Cryptonator: uma das melhores carteiras multi moedas. Tutorial e passo a passo.


No post de hoje, eu passo mais um tutorial e passo a passo sobre uma wallet para armazenar suas criptomoedas, estou falando da Cryptonator, que comporta diversas moedas num lugar só! Ter uma wallet cujas chaves privadas ficam sob seu domínio é de extrema importância, pois é a forma mais segura de armazenar seus ativos. Se você não sabe muito sobre carteiras, sugiro a leitura dos artigos abaixo:

Por que utilizar uma cripto wallet?

Sempre falo para não deixar suas moedas virtuais nos endereços das exchanges onde as comprou, pois você não tem total controle sobre elas e sim a empresa dona da exchange. Por exemplo: você fez uma compra de Bitcoins na Bitcointrade. Quem será dona de verdade da sua carteira será a Bitcointrade e não você, pois é a exchange que possui suas chaves privadas, ou seja, podem fazer o que quiser com suas criptomoedas. Além disso, caso haja um fork, pode ser que a plataforma não repasse suas moedas gratuitas, afinal, para recebê-las, você precisa de suas chaves privadas. Não sabe o que é um fork? Então veja os artigos:

O que é a Cryptonator?

A Cryptonator é uma wallet multi coins que funciona tanto para desktop quanto para Smartphones Android. As moedas suportadas pela Cryptonator são:

  • Bitcoin;

  • Bitcoin Cash;

  • Blackcoin;

  • Bytecoin;

  • Dash;

  • Dogecoin;

  • Emercoin;

  • Ethereum;

  • Litecoin;

  • Monero;

  • Peercoin;

  • Primecoin;

  • Reddcoin;

  • Ripple;

  • ZCash.

Além de dinheiro fiduciário, como Euro, Dolar, Rubles, etc. Você pode escolher adicionar um endereço para cada moedas de uma vez ou selecionar apenas aquelas que você irá utilizar.

Como criar e configurar uma conta na Cryptonator?

Você pode criar uma conta na wallet Cryptonator de duas formas: ou usando pelo aplicativo para Android na Google Play, ou através de um computador ou notebook. No nosso tutorial, usaremos a Cryptonator no navegador Google Chrome. É muito simples criar sua carteira Cryptonator, sendo necessário apenas seu e-mail e a criação de uma senha.

1. Abra o site da Cryptonator. Na tela inicial, clique em “Sign up for free”;

2. Na próxima tela, você precisará escolher se está criando uma conta pessoal “Personal Account”, ou uma conta comercial “Merchant Account”;

3. Depois é só colocar seu endereço de e-mail e criar uma senha bem forte. Lembre-se que você está armazenando seus ativos digitais nessa carteira, que valem dinheiro! Então procure dificultar ao máximo uma possível invasão na sua conta, colocando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais na senha. No caso de uma conta comercial, também será solicitado um nome comercial;

4. Quando o formulário de cadastro for submetido, um e-mail de confirmação será enviado. Vá até sua caixa de entrada e siga as instruções;

5. Vá até o site da Cryptonator novamente e faça login. Um novo e-mail será enviado verificando o dispositivo que você está usando para acessar sua conta. Isso vai acontecer todas as vezes que você se conectar por um dispositivo diferente, como método de segurança;

6. Confirmado o IP de onde você está acessando, pronto! Você já tem seu acesso à carteira Cryptonator. Veja que logo que você fizer login, será solicitada uma breve configuração dos serviços e é aí onde você escolhe adicionar uma carteira para cada moeda que a Cryptonator suporta ou selecionar apenas as moedas que irá utilizar. Particularmente, eu prefiro adicionar apenas as moedas de meu interesse, pois deixar uma lista imensa só atrapalha o visual, deixando-o poluído e as chances de você errar a transferência de ativos de uma carteira para a outra aumenta exponencialmente.

7. Ao escolher as moedas que você deseja trabalhar, é preciso gerar um código alfanumérico diferente para cada uma delas. Na tela 2 de 3 do “Setup Guide”, clique em “Generate” para cada moeda que você adicionou;

8. O terceiro e último passo da configuração é adicionar algum tipo de autenticação em 2 fatores para tornar a sua conta na Cryptonator o mais segura possível. Você pode fazer isso de 3 formas diferentes:

  • Através do Google Authenticator;

  • Por uma mensagem via Telegram; ou

  • Por mensagem via SMS, o que não é muito recomendado.

Escolha o que for melhor para você e siga as instruções para ativar sua autenticação em 2 fatores.

Como receber/ depositar moedas na Cryptonator?

1. Vá até o menu “Balance”. Nele, você verá todas as moedas que selecionou para uso;

2. Selecione a moeda que deseja depositar ou receber de alguém em sua wallet Cryptonator. Neste passo a passo, usaremos o Bitcoin como exemplo;

3. Clique na setinha em frente ao nome da moeda para abrir um menu. Veja que um endereço será exibido. É para este endereço que você enviará seus Bitcoins e se alguém quiser transferir BTC para você, você pode compartilhar este mesmo endereço. Dá para ter até 10 endereços diferentes para a mesma moeda na Cryptonator;

4. Uma função muito legal na Cryptonator é que para cada endereço que você criar, é possível inserir um “auto exchange”. Por exemplo, você tem um determinado endereço onde recebe pagamentos em Bitcoin por seus produtos online. Mas quando essas moedas caírem em sua conta, você quer que elas sejam automaticamente convertidas para Ethereum. Então basta clicar na opção “Activate Auto Exchange” e escolher: de Bitcoin para Ethereum. Não acho muito aconselhável, pois você pode acabar pagando taxas altas por esse câmbio;

5. Também dá para requisitar um pagamento. Para fazer isso, ainda na mesma tela, você pode clicar na opção “Request Payment”. Um formulário irá abrir na tela, onde você escolhe o endereço onde deseja receber as criptomoedas, a quantidade que deseja receber e o email de quem irá efetuar o pagamento. Você também pode colocar uma mensagem se quiser, mas é opcional. Depois disso, é só enviar a cobrança!

Como enviar moedas para outro endereço através da Cryptonator?

1. Vá até o menu e clique no ícone “Send”;

2. No formulário que vai se abrir, preencha a moeda que quer enviar, o endereço de destino e a quantidade. Veja que existem taxas para este envio, então observe que:

  • O campo “Amount net”, refere-se a quantidade total que o destinatário receberá;

  • “Transaction fee” é a taxa que será paga;

  • “Amount gross” significa o valor total, ou seja, a quantidade recebida no destinatário + as taxas;

3. Uma coisa muito legal desta carteira é que você pode adicionar uma nota a esta transferência ou fazer um modelo para ela, clicando na lista suspensa “Payment templates”.

Como recarregar os créditos do celular com a Cryptonator?

Outra coisa muito bacana desta wallet é que é possível recarregar o crédito de celulares pré-pagos diretamente com Bitcoins! Não apenas o seu celular, mas o de qualquer pessoa dentro e fora de seu país. São 600 operadoras em 143 países. Veja o passo a passo de como fazer isso:

1. Insira seu número de telefone no campo “Enter your number”. Aqui, tem que ser o código do país, o DDD e o número, sem espaços ou símbolos.

  • Por exemplo, no Brasil, o código é o 55, em Portugal, é XX [PEDRO, COLOCAR O CÓDIGO DE PORTUGAL]. O DDD de São Paulo, por exemplo é 11. O número de uma pessoa que se encontra em São Paulo, Brasil, deveria ser inserido assim: 5511000000000;

2. Uma pop up irá aparecer, reconhecendo o número e a operadora, já passando o preço convertido na moeda local e em Bitcoins. Para confirmar, é só inserir o seu código de autenticação em 2 fatores e esperar que os créditos caiam. Claro que para isso, você precisa ter saldo em suas carteiras.

E então, gostaram da Cryptonator? Eu achei uma wallet bem fácil de trabalhar, com um design bem bacana e confortável. Também é bem completa, com algumas funcionalidades diferentes das outras wallets. Para saber mais sobre ela ou se tiver ficado alguma dúvida, venha me chamar no Telegram. Estou sempre respondendo dúvidas e conversando com os membros do grupo sobre tudo o que for relacionado a criptomoeda. Para se juntar a nós, clique aqui ouna imagem abaixo! ;)

#wallet #carteira

820 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.