Análise técnica para iniciantes - começando a entender os gráficos


Olá, leitores! Hoje vou para um assunto que requer um pouquinho de paciência para entendê-lo: a análise técnica de uma criptomoeda - mas fique tranquilo: hoje é só uma introduçãozinha! A análise técnica é importante para nos fornecer alguns pontos a serem observados para a tomada de decisões, como:

  • Pontos de entrada;

  • De perda;

  • De mais valia, etc.

Tudo isso ajuda muito na hora de decidir se você deve ou não comprar ativo digital “x” a fim de fazer uma grana a curto prazo apenas com sua valorização. Sim, estamos falando de trading! Fiz um vídeo falando um pouco sobre a análise técnica de gráficos de criptomoeda lá no meu canal do Youtube. Clique no link para assistí-lo: Introduzindo análise técnica! Sim, é importante olhar os gráficos! - (Aproveite e se inscreve no canal).

Para ajudar vocês a entenderem as coisas que falarei aqui, vou dar como exemplo o meu serviço de trading: o clube To The Moon. Como o To The Moon é um serviço pago, não utilizarei imagens e dados atuais para não prejudicar os membros do grupo. Então atenção: informações utilizadas aqui neste artigo são apenas para exemplificação e não como recomendação de investimentos, ok?

Neste grupo, eu passo aos membros algumas ideias de investimento e oportunidades de ganhar dinheiro com criptomoedas. Para isso, existe uma série de dados para que os membros se orientem e não percam a oportunidade:

Intervalo de compra - não dá pra dizer a você: “compre a criptomoeda ‘X’ quando ela estiver valendo exatamente 0,00002600 USD”. Até porque, o preço do ativo muda de exchange para exchange, além de ser muito volátil. Então é impossível precisar um valor para sua negociação. É por isso que eu passo um intervalo, é como se eu dissesse: “se você comprar a moeda ‘X’ quando ela tiver entre 0,00002500 até uns 0,00002850 Bitcoin, você estará fazendo bom negócio”.

Limite de perda - nem sempre o mercado vai a nosso favor. Previsões são apenas previsões e pode ser que elas dêem errado (é normal acontecer). É aí que entra o limite de perda, ou o famoso “stop loss”. Ele serve para prevenir perdas muito grandes, então é como se eu recomenda-se a você: “querido membro do To The Moon… o negócio é seguinte: compra criptomoeda X num intervalo de 0,00002500 até uns 0,00002850 que o objetivo é chegar em pelo menos 0,00003550 . Mas cara… se o mercado mudar e a moeda começar a cair, na hora que ela bater nos 0,00001950 USD, melhor vender para evitar perdas maiores.”

Objetivos - se o mercado vai a nosso favor, temos alguns objetivos de valor para aquela criptomoeda, que é onde conseguimos as mais valias, ou seja, os lucros. O objetivo tenta acompanhar a tendência da moeda, exibindo valores para curto, médio e longo prazo. Veja o exemplo abaixo.

  1. O primeiro objetivo é chegar em 0,00003550, com stop loss de 0,00001950;

  2. O segundo objetivo é 0,00004050 - e se a criptomoeda chegar nesse valor, o limite de perda automaticamente passa para o primeiro objetivo, ou seja, 0,00003550;

  3. O terceiro objetivo é alcançar os 0,00004750, com o stop loss de 0,00004050;

  4. O quarto objetivo é 0,00006600, e o limite de perda de 0,00004750.

Isso é ótimo, porque quando o primeiro objetivo é atingido, você já lucrou! E mesmo que o valor da moeda não suba, o stop loss já é esse valor alcançado, então só tem a ganhar, mesmo que seja pouco.

Mas de onde vêm esses números para o trading?

Há quem pense que esses números baseiam-se em fé, ou adivinhação, sorte, ou então naquele negócio muito louco de 6° sentido.

Mas não! Esses números todos não são escolhidos aleatoriamente: esses números surgem através da análise técnica do ativo! Entretanto, é preciso saber diferenciar duas análises que podem ser feitas de qualquer ativo ou mercado: a análise técnica e a análise fundamental.

Análise fundamental

A análise fundamental é tudo aquilo de real que temos daquela empresa ou ativo. Baseia-se em olhar atentamente para o balanço daquela empresa, para os resultados, notícias sobre aquilo que se está analisando, buscar o ponto de vista e opiniões dos clientes, olhar para as oportunidades e dificuldades que essa indústria tem. Em outras palavras, podemos dizer que é tudo aquilo de “palpável” que aquele mercado, empresa ou ativo tem. Fazemos a análise fundamental, por exemplo, quando vemos o projeto de uma cripto ou ICO.

Análise técnica

Em duas palavras, a análise técnica é: interpretar gráficos.

Sabe quando você entra nas exchanges e tem aqueles gráficos cheios de pauzinhos verdes e pauzinhos vermelhos? Então, esses pauzinhos são as velas. Na verdade, o gráfico se chama “gráfico de velas”, ou candles, em inglês.

Não há futuro. Não há previsão. O gráfico mostra apenas aquilo que já aconteceu. Por exemplo, quando pegamos a análise do Bitcoin em relação ao dólar: estamos analisando sua evolução de preço e isso, você pode acompanhar em qualquer site. Então o gráfico não é bola de cristal, ele só está mostrando fatos.

“Pedro, mas como é que os traders apostam em criptomoeda para ganhar dinheiro no futuro sendo que o gráfico não dá previsão de nada?”

Querido leitor, o gráfico não dá previsão de nada mesmo, quem faz essa previsão são as pessoas, após analisar o gráfico. Com base nos padrões que vão sendo registrados, o ativo que está sendo analisado vai mostrando seu comportamento ao longo do tempo e com isso, é possível estipular os acontecimentos futuros, ou seja, prever o que o gráfico irá registrar no próximo (ou próximos) pontos.

Então a gente sabe que conforme um ativo sobe muito, ele vai ter uma correção, que é baixar o valor após algum tempo. Só que essa correção não significa que o ativo não vai mais subir. Pelo contrário, torna-se uma boa oportunidade para comprar aquela moeda quando seu preço baixa e aguardar o valor voltar a subir!

Quando uma criptomoeda sobe...

Sobe...

Sobe...

Sobe...

A gente se pergunta: “Uau! Até onde esse preço vai subir?”. Esse preço vai ter que parar em algum lugar e pela análise técnica, é possível estimar onde será esse ponto. E o mesmo acontece ao contrário, ou seja, quando o preço começa a despencar (só que nesse caso, o ponto não ultrapassa a linha do 0 USD.

Há diversos estudos para fazer essas análises, que são padrões matemáticos construídos a partir do comportamento criado de uma determinada cripto ou ativo. Esses estudos nos fornecem os pontos de suporte, que respondem algumas perguntas bem comuns:

“Até onde esse preço vai cair?”

“Onde se iniciará uma correção?”

“Qual será o ponto de resistência desta moeda para ela ir to the moon?” (Veja o significado dessa expressão no criptoglossário);

“Em qual valor devemos comprar?”

“Quando poderemos vender?”

“Em qual preço obterei os lucros desejados?”

Como analisar os gráficos

É claro que toda a análise deve ser feita de forma cuidadosa, levando em consideração seus objetivos:

  • Se você quer passar o dia fazendo trade, comprando e vendendo a cada mudança de preço, então coloque a escala do gráfico para as velas de uma hora por exemplo;

  • Se o objetivo é lucrar em cima de um ativo em poucos dias, sugiro um gráfico a partir das 4 horas até ao diário;

  • A médio e longo prazo, você pode contar com os gráficos semanais, mensais e anuais. Além disso, cada cripto tem seu gráfico de velas desde o dia em que começou a ser negociada. Tudo depende do que você quer da sua análise.

Para prestar meus serviços de trading, eu uso minhas próprias ferramentas e conhecimentos adquiridos em mais de 20 anos de carreira financeira internacional. Entretanto, no vídeo que eu publiquei sobre análise técnica, eu dou o exemplo do gráfico da Bittrex, mas você pode começar a aprender em qualquer gráfico de velas - quase todas as exchanges possuem os gráficos dos ativos. Abaixo, alguns lugares onde você pode analisar. Clique no nome da exchange para acessar um tutorial sobre ela.

Este post é para iniciantes, então é normal que surjam algumas dúvidas. Por isso, estou à disposição no grupo do Telegram para responder vocês, ajudar em algumas análises e dar opinião. Lá no grupo, a gente tá sempre discutindo e publicando novidades! E para quem já tem experiência com trade, venha ajudar com seu conhecimento, sempre tem bastante membros querendo aprender! Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo.

#análisetécnica

4,085 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.