Wanchain: um novo conceito de finanças


[ATUALIZAÇÃO 10/04/2018] Boas notícias para quem utiliza a exchange Kucoin! Agora, os tokens WAN que só eram comercializados na Binance, podem ser encontrados também na Kucoin para negociação nos seguintes pares:

  • WAN/ BTC;

  • WAN/ETH.

Esta informação pode ser confirmada no CoinMarketCap, conforme imagem abaixo.

Existem muitas plataformas e criptomoedas com blockchain própria, isso é verdade. Cada uma com sua característica e aquele toque especial que diferencia uma blockchain da outra. Porém, dentro da infinidade de soluções que esta tecnologia emergente oferece, um grupo de desenvolvedores pensaram em uma ideia melhor: ao invés de criar mais uma plataforma, token ou moeda, por que não criar um ambiente que integra todas as blockchains? Esta é a ideia da WanChain.

Para entender melhor este artigo, sugiro a leitura de uns posts que publiquei aqui há algum tempo, como:

Mas fique tranquilo, pois se surgir alguma dúvida, você tem toda liberdade para perguntar o que quiser no nosso fórum, que em até 24 horas responderei sua pergunta, ou então, no grupo do Telegram, que por ser um serviço de mensagens instantâneas, consigo responder com maior facilidade.

Agora voltando a falar sobre a Wanchain, esta é uma plataforma que possui uma criptomoeda de mesmo nome, a WAN. A principal intenção da Wanchain é recriar o mundo financeiro. Reconstruir as finanças, unindo privacidade, contratos inteligentes e possibilitando a conversação entre blockchains.

O que é a Wanchain?

A Wanchain está trabalhando para criar um banco onde todos possam acessá-lo, ou seja, um serviço financeiro distribuído. Sua infraestrutura é baseada em ativos digitais como já conhecemos: tokens e criptomoedas. Desta forma, será possível fazer que mesmo as pessoas que não tenham conta em banco algum, possam ter os serviços da Wanchain, tais como:

  • Empréstimos;

  • Troca de valores;

  • Troca de ativos virtuais;

  • Liquidar transações;

  • Pagamento na modalidade crédito.

Tudo isso usando uma integração entre as blockchains!

Um dos objetivos a longo prazo da Wanchain é se tornar um banco distribuído tão importante quanto os bancos tradicionais são hoje. Isso quer dizer que a ideia é ser tão comum e utilizada como a Caixa Econômica, Santander, Banco do Brasil e etc, só que você vai até este banco e além de dinheiro fiduciário, também poderá tratar seus ativos virtuais.

Esta revolução acontece lentamente e pode assustar ou até levantar desconfiança das pessoas. Mas a Wanchain e serviços semelhantes serão um marco assim como a fotografia digitalizada foi.

Para que a Wanchain foi criada?

O mercado de criptomoedas tem crescido cada vez mais, só que não são apenas as moedas que compõem o mercado de ativos virtuais: lojas de valor e commodities digitais também estão neste grupo. Com a valorização deste tipo de produto, a demanda por trocas e liquidez desses ativos aumentam proporcionalmente.

O maior problema nisso tudo é a centralização daquilo que deveria ser descentralizado: muito se ouve dizer sobre blockchain, privacidade, anonimato, peer-to-peer, mas tudo isso acaba ficando na mão das exchanges, ou seja: centralizado. É o caso da Binance, Bitcointrade, Bitcointoyou, Kraken, OKEx e entre tantas outras exchanges: elas controlam as chaves privadas de suas carteiras (se apropriando até das moedas originadas de forks que são suas por direito), elas solicitam o procedimento de KYC (know your costumer/ client), onde você deve enviar seus documentos e comprovantes bancários e de residência… e graças a isso tudo e mais um pouco, você não fica de fato no anonimato! Afinal, essas exchanges são regulamentadas por seus governos. No Brasil por exemplo, se você tem conta verificada em uma exchange, deve declarar seus ativos no imposto de renda, pois as transações estão vinculadas à sua conta, que por sua vez, está vinculada ao seu CPF. Saiba mais sobre isso neste post: Devo declarar criptomoedas no Imposto de Renda? E se você ficou curioso sobre o fork, temos dois posts que podem te interessar: o que é um fork de criptomoeda e como receber todas as moedas de todos os forks do Bitcoin.

O que é o token WAN?

O token WAN não é apenas um token: ele possui uma inteligência em seu código para viabilizar o funcionamento e interação das diferentes blockchains dentro da Wanchain. Vale dizer que hoje, a Wanchain possui sua própria Blockchain! Atualmente você pode trocar/comprar o token da Wanchain somente na Binance onde dá para fazer as trocas nos seguintes pares:

  • WAN/BTC;

  • WAN/ETH;

  • WAN/BNB.

Já falei milhares de vezes que a forma mais segura de guardar um token ou criptomoeda, é dentro de uma boa wallet. No caso do token WAN, existe uma carteira específica para mantê-los à salvo: a própria carteira da Wanchain. Você pode contar com o serviço dessas wallets para Windows, MAC ou Linux, basta clicar aqui para fazer o download.

Hoje, 1 WAN está cotado em aproximadamente R$ 12. E você pode ver a oscilação de preço no site CoinMarketCap. É bom analisar que o gráfico não demonstra oscilações violentas de preço, mas ao mesmo tempo, note que o MarketCap da moeda se inicia em 23/03/18, pouco tempo para poder fazer uma análise profunda deste token.

Qual a minha opinião sobre a Wanchain e o token WAN?

Bem... acredito que a Wanchain tenha um grande potencial e que podemos acreditar nela, afinal, possui um time por trás dela, postagens no Bitcointalk, redes sociais e um site com seus documentos e informações. Mas, ainda duvido um pouco sobre o andar da carruagem: não acredito que a Wanchain vá se estabelecer tão rápido como um banco distribuído, pois para seu completo funcionamento, é preciso envolver muitas blockchains de programação e tecnologias diferentes. E até integrar todas em uma mesma interface, pode demorar bastante. Contudo, é um ativo para comprar e deixar na carteira, como um investimento de longo prazo e é por isso que eu digo: vale a pena deixá-la la, esquecida na sua wallet, até o dia em que tivermos uma base melhor para analisá-la.

Este post foi escrito pensando nos membros do grupo do Telegram, que começaram a falar dela e de seu lançamento na Binance. Se você quiser participar deste grupo para tirar dúvidas, dar opiniões e até sugerir temas para eu escrever aqui no site, então clique neste link ou na imagem abaixo.

#Altcoins

0 visualização