980X90 (1).gif

O que é e como fazer arbitragem de Bitcoin? Tutorial e passo a passo para iniciantes

Atualizado: 31 de Dez de 2019


O post de hoje é feito exclusivamente para os amigos do grupo do Telegram, que sempre estão comentando e perguntando sobre a arbitragem de Bitcoin e outras altcoins. Mas afinal, o que é a arbitragem de criptomoedas? Para que serve esta técnica? Se você não sabe, continue esta leitura e para quem já sabe, veja algumas dicas de sites que podem ajudar na hora de lucrar com suas moedas virtuais!

O que é a arbitragem de criptomoedas?

As moedas são vendidas em plataformas específicas com suporte para:

  • Depositar e sacar em Reais e outras moedas fiduciárias (dinheiro da vida real);

  • Transferir as altcoins de uma carteira para a outra;

  • Executar ordens de venda passivas e ativas;

  • Exibir gráficos e volumes de compra e de venda;

  • E ainda registrar todas as transações na respectiva Blockchain.

Essas plataformas são chamadas de exchanges e existem centenas delas no mundo, algumas aceitam apenas transações com criptomoedas, outras, permitem a compra e venda usando fiat money. Independente da exchange que você escolher para comprar altcoins, sempre haverá uma diferença de preço em relação a outras plataformas, que pode ser pra mais ou para menos. A arbitragem é simplesmente o fato de comprar moeda digital na exchange que cota o preço mais barato e ir vender na exchange com o preço mais caro, ganhando lucro instantâneo.

Quais as melhores plataformas para fazer arbitragem?

Depende do preço da criptomoeda e das taxas da exchange. Não adianta nada comprar na exchange que tem o preço mais barato de Bitcoin, por exemplo, sendo que tem taxas altas para depositar os Reais, para transferir os Bitcoins para a outra exchange e etc, pois no fim das contas, o lucro recebido não paga todo o trabalho que você terá - às vezes, não pagará nem as taxas envolvidas no processo, te deixando no prejuízo. Uma outra coisa para se pensar são nas exchanges. Para os Brasileiros fica mais fácil usar as corretoras do país, pois:

  • Fazer o cadastro e verificação na exchange é preciso apenas de uma foto e documento de identidade (pode ser o RG, CNH e até passaporte);

  • Trabalham na mesma moeda: BRL (sigla para o Real);

  • Praticam a mesma cotação do dólar;

  • Os bancos já são os mais conhecidos do Brasil;

  • É só fazer uma simples transferência bancária e está tudo certo, o dinheiro cai na conta e para sacar é o mesmo processo.

Mas para quem tem facilidade em verificar suas contas em exchanges internacionais, enviar os documentos certos e trabalhar com outras moedas fiduciárias, como o Euro e o Dólar, existe a vantagem de ter um leque maior para a arbitragem. Entretanto, é muito mais comum verificar apenas nas exchanges Brasileiras mesmo, tendo até ferramentas que ajudam nisso. As plataformas do Brasil mais conhecidas para a técnica são (clique nos links para ser direcionado para um tutorial e passo a passo das respectivas exchanges):

Dá para fazer arbitragem usando a LocalBitcoins também (veja o tutorial e passo a passo aqui), só que a LocalBitcoins funciona diferente das exchanges, pois ela é como se fosse o “Mercado Livre”, só que apenas para Bitcoin: você compra as moedas na exchange mais barata (ou na própria LocalBitcoins) e anuncia para venda por um preço mais alto.

Qual a vantagem de fazer arbitragem de Bitcoin e outras altcoins?

  • Dá pra fazer diretamente do conforto da sua casa ou pelo celular. Você só gastará com energia elétrica e com as taxas das exchanges;

  • Em um único dia é possível fazer bons lucros. Quanto mais dinheiro movimentar, maiores os lucros (dependendo da diferença entre os preços nas exchanges);

  • Como as criptomoedas são consideradas um investimento de alto risco, com grande possibilidade de perdas, a arbitragem é uma forma menos arriscada de fazer mais dinheiro. É quase instantâneo e seguro comprar mais barato e já vender em outro local mais caro;

  • Tem pessoas que só fazem isso o dia todo, com várias moedas virtuais diferentes, em várias exchanges;

  • O maior problema da arbitragem resume-se apenas em ter que ter dinheiro para movimentar e as taxas para pagar, exigindo muitos cálculos para ver se o negócio vale a pena.

Como fazer a arbitragem de Bitcoin e outras altcoins?

Existe o método mais lento e o mais rápido. No mais lento, você pode abrir o site de exchange por exchange, verificar os preços e visualmente analisar a mais barata e a mais cara. Depois é preciso fazer os cálculos de quanto vai gastar nas taxas de depósito, saque, execução de ordem e transferência, tanto de cripto quanto de fiat. E se o lucro valer a pena, é só colocar as ordens de compra e venda em ação. Veja aqui a diferença entre ordem passiva e ativa. Se você optar por fazer tudo manualmente, já falo os pontos que merecem sua atenção:

  • Qual exchange vende o Bitcoin mais barato;

  • As taxas de depósito em Reais na exchange escolhida;

  • A taxa de execução da ordem de compra > taxa cobrada pela exchange se houver + taxa de mineração da rede (Veja aqui o que é mineração e porque você paga essas taxas);

  • Taxa para transferir os Bitcoins comprados para a outra plataforma > taxas da exchange se houver + as de mineração;

  • Verifique se a exchange onde você venderá suas moedas cobra taxa de depósito em cripto;

  • Taxas para executar a ordem de venda;

  • Valor do saque em Reais após vender suas criptomoedas > o valor da TED que será feita + a porcentagem que fica para a exchange.

Já no método mais rápido você usa uma ferramenta para ajudar. vou falar sobre 3 que são bem conhecidas: Cointrade Monitor, o Arbtrade e o WatchCoins. Essas ferramentas já fazem todos os cálculos levando em consideração o spread (diferença de preço de uma exchange pra outra) e as taxas. As ferramentas também indicam se há a chance de fazer a negociação dentro da própria exchange e há a possibilidade de fazer uma simulação usando o dinheiro que você está disposto a movimentar e o quanto você irá lucrar. Para utilizar as ferramentas, basta acessar o site e seguir as instruções de uso.

O Cointrade Monitor é completamente gratuito.

​​O Arbtrade é uma ferramenta paga com diferentes planos de benefícios.

Já o WatchCoins oferece um bom serviço de arbitragem gratuito, mas há como fazer o upgrade para a conta premium e receber algumas funcionalidades a mais.

Se você ficou com alguma dúvida, pode me chamar no grupo do Telegram quando quiser, pois sempre estamos por lá respondendo perguntas, dando opinião, postando novidades e ajudando todos que quiserem aprender mais sobre Bitcoin e outras altcoins. Junte-se a nós na comunidade que está crescendo cada vez mais. Clique aqui ou na imagem abaixo.

#investimento #Cryptomoedas

13,423 visualizações
Green Coin Br Investin.jpg
  • Instagram ícone social
  • TELEGRAM
  • Facebook
  • Twitter

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com