980X90 (1).gif

Análise técnica para iniciantes: aprendendo sobre o gráfico de velas


No meio em que estamos, o gráfico de velas é uma das coisas mais comuns de encontrar, afinal, ele está em qualquer exchange, mostrando ali os melhores momentos para comprar ou vender uma criptomoeda.

Não sabe que gráfico é esse? É aquele lá de duas cores, cheio de varetinhas, tipo esse gráfico aqui abaixo que copiei lá da exchange da Binance, que também é conhecido como candles ou candlestick graph.

Esse gráfico é de extrema importância para tomarmos determinadas atitudes no mundo cripto (e em qualquer ação, na verdade), só que é um pouco complicado de entendê-lo. Hoje minha proposta é mostrar para vocês um pouco mais sobre o gráfico de velas, dando apenas uma pequena introdução - bem básica - para iniciantes, ok? Antes de continuar, recomendo a leitura do meu primeiro texto sobre análise técnica para iniciantes, que lancei também como vídeo lá no YouTube. Vale ressaltar que os gráficos não mostram o que vai acontecer com o ativo, ele só passa para nós o que já aconteceu. Por isso, não tem como prever o futuro à partir dos gráficos, apenas fazer uma boa análise e com base nos dados fazer uma estimativa, que pode estar certa ou não.

O gráfico de velas (em inglês, candles) tem esse nome porque as barrinhas vermelhas e verdes possuem uns tracinhos para cima e para baixo, o que lembra uma vela com pavio. O tamanho da vela e do pavio são muito importantes para a análise, pois cada um representa uma coisa diferente. A melhor forma de analisar um gráfico desses é com prazos igual ou maior a 4 horas, pois assim teremos sinais mais claros, por isso, as informações aqui serão todas referentes a um gráfico de 4 horas.

O corpo da vela significa a abertura e o fechamento do preço, enquanto o pavio significa suas altas e baixas. A barrinha verde é referente a alta do preço, então quando se inicia o ciclo de 4 horas, a base da vela verde significa com que preço aquela candle começou e o topo, significa com que preço a vela fechou ao final das quatro horas. O pavio representa o preço máximo e mínimo que o ativo atingiu naquelas 4 horas.

Já a vela vermelha representa a queda. Então o topo da vela significa com que preço ela estava quando começou a cair e a base, com que preço o ativo fechou no final daquelas 4 horas de queda. O pavio é a mesma coisa: preço máximo e mínimo que a criptomoeda chegou naquelas 4 horas.

Em relação às velas plotadas no gráfico, temos dois padrões básicos para a análise: o Marubozu e o Doji. Vou falar separadamente sobre cada um deles, mas saiba que um complementa a análise do outro.

O que é um Marubozu?

O Marubozu é aquela vela que tem um corpo grande e o pavio (também chamado de sombra) curto. Isso indica que os compradores (no caso da vela verde) ou os vendedores (no caso da vela vermelha), estiveram controlando o preço naquelas 4 horas, ou seja, estavam empurrando o preço para onde queriam. No caso da vela verde na imagem abaixo, como o pavio de preço máximo é curto, indica que o preço de fechamento da candle estava muito próximo também de seu limite atingido, o que nos mostra que provavelmente, o valor da criptomoeda continuará a subir.

​​​​

Oportunidades oferecidas no Marubozu

Tomando como exemplo o Marubozu verde citado acima, podemos nos basear em dois pontos de suporte para comprar a criptomoeda que está sendo analisada e aproveitar a tendência de alta para fazer alguns lucros. Esses pontos são:

  • A metade da vela, que é o nível de 50%, marcado em 0,019073;

  • O topo da vela, que fechou próximo dos 0,025.

“Legal, Pedro! E o que eu faço com essa informação?”

Você pode usar esses dois pontos como resistência e suporte para suas decisões, como definir um ponto onde você espera sua moeda chegar para estourar na subida novamente ou fazer uma compra/venda ou colocar uma ordem passiva para o nível de 50% do Marubozu. Na imagem acima, por exemplo, após o Marubozu ser formado e ter fechado em alta, o preço do ETH voltou a tocar o nível de 50%, que é um ponto de suporte. Logo após isso, veja a alta novamente no valor deste ativo!

Doji

O Doji mostra nada mais, nada menos que uma possível reversão na tendência. Isso acontece porque os usuários estão indecisos quanto o mercado, podendo reverter qualquer tendência de subida ou descida. Então o Marubozu mostra algumas oportunidades de comprar e vender e o Doji te diz, implicitamente onde você deve ter atenção, pois os ares poderão mudar. Lembrando que tudo isso é uma análise, não uma certeza! O Doji é como se fosse uma vela mas bem pequena, representando apenas um tracinho no gráfico, ou seja, o preço de abertura é bem próximo ao de fechamento. O pavio pode ser pequeno ou bem grande nestes casos.

Se o Doji aparecer na linha de algum dos pontos de resistência ou suporte, pode apostar que a probabilidade de mudança no mercado aumenta pra caramba! Vamos voltar no gráfico que estávamos analisando anteriormente:

  • Eu não tive o Marubozu me dando uma possível tendência de alta? Lembra do nível dos 50%? Atenção nele;

  • Logo em seguida, olha um Doji de queda ali. E então, candle por candle, vimos o preço começar a descer, do topo do Marubozu até o nível de 50%;

  • E adivinha quem apareceu nesse ponto de resistência enquanto o preço caía? O Doji, minha gente! E o que ele disse pra mim? “Oh Pedro… desde o seu Marubozu, o preço do ETH só caiu né? Até chegar aqui no ponto de suporte. Mas eu tô aqui pra dizer que vou reverter essa tendência e mandar seu ativo lá pra cima!”.

Olhando o que aconteceu depois disso, é evidente a alta, com um preço máximo que chegou a quase 0,024000!

MAS… não é assim tão simples! Eu disse que esse era apenas um texto para iniciantes que querem começar a entender sobre análise técnica. O contexto onde o Doji se forma é muito importante e altera completamente a maneira como ele deve ser interpretado. Sempre devemos ver o histórico do preço antes de tirar conclusões precipitadas.

Bem… era isso o que eu queria mostrar para vocês. Eu uso diversas técnicas e ferramentas para fazer lucro com moedas digitais, o famoso “trading”. Se vocês quiserem acompanhar minhas ideias de trading e ver minha própria carteira de investimentos, acessem o clube To the Moon. O To the Moon costuma ser um serviço pago, mas deixei aberto gratuitamente por algum tempo (indeterminado) para que vocês comecem a entender um pouco mais sobre o trade. Acesse o clube clicando aqui.

Se rolar alguma dúvida, basta vir conversar comigo no grupo do Telegram, que é um lugar próprio para fazermos perguntas, mandar notícias, opiniões e debater sobre todo tipo de coisa relacionado à criptomoeda. Para se juntar a nós, clique aqui ou na imagem abaixo! Venha! ;)

#análisetécnica

12,803 visualizações
Green Coin Br Investin.jpg
  • Instagram ícone social
  • TELEGRAM
  • Facebook
  • Twitter

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com