Stellar e Lumens (XLM), o que é isso? Descubra mais sobre a plataforma!


Você já ouviu falar sobre a Stellar? Esta é a plataforma que carrega as criptomoedas Lumens. A Stellar está no top 10 da CoinMarketCap, ocupando (no momento em que escrevo), o 8° lugar em capitalização de mercado. Conheça neste artigo o que é a plataforma Stellar, para que serve e o que são os Lumens - XLM!

O que é a rede Stellar?

A Stellar é uma plataforma que conecta bancos, sistemas de pagamento e pessoas, tudo em um único lugar. Isso serve para movimentar dinheiro de forma rápida e no menor custo possível, sem ter que enfrentar o problema das fronteiras fiscais.

O que são Lumens – XLM?

O Lumen é a criptomoeda da rede Stellar. O Lumen possui três funções de extrema importância dentro da plataforma Stellar:

1. Serve para realizar transações entre diferentes moedas, para diferentes locais do mundo, de forma fácil, rápida, segura e mais barata. Além disso, as moedas XLM podem servir como ponte entre troca de diferentes pares de criptomoedas. Por exemplo: você quer fazer uma troca de EOS por MIOTA e não encontra esse par em nenhuma exchange: dentro da Stellar, você poderá fazer isso, pois o Lumen servirá de “ponte”: de EOS para Lumen e de Lumen para MIOTA;

2. O Lumen também desempenha um papel de anti-spam. Isso funciona de duas formas:

  • Toda transação possui uma taxa mínima, que é de 0,00001 XLM. Você pode pensar que isso é ruim, pois acaba pagando para usar a plataforma. Mas na verdade, o intuito dessa taxa é evitar que a rede fique sobrecarregada, ou seja, se você fosse fazer 4 transações de 0,000005 BTC para um mesmo endereço, pagaria 4 x 0,00001 XLM = 0,00004 XLM. Então é melhor você fazer uma única transação, pagando apenas 0,00001 XLM de taxa.

  • Outro objetivo desta “fee”, é evitar ataques maliciosos na rede. Quando usuários mal-intencionados enviam milhares de transações para “travar” a rede ou deixa-la lenta, é conhecido como “flooding” ou ataque DoS. Desta forma, milhares de transações custariam milhares de taxas, desencorajando os ataques.

3. Evitar contas inúteis na plataforma. Para utilizar a Stellar, é preciso ter um saldo mínimo de 0,5 Lumens na wallet associada à sua conta. Isso serve para que as contas não fiquem “abandonadas” na rede, ou seja, cada usuário terá utilidade econômica dentro da Stellar.

Como a Stellar funciona?

1. Vamos supor que a minha família em Portugal me pede para mandar Euros pra lá. Só que pra mandar Reais ou Dólares convertidos em Euros pra Portugal, é muito complicado. Tem as taxas bancárias, câmbio e etc.. Então decido fazer essa transação usando a rede da Stellar;

2. A rede da Stellar funciona como a Internet: existem milhares de servidores espalhados pelo mundo, que contém nossos dados, aplicativos, os sites, etc. A Stellar também tem um monte de servidores distribuídos por todo o planeta, só que de forma descentralizada;

​​​3. Esses servidores armazenam cada transação feita na rede, seja de pessoa física ou jurídica. E cada servidor possui uma cópia na íntegra de todas as outras transações já feitas – ou que estão sendo feitas naquele instante;

4. Cada usuário pode ser um servidor. Quanto mais servidores a rede Stellar tiver, mais robusta e confiável ela vai ficando, pois o método utilizado por esta rede é o de Consenso. “Mas o que é o método de Consenso, Pedro?”

É quando os servidores conversam um com o outro para verificar as transações e sincroniza-las, o que acontece a cada 2 ou 5 segundos. Claro que o tempo varia de plataforma para plataforma, mas na Stellar, é aproximadamente este o tempo necessário;

5. O dinheiro que eu preciso enviar para a Europa, será registrado na plataforma Stellar como um crédito que é emitido por âncoras. Essas “âncoras” no mundo real equivalem aos bancos e empresas que processam pagamentos, como a Visa ou MasterCard. As âncoras dentro da Stellar servirão como uma ponte para:

a. Receber meus dólares;

b. Armazená-los dentro da Stellar;

c. Enviar como Euros para a minha família.

6. Os meus dólares ficarão disponíveis em uma conta online de minha titularidade, só que na plataforma Stellar. A minha família precisa ter uma conta na Stellar também, se não, não conseguirão sacar o dinheiro. A plataforma se encarregará de entregar o dinheiro na Europa já convertido em Euros, pela menor taxa de câmbio possível. Eu posso fazer isso de qualquer lugar do mundo, para qualquer pessoa, em qualquer lugar, por qualquer moeda.

Onde posso comprar Lumens?

Os Lumens são muito fáceis de serem encontrados, podendo ser negociados com diversos pares de criptomoedas. Este cenário não poderia ser diferente, já que sua capitalização de mercado chega a mais de 6 bilhões de dólares e em apenas 24 horas, o volume movimentado desta moeda, foi de US$ 38.529.800.

No site do CoinMarketCap, você pode pesquisar na aba “Markets” as exchanges que comercializam XLM. Algumas delas, até fizemos alguns tutoriais aqui, clique abaixo para acessar.

E você sabia que a Stellar possui também uma exchange descentralizada? É a Stellar Decentralized Exchange, uma plataforma onde você pode fazer a troca de vários pares de moeda. Ainda não testamos esta exchange, que ficará para um futuro artigo, mas posso dizer que é ótimo sabermos que a Stellar Network vai além do que muitas criptomoedas e acredito que seja merecido estar entre as 10 principais moedas no ranking de capitalização de mercado.

Você já conhecia os tokens Lumen, da plataforma Stellar? Então venha compartilhar sua opinião conosco no grupo do Telegram, que é parecido com o Whatsapp, só que mais restrito. Estamos sempre debatendo sobre criptomoedas, expondo opiniões, publicando novidades e tirando dúvidas lá no grupo, que está bem ativo! Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo ;)

#ICOs

0 visualização