Criptomoeda brasileira: a Blood Donation Coin


Hoje o texto é sobre um projeto brasileiro com um propósito bastante humano: a doação de sangue. Estou falando sobre a Blood Donation Coin, que procura promover uma sensibilização maior quanto a doação de sangue, podendo salvar vidas.

Primeiro de tudo, preciso dizer que este artigo não é nenhum tipo de recomendação de investimento, tampouco uma sugestão para que vocês participem do projeto da Blood Donation Coin. Este é apenas um texto para apresentar a moeda e mostrar para vocês os diferentes usos que uma criptomoeda pode ter, além dos benefícios da blockchain em soluções de problemas do nosso cotidiano. Tudo o que será escrito aqui foi pesquisado no site da Blood Donation Coin, conversas online nos meios de comunicação da equipe BBRC e uma pitada de opinião pessoal, é claro.

O que é a Blood Donation Coin?

A Blood Donation Coin é uma criptomoeda que leva a sigla BBRC, cujo objetivo de seu projeto é criar uma campanha de incentivo à doação de sangue de forma permanente, fornecendo apoio a hemonúcleos e hemocentros espalhados pelo mundo.

Esse projeto foi desenvolvido a partir do problema da doação de sangue no Brasil: apenas 1,8% da população no país doa sangue. Segundo a ONU, o ideal é que pelo menos 3% da população faça a doação, que é o caso de países desenvolvidos como o Japão e o Estados Unidos. A solução encontrada pela Blood Donation Coin foi criar uma sensibilização nas pessoas, demonstrando a importância de fazer a doação de sangue e reconhecendo a generosidade desta ação.

Como funciona a Blood Donation Coin?

O White paper da BBRC é muito enxuto, não tendo informações o suficiente sobre como o projeto será executado, entretanto, há um road map com as etapas planejadas e seus status:

  • A primeira etapa já aconteceu no primeiro trimestre de 2018, que é basicamente tudo o que já existe no momento: o site, as wallets, pools de mineração e whitepaper;

  • A segunda etapa refere-se à listagem da moeda em exchanges, ou seja, em quais exchanges você poderá negociar as moedas BBRC, além do desenvolvimento de Faucet e Airdrops, que falaremos mais sobre isso em um outro artigo.

  • Entretanto, no whitepaper está escrito que no segundo trimestre, as campanhas de doação de sangue e contribuições a hemocentros e hemonúcleos irão começar, mas... como? Como as doações de sangue serão feitas, com que dinheiro? E a quais hemocentros e hemonúcleos essas contribuições serão feitas? Os doadores de sangue serão recompensados com moedas BBRC por doarem sangue? Então ficam muitas dúvidas sobre o projeto, o que pode acabar com sua credibilidade.

  • Na terceira fase, haverá mais campanha de doação de sangue e início de parcerias com bancos de sangue, mas ainda não sabemos quais. Também neste período, serão lançadas as carteiras compatíveis com Linux e Mac OS.

A partir do último trimestre de 2018, algumas coisas começam a ficar interessantes, podendo levar à procura e uso da BBRC: haverá melhoria no projeto de recompensas. Não é possível saber exatamente o que isso quer dizer, mas será que irão recompensar os doadores de sangue com BBRC? Isso seria bom, pois incentivaria de verdade as pessoas a doarem sangue para ganhar cripto. Ganhando criptomoedas, os doadores provavelmente desejariam trocá-las por moedas mais fortes, gerando movimentação dos BBRC nas exchanges. Com a oferta e procura, o BBRC poderia ter uma valorização, gerando mais interessados e aí se tornaria atrativo investir nesta moeda, que infelizmente, só tem função de moeda.

Uma outra visão, sendo mais otimista quanto ao futuro da Blood Donation Coin, é se alguma empresa grande, hospital ou banco de sangue, investisse e apoiasse no propósito da rede. Isso poderia levar seu valor "to the moon", sendo um grande marco para nós do mundo cripto: seria o uso real de criptomoedas na saúde do ser humano. Todas as moedas se beneficiariam. Entretanto, me chateia não saber como tudo isso será feito, parece não haver um plano por trás dos objetivos que é o que deveria constar em um White paper.

Já no início de 2019, após um ano do início do projeto, a ideia é listar a moeda Blood Donation Coin no site CoinMarketCap, o que lhe renderia mais credibilidade. Além do lançamento de wallets para Android e iOS e busca constante por novos parceiros.

Mineração de Blood Donation Coin

A moeda BBRC é minerável no estilo Proof of Work (PoW), usando a tecnologia CryptoNote. Isso significa que tendo alguns componentes no seu computador e fazendo as configurações necessárias, é possível receber moedas BBRC por validar dados na rede. Se você não sabe o que é mineração proof of work, sugiro a leitura dos artigos abaixo:

Uma forma de participar ativamente do propósito que move a Blood Donation Coin, é fazendo a mineração das moedas BBRC. Isso ajudará na futura movimentação de moedas nas exchanges, afinal, nenhum minerador minera à toa. Ou seja, você faz a mineração para receber moedas como recompensa e guarda-las esperando a valorização; ou as minera para poder trocá-las nas exchanges e depois, até resgatar dinheiro fiduciário.

A rede da BBRC incentiva todos os seus usuários a doarem 10% de todas as moedas compradas e/ou mineradas para hemocentros e hemonúcleos, mas ainda não disponibilizaram uma lista com os parceiros que aceitam este tipo de doação.

Opinião sobre a Blood Donation Coin

É uma criptomoeda de cunho social, por isso, é coerente pensar nela deste modo, a fazer caridade. A ideia da Blood Donation Coin é realmente muito boa, só que infelizmente, não dá para dizer como será executada. O white paper é extremamente limpo, dizendo apenas informações que já constam no site, então podemos ver o que é a BBRC e qual seu propósito, mas não fazemos nem ideia de como as etapas de seu roadmap serão executadas, pois a ideia ficou muito vaga.

Por outro lado, se o projeto for implementado com sucesso e as pessoas, empresas e instituições forem aderindo à causa, é possível que esse projeto dê muito orgulho aos brasileiros, por ser uma moeda nacional e por ter uma grande valorização em seu valor.

Para tirar suas próprias conclusões, leia o artigo sobre como analisar se uma ICO vale a pena. Embora a BBRC não tenha lançado e nem lançará uma ICO, este artigo que mencionei possui dicas para avaliação de criptomoedas já emitidas também. Mas se você já possui uma opinião sobre a Blood Donation Coin, estão venha nos contar no grupo do Telegram, temos uma comunidade gigante aguardando para saber mais. Vale a pena investir nessa moeda ou não? Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo.

#ICOs

155 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.