Crie sua própria empresa online dentro da União Europeia. Tutorial e passo a passo


Há algum tempo atrás eu falei sobre a e-Estonia e o e-Residency, que é um programa de construir uma sociedade digital usando a Blockchain. É um trabalho fantástico, pois já está funcionando e muitas pessoas estão tirando suas identidades digitais e se beneficiando do programa. É também um ótimo exemplo de como a tecnologia Blockchain pode sair do mundo virtual e ser aplicado no mundo real, diretamente em um governo, chegando próximo daquele conceito de DAO - Organização Autônoma Descentralizada (que também escrevi explicando o que é, aqui neste artigo). Estou dizendo tudo isso porque o post de hoje tem tudo a ver com o assunto: como criar uma empresa com credibilidade internacional, usando esta tecnologia, sem burocracia e totalmente legal. Mas antes de continuar, recomendo a leitura dos artigos abaixo:

Por que criar uma empresa online na Estônia?

Todas as pessoas que possuem o e-Residency podem criar uma empresa com sede na União Européia completamente online. Gerencie uma empresa com localização independente confiável e sem burocracia de administração, com o menor custo possível. Além disso, você pode trabalhar com ela de qualquer lugar do mundo, no seu próprio horário. Estamos falando sobre ser dono de sua própria companhia, com os benefícios de:

  • Trabalhar onde quiser: sem ter que ficar fazendo viagens e tendo custos com locomoção, afinal, até mesmo contratos feitos pela Internet são validados legalmente usando esta tecnologia;

  • Minimizar custos e trabalho com burocracia: é possível acessar uma comunidade de outros e-Residentes e mercado de prestadores de serviços para que sua experiência empresarial tenha foco no crescimento e sucesso, não na burocracia;

  • Ter uma empresa com credibilidade na União Europeia: opere dentro de um ambiente de negócios aberto e transparente, com acesso não só ao mercado, mas à fintech, à estrutura legal e à estabilidade oferecida pela União Européia.

Veja o vídeo explicativo sobre o programa empresarial para e-Residency abaixo (em inglês), tem menos de 1 minuto e meio.

Soluções digitais oferecidas pelo e-Residency para empresas

  • Identidade Online: Ao fazer o e-Residency, você recebe um cartão de identidade idêntico ao que os cidadãos da Estônia usam, assim você pode se identificar em qualquer ambiente de forma online, se comunicar com segurança e ainda assinar documentos digitais;

  • Serviços bancários: você pode encontrar soluções de pagamento internacionais que atendam às necessidades de sua empresa dentro da União Europeia ou globalmente;

  • Gerenciamento de empresa: dentro das inúmeras soluções empresariais que o programa oferece, podemos citar o gerenciamento do capital social, conduzir decisões de conselho e declarar imposto, tudo sem aquela carga burocrática e dentro de todos os aspectos legais.

5 passos para criar sua própria empresa online usando a Blockchain

1. Primeiro de tudo, você precisa ser um e-Residency. Sem isso, é impossível ter sua empresa. Tudo o que você precisa saber e o passo a passo para conseguir sua identidade digital está descrito no artigo: “e-Residency, tutorial e passo a passo de como conseguir sua identidade emitida pela Estônia”.

2. Depois, você vai precisar escolher um provedor de serviços. Isso serve para você ter um endereço e um contato na Estônia para definir estrutura de negócios que você precisa. O custo médio disso é de €50-100 cobrados mensalmente. Os provedores de serviços podem ser encontrados na página “Run a Company”, (em inglês), sendo separados por objetivos ou por categoria de serviço.

Então vamos supor que eu queira criar uma exchange. É exponencialmente menos burocrático e trabalhoso eu fazer isso pelo e-Residency do que aqui no Brasil, com CNPJ e etc. Por isso, farei pelo programa da Estônia. Só que em minha exchange, eu quero receber diversos meios de pagamento, como cartão de crédito e débito, transferência bancária, depósitos e outros, então a opção que eu escolheria na lista de provedores de serviços seria: “Payments”. Então uma série de parceiros serão exibidos, onde posso escolher o melhor deles de acordo com minhas necessidades.

3. O terceiro passo é registrar sua companhia. Você tem 2 formas de fazer isso: ou pedindo para o provedor de serviços que você contatou, que fará tudo da forma mais direta e não burocrática possível. Ou você mesmo pode fazer esse registro. Infelizmente, tudo acontece no idioma inglês, então se você não possui muito domínio nesta língua, então aconselho deixar que o provedor escolhido faça tudo. Caso você mesmo queira registrar sua empresa, você pode contar com alguns recursos, como:

  • Verificar se o nome escolhido para sua empresa já existe e se está disponível para uso na empresa pela e-Estonia. Clique aqui para checar;

  • Para fazer o registro de sua empresa online, visite o Portal de Registros e siga todas as instruções contidas no site;

  • Se você precisa de assistência ou algum outro tipo de recurso para registrar sua empresa, você pode visitar a página de recursos.

Ah! Vale lembrar que existe um preço para fazer esse registro, que é uma taxa imposta pelo Governo: €190.

4. Depois de registrada, sua empresa precisará de uma licença ou registro de atividade econômica. Dependendo do tipo de negócio que você está abrindo, diferentes tipos de licença são necessários ou então, apenas uma declaração de atividade econômica já é o suficiente. Você pode ver mais sobre isso aqui neste link.

5. Por fim, você precisará de uma conta comercial com um IBAN - International Business Account Number (número internacional de conta comercial) para que sua empresa possa receber, manter e enviar dinheiro com facilidade (além de pagar em capital social e poder fazer seus saques).A sua conta empresarial deve estar baseada na União Europeia, ou seja, no endereço registrado de sua companhia, visando estar em conformidade com a SEPA (the Single Euro Payments Area), para maior facilidade de acesso a serviços, como prestadoras de pagamentos. Idealmente, a conta também deve vir com um cartão de pagamento em nome da empresa.

Pode até parecer difícil, mas acredite: não é! Abrir uma empresa no Brasil é mil vezes mais caro e mais complicado do que fazer tudo pela Internet, a única coisa que você precisa é dar o primeiro passo e descomplicar usando a Blockchain. Quem sabe em seu novo negócio você até não passe a aceitar criptomoedas como forma de pagamento? Seria uma ótima ideia para ajudar a desenvolver o mundo cripto e facilitar o pagamento por seus serviços ainda mais!

Se ficou alguma dúvida sobre este assunto, me chame lá no grupo do Telegram, onde estamos sempre debatendo sobre tudo o que for relacionado ao mundo cripto, além de ir tirando todas as nossa dúvidas! Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo e seja bem vindo! ;)

#investimento #Paradigma

68 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.