LocalBitcoins: tutorial e passo a passo


Muito se ouve falar sobre o site LocalBitcoins como bom mercado para se comprar esta criptomoeda, principalmente por sua facilidade em negociar. Eu já havia feito um tutorial e revisão em vídeo sobre este mercado no meu canal do Youtube, se você quiser assistí-lo, clique aqui ou na imagem abaixo.

Como funciona o Local Bitcoins

Eu não considero o Local Bitcoins como uma bolsa, exchange, plataforma ou corretora, chamo-o simplesmente de mercado, pois é um ambiente onde você compra ou vende diretamente com um outro comprador/ vendedor, ou seja, é uma negociação direta, sem um intermediador. Posso dizer até que é uma espécie de “Mercado Livre”, onde alguém anuncia o Bitcoin pelo preço que deseja e você pode escolher de qual vendedor, comprar. Na minha opinião, no Brasil é um dos melhores locais para comprar Bitcoin: Local Bitcoins e Bitcointrade.

Como todas as plataformas brasileiras, é necessário fazer um cadastro no site. O bom é que na LocalBitcoins não é necessário enviar um monte de documento comprovando seus dados, uma simples cópia da sua CNH já está de bom tamanho, além é claro, de preencher alguns formulários. Pode ser que dependendo da nacionalidade do usuário, seja necessário enviar alguns documentos adicionais, mas não é algo muito complexo.

Como fazer o cadastro na LocalBitcoins?

1. Primeiro de tudo, acesse o site da LocalBitcoins;

2. No menu superior, clique em “Cadastre-se”;

3. Preencha o formulário com os seguintes dados:

  • Nome de usuário;

  • Email;

  • Crie uma senha;

  • Repita a senha criada.

4. Um e-mail de confirmação será enviado. Siga as instruções para verificar sua conta e pronto! Você foi cadastrado.

5. Será necessário utilizar a autenticação em 2 fatores, que pode ser feita tanto utilizando papel e caneta, quanto pelo Google Authenticator.

Como comprar e vender Bitcoins na LocalBitcoins?

Veja que na página inicial, já existem algumas ofertas, com o nome do vendedor, o método de pagamento aceito, o preço de 1 BTC e os limites. Se os parâmetros atenderem o que você espera, então é só clicar em “Comprar”. Vou dizer a você um pouco sobre cada parâmetro:

  • Vendedor: se você clicar no nome de usuário do vendedor, será redirecionado para uma página com informações sobre ele. Nesta página, é possível ver quantas pessoas votaram como confiável e quantos bloqueios. Também há o volume de BTC movimentado por ele no LocalBitcoins, além do número de transações e desde quando este vendedor é um membro do mercado;

  • Método de pagamento: o bom do LocalBitcoins é que é permitido diversas formas de pagamento, como TED, depósito, cartões, pagamentos online como AstroPay e Paypal, etc. Tudo deve ser combinado com o vendedor, que já coloca todos os meios de pagamento que ele aceita. Varia de vendedor para vendedor;

  • Preço BTC: é o quanto este vendedor está pedindo por 1 BTC. Entretanto, você não precisa comprar 1 BTC inteiro, lembre-se que você pode comprar frações de uma moeda, basta obedecer os limites da venda, que explico abaixo;

  • Limites: é onde o vendedor descreve o mínimo e o máximo de pagamento que ele receberá por venda.

Todos esses parâmetros se aplicam se você for vender BTC. Deverá definir todos esses pontos para poder colocar sua venda.

Veja que se você clicar em “Mais”, abaixo da lista de oferta, poderá filtrar algumas opções de compra.

Quando você encontrar uma opção de venda que seja aquela que atenda o que você deseja, clique em “Comprar”. Uma página vai se abrir, com informações adicionais daquela opção de venda. Você também poderá digitar a quantidade de BTC que deseja comprar - mas que deve estar dentro dos limites estabelecidos pelo vendedor. É possível também deixar uma mensagem para o vendedor, caso necessário.

Depois de escolher quanto você quer comprar e fazer a confirmação, será preciso efetuar o pagamento de acordo com os termos da compra. Anexe o comprovante de pagamento na página da sua compra e mande uma mensagem para o vendedor, identificando seu pagamento.

“Ah, Pedro! Mas isso é confiável? Eu posso depositar um dinheiro na conta de um desconhecido e eu vou mesmo receber meus Bitcoins?”.

Sim! Eu já fiz diversas compras neste site e sempre recebi minhas criptomoedas. Isso porque quando você coloca sua ordem de compra, os Bitcoins do vendedor ficam sob custódia da LocalBitcoins e será entregue para você após a confirmação do pagamento.

Depois de ter todo este processo concluído, suas moedas estarão na carteira vinculada à sua conta da LocalBitcoins. Neste momento, basta sacar desta conta e transferir suas criptomoedas para uma wallet que você controla, pois não se deve deixar nunca seus Bitcoins em uma carteira de bolsa, mercado, corretora ou qualquer outra plataforma. Se você não sabe do que estou falando, então é uma boa sugestão a leitura dos artigos abaixo:

Todo este exemplo se aplica se caso você quiser vender uma quantia em Bitcoins. Basta preencher os campos de sua venda como se estivesse publicando um anúncio de venda online de algum objeto.

Outro recurso bem bacana do LocalBitcoins, é que se você não encontrar uma opção do jeito que você quer, pode também publicar um anúncio, com seus próprios parâmetros. Para fazer isto, basta clicar em “Publicar um anúncio” no menu superior do mercado LocalBitcoins.

Você já comprou ou vendeu no LocalBitcoins? Conte sua experiência para nós aqui nos comentários ou no grupo do Telegram. O Telegram é um grupo como o Whatsapp, só que mais restrito. Lá, você pode interagir com diversas pessoas sobre o mundo cripto, dar sua opinião, enviar suas dúvidas e ficar por dentro das principais notícias. Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo.

#exchange

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com