O que são tokens ERC-20 e para que servem?


Olá, amigos! Hoje venho para falar sobre o tão famoso termo “ERC-20”, que você já deve estar cansado de ler por aí… Mas se você entrou nesse meio agora, fique tranquilo, pois vou explicar que negócio é esse de token ERC-20. Só que pra você entender direitinho o que vou falar aqui, você precisa saber antes:

O que é um token ERC-20?

Primeiro vou explicar uma coisa que muitos iniciantes se confundem: um token ERC-20 não é um token propriamente dito e sim um tipo de token. Isso quer dizer que existem centenas e mais centenas de tokens ERC-20.

ERC é a sigla de Ethereum Request for Comments, que significa em inglês: Solicitação de Comentários Ethereum. Este é o protocolo oficial para propor melhorias na rede Ethereum. E é através dele que são criados os tokens. O número 20 é referente ao formato das chaves da blockchain da Ethereum com 20 bytes de tamanho. Existem formatos com 35 bytes também, que no caso é nomeado como ERC-35.

Esse protocolo ERC define diversas especificações que devem ser atendidas para que um token seja reconhecido como ERC. O benefício é que mesmo tendo “regras”, os tokens não precisam ser iguais, pois são basicamente contratos inteligentes, que podem ser aplicados para qualquer coisa, até mesmo para aquelas que ainda não foram inventadas! A Ethereum é muito ampla, o que promove a criatividade dos desenvolvedores para criar novos tokens com utilidades diversas.

Hoje, uma das formas mais eficientes de financiar um projeto no setor de criptomoedas, têm sido as ICOs. Como a Ethereum é uma plataforma eficiente e completa para o uso de contratos inteligentes, a maioria das ICOs são lançadas através dela, até porque, é o meio mais comum e fácil de fazer isso. Claro que existem outras plataformas para lançar ICO, como a BDX, mas a maior parte é sempre pela Ethereum. Então quando você ouvir falar sobre “moeda tal é um token ERC-20”, “tecnologia ERC-20”, “compatível com ERC-20”, então você sabe que estamos falando de algo que foi criado na Ethereum ou que suporta seu código. Não sabe o que é um ICO? Veja aqui no artigo: entendendo token, ICO e criptomoeda.

Onde posso comprar tokens ERC-20?

Tokens ERC-20 existem em muitas e muitas exchanges. Mas não é assim tão simples “Ai, ouvi dizer que token ERC-20 é o futuro, a Ethereum é um rede gigantesca e vai trazer muito retorno”. Calma, queridos leitores. Não é porque a Ethereum é uma rede confiável que todos os tokens criados nela também serão! Qualquer pessoa pode desenvolver seu próprio ativo dentro da rede. Você primeiro tem que ver se uma ICO ou moeda vale a pena, analisar o projeto se for uma ICO ou analisar os gráficos. A moeda específica deve trazer algum retorno para você e não deve ser comprada só por ser uma ERC-20! Separei aqui alguns artigos que podem ser úteis se você estiver analisando um ativo digital para investir:

Entretanto, quando você vê que aquele ativo digital é um token ERC-20, você pode procurá-lo em exchanges descentralizadas da rede Etherem, que é o caso da Etherdelta e IDEX (clique nos links e você verá um post sobre cada uma delas). O maior benefício de uma exchange descentralizada é que suas taxas são um pouco mais baixas e nos casos das ICOs, que demoram pra caramba para disponibilizar os tokens em uma exchange, se a tecnologia for ERC-20, já aparece disponível para negociação na plataforma descentralizada, antes de ir para mercados gigantes como a Binance ou Kraken.

Para que o protocolo ERC-20 foi criado?

Você sempre me vê falando aqui no site ou no grupo do Telegram sobre uma nova ICO ou um projeto bacana que vale a pena comprar alguns tokens, isso porque eu só recomendo os melhores e que realmente confio. Fora isso, existem milhaaaares de ICOs sendo lançadas, além de novos ativos que nascem sem uma ICO. Todos eles usando a maneira com mais credibilidade atualmente: plataforma Ethereum.

Agora imaginem que cada token desses projetos tivessem suas próprias especificações: os desenvolvedores ficariam loucos escrevendo a cada token, um novo código, sem contar a incompatibilidade absurda entre os diferentes tipos de tokens dentro da mesma rede! Então veio o belíssimo ERC-20, resolvendo todos esses problemas com uma única palavra: padronização. Mas não se esqueçam: já falei anteriormente que mesmo que os tokens ERC-20 sigam as mesmas especificações, não significam que são iguais! Cada um possui seu próprio projeto, inteligência e funcionalidade.

Você já sabia tudo isso sobre o token ERC-20? É tão comum ouvirmos falar dele que nem nos atentamos ao que esta tecnologia significa! Você pode aprender como fazer sua própria criptomoeda e ICO (em menos de 30 minutos) dentro da Ethereum aqui neste post: Como criar uma moeda e ICO.

Eai, ficou com alguma dúvida? Então venha conversar conosco lá no grupo do Telegram, onde estamos sempre debatendo sobre as notícias e opiniões sobre criptomoedas, além de sempre estarmos fazendo perguntas e pedindo que os outros usuários compartilhem suas experiências conosco. O Telegram funciona quase como um WhatsApp, só que mais restrito. Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo! ;)

#Ethereum

738 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Esse curso via Skype serei só eu e você ao vivo, mas você está no comando. São 30 minutos onde você pode perguntar o que quiser. E eu vou responder! Como é que eu faço pa...
Pergunte o que quiser
30 min
R$150
BEM VINDO
COISAS
EXPLORE
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • RSS - White Circle