Plataforma Stratis: descubra o que é e para que serve


Embora esteja lá no 44° lugar no ranking do Coinmarketcap, o STRAT é um token muito interessante, sendo utilizado na plataforma Stratis para o desenvolvimento de contratos inteligentes e aplicativos na Blockchain. Além disso, por diversas vezes, o STRAT foi uma ótima escolha para investimento, por isso, hoje o artigo é para a plataforma Stratis!

A Stratis é uma plataforma de desenvolvimento de blockchains e aplicativos, voltada para solucionar as necessidades de empresas que prestam serviços financeiros. É claro que a Stratis não se limita apenas à este público, pois também permite que qualquer outra empresa utilize sua plataforma, basta ter a necessidade de desenvolver, testar e implementar aplicativos utilizando a tecnologia blockchain. Para simplificar esse processo de desenvolvimento de aplicativos dentro da Stratis, são utilizadas as linguagens C# e o framework Microsoft .Net, permitindo que as empresas façam e implementem suas próprias blockchains, fugindo das despesas (e trabalho) de construir uma infraestrutura “do zero”.

É muito bom haver plataformas que possibilitam a criação de aplicativos e redes descentralizas (ou não), utilizando blockchain. Digo isso porque a blockchain é uma tecnologia nova que todos nós acreditamos que irá revolucionar o futuro devido sua comodidade, facilidade, possibilidades de anonimato e conceito de peer-to-peer. Além de tudo isso, a criação de contratos inteligentes e o simples fato de podermos transferir recursos financeiros para qualquer continente, qualquer pessoa, em qualquer hemisfério, soluciona o problema das fronteiras financeiras e taxas altas. Mais do que a funcionalidade como moeda de troca, a blockchain – criada, validada e operada através de computadores – pode trazer soluções para problemas bem humanos, basta sabermos utilizá-la, que é o caso da Shivom e seu plano de DNA (leia o post: Shivom: a revolução no compartilhamento de genomas). A Stratis atua ativamente de três formas:

  1. Para empresas – ajudando companhias a desenvolverem seus próprios aplicativos em blockchain;

  2. Token STRAT – o token da rede Stratis funciona assim como o ETHER (ETH) funciona na rede Ethereum: um meio de transferência de valores e combustível para utilizar dentro da plataforma;

  3. Academia – esta parte é muito bacana! A Stratis tem sua academia onde disponibiliza materiais de aprendizagem, exemplos de códigos de programação, além de ajuda dos próprios desenvolvedores e rede de contatos de negócios.

O token STRAT

Claro que uma rede complexa como a Stratis iria ter seu próprio token, com utilidade e inteligência para a plataforma. Estamos falando do STRAT, que é uma criptomoeda “minerável” através do Proof os Stake – PoS. O PoS é uma forma alternativa de validação de dados na rede, que tenta solucionar problemas da mineração convencional, o chamado Proof of Work. Para saber mais sobre isso, leia o artigo: “Diferença entre mineração PoW e PoS”.

Vale a pena comprar Strat?

A Strat ocupa hoje o 44º lugar no ranking em capitalização do mercado, segundo o site CoinMarketCap. No momento em que escrevo este artigo, a Strat vale US$ 4,48 (ou 0,00059240 BTC), já tendo chego a US$ 21,21 entre fim de Dez/17 e Jan/18. Podemos chamar esta queda de “natural”, pois é comum vermos a Strat acompanhando os passos do Bitcoin. Veja, por exemplo, a comparação das oscilações de preço durante o mesmo período de tempo entre BTC e STRAT. Veja como são parecidos:

Com este comportamento, posso dizer que sim, vale a pena fazer investimentos em Strat, sempre analisando seu gráfico, é claro. O Bitcoin vem sofrendo sucessivas desvalorizações, o que acaba arrastando muitas outras moedas, então aproveite a oportunidade para fazer compras com preços mais baixos para lucros num futuro não tão imediato.

Outra coisa benéfica que posso dizer quanto a esta moeda, é sua funcionalidade. Os tokens STRAT possuem uma inteligência, uma função dentro de sua rede, não sendo só mais uma criptomoeda. Então vale nos perguntar se de repente, não é um token que usaremos muito – ou até nos fará falta – lá na frente.

Onde comprar os tokens STRAT?

A STRAT é negociada em diversas exchanges, inclusive, está presente em plataformas de reputação bem alta, como a Poloniex, Bittrex, Binance, etc. Você pode conferir uma lista com essas exchanges no CoinMarketCap, além de verificar os pares passíveis de troca.

A Stratis nas empresas

A Stratis disponibiliza sua plataforma de desenvolvimento para as empresas, o que permite a criação de aplicativos baseados em blockchain. De acordo com as necessidades e utilização de cada negócio, a Stratis pode auxiliar a definir a estratégia da rede que está sendo criada, integrando soluções eficazes.

Esta rede também possui um serviço de “nuvem”, que serve para fazer testes nos aplicativos que estão sendo desenvolvidos. Isso serve para que a empresa veja se o projeto vai dar certo, com todas as funcionalidades e implementações, além das oportunidades de melhoria, antes de colocar seu app online. Para isso, é utilizado um serviço chamado Cloud Stratis, que é compatível também com aplicativos da Bitcoin, Ethereum e Bitshares, caso o desenvolvedor queira lançar o app para uma dessas blockchains.

A Academia Stratis

Você tem uma empresa e quer fazer seus aplicativos e crescer dentro de uma blockchain, mas você não faz a menor ideia de como fazer isso? Fique calmo, pois a Stratis te ensina. Através da Stratis Academy, é possível encontrar especificações, descrição de produtos e artigos informativos para aprender tudo o que for necessário para entender como e com o que a Stratis pode te ajudar no projeto. Acesse a academia da Stratis clicando aqui. Além disso, você pode conversar com diversos desenvolvedores da plataforma Stratis através do Stratis Slack. Lá, você conta com inúmeros canais para discutir e perguntar sobre tudo o que for necessário, ficando ainda mais perto do suporte da plataforma.

Sabe o que é ainda mais legal? Que existe uma certificação da Stratis Academy! Na verdade ainda não foi implementado, pois o objetivo é lançar essa campanha no 2º trimestre de 2018. Mas será um programa de aprendizado que visa ajudar desenvolvedores do mundo todo a se prepararem para projetos baseados em Blockchain em alta demanda, independente da atividade do negócio.

O que você achou da Stratis? Acha que é uma boa ideia e que estará de pé no futuro? Venha nos contar sua opinião lá no grupo do Telegram, onde estamos sempre compartilhando novidades, experiências – às vezes, preocupações ;P – e tirando dúvidas com uma comunidade que só está a crescer. Clique aqui ou na imagem abaixo para se juntar a nós!

#Altcoins

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com