OpenBazaar: uma plataforma de compra e venda completamente descentralizada, P2P e já está funcionand


Você já ouviu falar sobre a OpenBazaar? Não? Então se aconchegue, pois você vai adorar ler este post! O OpenBazaar é um lugar onde você pode comprar o que quiser em qualquer lugar do mundo. A negociação é feita diretamente com o vendedor, sem uma terceira pessoa enchendo o saco entre vocês, é possível pagar em diversas criptomoedas e não há taxa alguma na utilização da plataforma, pois é completamente peer-to-peer! Mas já adianto para vocês que para entender o que eu vou falar aqui, é preciso entender alguns conceitos, portanto, dê uma lida nos artigos abaixo:

O que é o OpenBazaar?

O OpenBazaar é uma plataforma de compra e venda online (conhecido como “marketplace”). Funciona como uma espécie de “Mercado Livre”, onde os comerciantes podem criar suas próprias lojas e postar anúncios de seus produtos. Os compradores por sua vez, procuram o produto que querem adquirir e compram no melhor anúncio, combinando a forma de pagamento e entrega diretamente com o vendedor. “Mas Pedro, por que eu usaria a OpenBazaar ao invés do Mercado Livre?”. Vou te dar vários porquês:

  • É uma plataforma descentralizada e por descentralizada entendemos que não possui uma grande empresa por trás da OpenBazaar faturando fortunas, nem ninguém para impedir sua negociação ou ditar as regras do jogo;

  • Por não ter um mediador ou uma empresa “dona” da OpenBazaar, tudo se torna mais barato, afinal, você não precisa pagar pelo uso da plataforma ou deixar comissão pelo serviço prestado. Por exemplo, quando você faz uma venda no Mercado Livre, recebe pelo Mercado Pago e para fazer a retirada do seu dinheiro, tem que deixar uma taxa (que se não me engano, são R$ 3). Isso também é uma vantagem em relação à compra e venda de criptomoedas, mas deixo para falar melhor sobre isso daqui a pouco;

  • Dá para comprar coisas no mundo inteiro, pagando simplesmente com suas criptomoedas. Há também um trabalho em conjunto entre a OpenBazaar e a ShapeShift, que faz a troca de criptomoedas. Isso quer dizer que se você quiser fazer uma compra que só aceita Bitcoin como pagamento e você só tiver Ethereum, a plataforma fará a troca equivalente das moedas e você poderá adquirir seu produto/ serviço tranquilamente. O único problema disso é que fica caro fazer o câmbio pela ShapeShift, talvez fosse mais interessante comprar a moeda certa em uma exchange e transferir para a OpenBazaar.

Comprar e vender criptomoedas na OpenBazaar

Lembra que eu falei que seria uma vantagem a compra e venda de criptomoedas pela OpenBazaar? Então, vou explicar agora. Quem me acompanha por aqui no site ou no grupo do Telegram, sabe que eu gosto muito de trabalhar com a LocalBitcoins, inclusive, fiz um tutorial e passo a passo sobre ela. Mas existe uma vantagem da OpenBazaar em cima da LocalBitcoins: as taxas. E não só na LocalBitcoins, mas em qualquer exchange!

Isso acontece porque essas plataformas não são descentralizadas e sim centralizadas, ou seja, pertencem a alguém, ou à um grupo ou empresa. E o que os donos das exchanges querem? O que todo mundo quer: d i n h e i r o. Então existem os custos administrativos de uma exchange, energia elétrica, funcionários, servidores e etc. e eles tiram dinheiro para se sustentar de onde? De você, oras. Perceba que sempre que você executa uma ordem de compra ou venda, existe a taxa da mineração e a taxa da exchange:

  • Vai fazer um saque, a plataforma também pega uma porcentagem pra ela;

  • Algumas cobram até mesmo para você fazer um depósito!;

  • Na LocalBitcoins, por exemplo, você tem que pagar 0,00015 BTC para depositar, ou seja, para usar a plataforma deles!

Já na OpenBazaar, ninguém está procurando lucros, exceto os vendedores. As únicas taxas que serão pagas são as da rede da criptomoeda que você vai transacionar, ou seja, as taxas de mineração. Então talvez, fique mais barato comprar cripto na OpenBazaar do que em algumas exchanges. Bônus: não é necessário cadastro complicado, nem verificação de conta, etc.

A OpenBazaar é confiável?

A gente já tem receio de comprar coisas online de plataformas que possuem “donos”, imagina daquelas que não têm? Com todos os meios de comunicação e tecnologia, é comum recebermos um material delicado danificado pelo transporte, ou um livro que chegou errado, coisas assim. E se isso acontecer com você ao utilizar a OpenBazaar? Com quem você vai reclamar? E se você não receber seu produto ou ficar insatisfeito com o serviço? É a comunidade quem vai cuidar de tudo!

Você pode escolher utilizar a multi assinatura, onde 2 pessoas de 3 precisam concordar. A terceira pessoa é um moderador da OpenBazaar, que também é um usuário da plataforma, podendo ser seu colega faculdade ou alguém aleatório em algum lugar do mundo. Os vendedores podem colocar em seus anúncios uma lista de moderadores para fazer o escrow da negociação e o comprador escolhe desta lista, quem ele quer que faça a multi assinatura. O comprador também pode pedir para que o vendedor adicione outro moderador de sua escolha, até que ambas partes concordem.

A multi assinatura faz com que o pagamento só seja liberado se das 3 pessoas, 2 concordem. Apenas após essa aprovação, o vendedor recebe seus Bitcoins. O moderador pode concordar com o vendedor ou com o comprador, dando um destino para a negociação.

Ah! Devo dizer que a plataforma da OpenBazaar não é um site e sim um software de código aberto. É preciso acessar o site para fazer o download que seja compatível com seu sistema operacional: Mac, Windows e Linux. Todas as instruções de uso e vídeos institucionais estão disponíveis para consulta no site da OpenBazaar, só que em inglês.

O que vocês acham de um tutorial e passo a passo sobre a utilização da OpenBazaar? Comentem lá no grupo do Telegram e quem sabe eu não preparo uma matéria sobre como utilizar o software? E se você tiver qualquer dúvida, me chama lá no grupo também, pois sempre estou por lá postando umas dicas, opiniões e ajudando quem quiser! Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo ;)


31 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.