StrongCoin - tutorial e passo a passo desta wallet para Bitcoins


Caros leitores do site Aprender Sobre Bitcoin! Sempre recebo algumas perguntas sobre o melhor local para armazenar criptomoedas, principalmente da galera do grupo do Telegram. Então hoje vou escrever sobre uma wallet exclusiva para guardar Bitcoin e Bitcoin Cash: a StrongCoin! Este artigo refere-se a uma wallet, então se você não sabe o que é isso, sugiro a leitura dos artigos abaixo:

Eu, particularmente, sempre recomendo a Coinomi, pois ela é bem fácil de usar, tem um layout bem elegante e armazena muitas criptomoedas diferentes. A StrongCoin também é boa e a segurança dela é bem bacana, pois nem a própria equipe dessa wallet consegue ter acesso às chaves privadas do seu endereço. Independente de qual wallet você for utilizar, saiba que elas são muito importantes para a segurança de suas criptomoedas e tokens!

Mas eu não posso deixar minhas criptomoedas nas exchanges onde eu as compro, Pedro?

NÃO! Não façam isso! A wallet que está vinculada a sua conta, dentro de uma exchange, é sua, sim. Você pode tirar e colocar criptomoedas quando quiser, mas as chaves privadas são conhecidas pela exchange. Então se acontece um fork (veja aqui o que é um fork), a exchange pode não te repassar as suas moedas, ou até mesmo, um dia deixar de existir do nada e você acabar perdendo seus ativos. Tomem cuidado, sempre transfira suas moedas para uma carteira sua!

Como criar um endereço na wallet StrongCoin?

1. Acesse o site oficial da Strong Coin. No canto superior direito, clique em “Sign Up”;

2. Você vai precisar preencher um formulário bem simples, apenas com o seu e-mail e criando uma senha (que deve ser bem segura, pois trata-se de uma carteira onde você armazenará ativos digitais que valem dinheiro!);

3. Agora você poderá acessar a StrongCoin normalmente. Não será necessário fornecer mais nenhum dado pessoal. Entretanto, você ainda não tem um endereço para onde enviar seus Bitcoins, portanto, você precisará criá-lo. Veja que logo na página inicial da plataforma da StrongCoin, tem uma seta gigante indicando onde você deve clicar para criar o endereço da sua carteira Bitcoin. Clique lá, no “New Bitcoin Address”;

4. No campo “Label”, digite o nome dessa carteira que você está criando. Pode ser só “Bitcoins”, ou “Bitcoins recebidos de clientes”, ou “Reserva para trade”, enfim, qualquer coisa que você quiser, pois você pode criar quantos endereços quiser, um para cada uso de seus Bitcoins;

5. Depois, crie uma conta para poder encriptar sua chave privada. Amigo, escolha uma senha bem difícil, de preferência, com vários caracteres especiais, números e letras maiúsculas, pois se alguém tiver acesso à suas chaves privadas, essa pessoa pode gastar todos os seus Bitcoins em um único clique, então proteja-se! Depois, confirme a senha no campo abaixo. O mais legal é que enquanto você digita sua senha, a StrongCoin mostra quanto tempo um computador comum demoraria para hackear sua conta. Por exemplo:

  • A senha 123456789: demoraria 4 segundos para ser descoberta;

  • Já a senha Bitcoins10, levaria 106 anos;

  • Mas, veja a diferença agora: a senha Nakamoto*2018 demoraria 423 milhões de anos para ser hackeada!

Dica do Pedro: independente da senha que escolher, anote-a em algum lugar seguro. Se você perder essa senha, você automaticamente perderá seus Bitcoins também, pois nem a StrongCoin conseguirá acessar sua wallet e recuperar a senha para você!

6. Depois de brincar com a senha e o tempo de descoberta por um hacker (eu tenho certeza que você fará isso - eu pelo menos, fiz! ;P), você terá criado o endereço da sua wallet. O seu endereço público é a sequência alfanumérica exibida na tela. Esse endereço você pode publicar, pode passar para as pessoas, pois é através dele que você receberá Bitcoins. Funciona como se fosse a agência e número da conta de um Banco.

Como enviar Bitcoins para outra wallet?

1. No menu lateral, clique em “Your Bitcoins”;

2. Todas as carteiras que você criou dentro da StrongCoin aparecerão nesta tela. Escolha de qual carteira você quer tirar Bitcoins para enviar para outra pessoa, clique em “Send Payment”;

3. No formulário que será exibido, preencha os campos da seguinte forma:

  • To - digite o endereço para onde os Bitcoins serão enviados;

  • Amount to send - quantidade de Bitcoins que serão enviados;

  • Fees (including miners fees) - aqui entram as taxas da wallet e as taxas que vão para os mineradores, que são encarregados de validar todas as transações (incluindo as suas). Se você não sabe o porquê você paga essas taxas ou o que é mineração, leia esse post: “O que é mineração de criptomoedas?”. A taxa da StrongCoin contando a mineração, costuma ser de 0,1%;

  • Avaiable Balance - quantidade de ativos disponível em sua carteira.

4. Agora é só clicar em “Continue” e aguardar algumas confirmações na blockchain do Bitcoin, para que a transação seja executada. Para saber o que é Blockchain, clique aqui.

Como receber Bitcoins na StrongCoin?

Para receber Bitcoins no seu endereço da StrongCoin, basta fornecer o seu endereço público. Você consegue ver seu endereço (também chamado de chave pública), seguindo o passo a passo abaixo:

1. No menu lateral, clique em “Your Bitcoins”;

2. Você verá todas as carteiras que criou dentro da plataforma StrongCoin. Clique naquela onde você deseja receber as moedas. Copie o endereço público e passe para quem for fazer a transferência de Bitcoins para você.

Mas eu já tenho um endereço Bitcoin e quero usar a StrongCoin!

Você pode continuar usando seu endereço atual e ao mesmo tempo, usar a StrongCoin. Para isso, você vai precisar da chave privada do endereço Bitcoin atual. Depois, é seguir o passo a passo abaixo:

1. No menu lateral, clique em “New Adress”;

2. Na tela que vai abrir, clique em “Import Private Key”;

​3. Na próxima tela, clique novamente em “Import Private Key”;

4. Então basta preencher o formulário com a chave privada do seu endereço Bitcoin atual e colocar a senha que você criou para a StrongCoin e pronto! Neste processo, se você tem Bitcoins neste endereço, ele será automaticamente puxado para a StrongCoin! ;)

Onde você armazena suas criptomoedas? Você usa uma wallet ou costuma deixar no seu endereço da exchange mesmo? Conte pra gente lá no grupo do Telegram, onde estamos sempre batendo papo sobre novidades, dúvidas e opiniões do mundo cripto. Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo! ;)

#wallet

62 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.