DAOstack: um sistema operacional para inteligência coletiva. Veja o que é isso e para que serve!


Caro amigos do Aprender Sobre Bitcoin, hoje pretendo falar sobre o projeto da DAOstack, só que para falar sobre isso, você precisa antes conhecer o que é DAO: Oragnização Autônoma Descentralizada e por “descentralizado”, já nos vêm logo à cabeça a palavra blockchain. Então posso dizer que usando essa tecnologia, a DAOstack veio para ajudar a transformar empresas e mercados em negócios descentralizados e capazes de tomar decisões rápidas e inovadoras em escala. Então acompanhe o post de hoje onde falo sobre esse projeto! Mas antes, é preciso saber o que é uma Blockchain.

O que é DAO

Desde o início da humanidade, as pessoas têm procurado uma forma de organizar a

cooperação coletiva, desde as famílias até as grandes corporações. Até o momento, a

Internet foi a que melhor conseguiu esse tipo de organização, pois garante a troca de

informações em tempo real globalmente. Infelizmente, sua falha é não haver uma

sistemática econômica geral que possa organizar este setor.

Com o surgimento da Blockchain, nasceu também a possibilidade de existir uma forma

de cooperação humana que combina a escala com a eficiência de mercados livres e

startups. O futuro é ter redes que se auto organizam em relação a objetivos e

interesses comuns, onde a cooperação é a estratégia vencedora para uma nova

economia global.

As Organizações Autônomas Descentralizadas são redes abertas organizadas e coordenadas por um código criptográfico auto executável, que combina exatamente com os tão falados contratos inteligentes (falamos sobre eles aqui e são fundamentais para o funcionamento da DAO).

Como a DAOstack pretende tornar possível a DAO?

Veja, quando falamos das DAOs, não estamos falando de pequenas empresas familiares apenas e sim de multinacionais, de governos, de países e até de organizações gigantescas como a União Europeia, por exemplo. A DAOstack encontrou a solução através deles: os contratos inteligentes de rede Ethereum, que possibilitam a execução de decisões tomadas por multidões, à prova de falhas.

O modelo de incentivo ao uso de criptomoedas de forma individual, permite a colaboração coletiva sem que hajam atritos. E a rede da DAOstack é desenhada para que a votação da maioria ganhe para a tomada de decisões, que são por sua vez, auto executáveis também, tudo ocorrendo através de contratos inteligentes.

Você já deve ter percebido, mas não custa nada dizer: a DAOstak foi desenvolvida na rede Ethereum, o que nos deixa ainda mais próximo de atingirmos o DAO, já que a maioria dos projetos que contém contratos inteligentes, é lançada através desta mesma plataforma.

Como a DAOstack é estruturada?

Para entender o projeto da DAOstack, é preciso conhecer seu ecossistema e como está estruturada para tornar possível a implementação das DAOs.

  • DAOs: redes mescladas de companhias inteligentes que juntas, constroem um conjunto econômico anti-rival;

  • dApps: você já me viu falando muito sobre dApps e plataformas que possibilitam o desenvolvimento de aplicativos descentralizados, como a própria Ethereum. Esses dApps ajudarão na cooperação de multidões em torno de qualquer objetivo que possa se estabelecer;

  • Alchemy: nada mais do que a interface principal da DAOstack;

  • Arc.js: é um software bastante amigável e auto explicativo, onde os desenvolvedores podem criar novos dApps sem ser necessário muito conhecimento em Solidity ou blockchain;

  • Arc.Hives: bem, se queremos criar uma organização autônoma descentralizada, precisamos fazer com que os contratos inteligentes e dApps conversem entre si, certo? Por isso, o Arc.Hives existe dentro da DAOstack, onde todos os registros são compartilhados, aprimorando o efeito de rede e sua interoperabilidade;

  • Arc: o Arc é uma das partes principais da DAOstack. É uma estrutura modular dentro da blockchain da Ethereum, que permite que as empresas sejam facilmente implementadas, atualizadas e configuradas de forma inteligente. o Arc contém uma biblioteca de módulos e modelos já prontos de operação. Podemos dizer que o Arc funciona para as empresas como o Wordpress ou Wix funcionam para os sites.

Token da DAOstack: o GEN

Claro que para o funcionamento de uma DAO, é preciso haver uma criptomoeda que viabilize as transações e trocas dentro da rede, por isso, o token GEN foi criado. Ele serve para todas as operações dentro do ecossistema, por exemplo a promoção de propostas. Manutenções e gastos dentro da DAOstack também serão pagos com GEN. Este token será distribuído proporcionalmente a seus detentores como forma de incentivo.

O GEN é um token bem novo, pois foi lançado em maio de 2018. Hoje, 1 GEN vale US$ 0,32, o equivalente a 0,00004783 Bitcoins e vêm sofrendo uma queda desde seu lançamento. Claro que isso não diz muito, pois em apenas 1 mês podemos dizer que praticamente todas as criptos têm enfrentado quedas constantes, então não podemos fazer nenhum julgamento real. Você pode acompanhar a evolução de preço da GEN através do site CoinMarketCap.

Quem se interessar pelo projeto, pode comprar GENs como forma de incentivo à rede, ou para fazer lucro apostando na valorização da moeda, ou ainda, adquirir GENs para utilização dentro da plataforma se você quiser implementar a DAOstack em sua empresa. Os tokens GENs são comercializados nas plataformas descentralizadas da Ethereum, como a IDEX, Etherdelta ou DDEX, mas a maior liquidez você encontra na IDEX, cujo volume transacionado nas últimas 24 horas chegou a US$ 41573. Ah! Vale dizer que até o momento, só é possível comprar GEN pagando em ETH.

Você acredita que as DAOs serão tão comuns em nossa sociedade, quanto os fast foods são nos shoppings? O que mais chega próximo ao conceito de DAO é o trabalho feito pela Estônia com o e-Estonia e o e-Residency, claro que o DAO é muito mais do que isso, mas atualmente, é o melhor exemplo que podemos ter e que incrivelmente funciona, reforçando ainda mais que o futuro pertence à blockchain! Conte-nos sua opinião no nosso grupo do Telegram, onde estamos sempre debatendo novos projetos e tirando dúvidas. Para se juntar a nós, clique aqui ou na imagem abaixo ;)

#Altcoins

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com