimum contribuition mainsale: e aqui você coloca o mínimo de contribuição na venda;

  • Max contribuition Ether: o máximo que cada usuário pode comprar de seu token;

  • Maximum cap: esta é a quantidade em Ether necessária para sua ICO. Quando o valor destinado é atingido, então a ICO acaba automaticamente e a moeda é criada.

  • Minimum cap: aqui você coloca a quantidade mínima em ETH para dar continuidade ao projeto. Se essa quantidade não for atingida e o prazo da ICO acabar, então o projeto todo termina;

  • Campaign duration days: tempo de duração da sua ICO, em dias.

7. Aba “BONUSES”. Nesta aba, você pode colocar os bônus de incentivo para as pessoas que quiserem participar de sua ICO.

  • First period, second period, third period: todo ICO é dividido em 3 etapas, que são 3 períodos distintos, por exemplo, o primeiro período são as primeiras 5 horas de venda desde o início da ICO. A segunda etapa são as 10 horas seguintes e a terceira, as próximas, 20 h. Isso você decide do seu jeito. E deve registrar esses campos em horas.

  • Firs bonus, second bonus, third bonus: campos devem ser preenchidos em porcentagem. Deve colocar a % de desconto que as pessoas terão na compra em cada fase;

  • Presale bonus: bônus na pré-venda. Esse bônus deve ser maior, para incentivar as pessoas a comprarem os tokens logo na pre-sale.

m

8. Aba “VESTING”. Esta aba serve para "congelar" os tokens vendidos na pré-venda e venda. Isso porque as pessoas compram os tokens muito, muito barato nesses períodos e logo que possível, o vende para fazer dinheiro, mais caro. O vesting basicamente faz com que o usuário fique com os ativos por um tempo determinado por você.

  • Vesting duration: se você colocar 30 dias, só após 1 mês do final do ICO a pessoa pode vender os ativos comprados;

  • Vesting clif: Momento a partir de quando o "duration" começa a contar. Se você colocar 30 dias aqui no clif, isso significa com 30 de clif mais 30 duration, você poderá vender depois de 60 dias.

Vesting start: periodo em que os tokens começam a ser trocados nas exchanges.

9. Aba “SUMMARY”. Esta aba não tem muito segredo. É onde você vê o resumo de todas as informações que digitou. Se alguma informação estiver faltando ou incorreta, o campo ficará em vermelho e você vai precisar corrigir. Depois de confirmar tudo, clique em “CONTRACT”.

Agora uma pop up vai abrir com diversos termos e condições de uso. Você deve rolar o texto todo até o final para que o botão "Deploy" seja habilitado. Ao clicar em Deploy, tudo o que você criou na ICO será lançado na blockchain da Ethereum e esta ação é irreversível.

É preciso ter uma quantidade de Ether disponível na sua carteira para pagar pequenas taxas de transação e criação da ICO. E depois que estiver tudo pronto, você ainda precisa dar "START" na ICO, ou seja, fazer os contadores começarem a girar.

Entrando no status de sua ICO, você consegue ver quantos dias ainda faltam para acabar, quantas pessoas já contribuíram e o quanto contribuíram e etc.

O que é Whitelist?

Ainda no CoinLaunch, após criar o contrato e lançar a ICO, você pode (e deve) criar a Whitelist. A Whitelist nada mais é do que o contrário de lista negra. No sistema da ICO, isso significa que apenas os usuários que estiverem na Whitelist podem participar dela, ou seja, não é apenas você ir lá e comprar o token em lançamento, é necessário todo um processo de cadastro, inclusive o KYC que em inglês é a sigla de “Conheça seu cliente”. Para fazer o KYC, os usuários devem enviar comprovantes e documentos a respeito de sua identidade e moradia. E você, que está criando a ICO, pode inserir e remover usuários, autorizando só aqueles que atenda o perfil que você deseja.

Viu só como é fácil criar uma ICO de criptomoeda ou token? Conte-nos no nosso grupo do Telegram o que achou e se pretende um dia lançar uma nova criptomoeda, token em uma ICO. Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo.

#ICOs

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com