O que são Masternodes? Qual sua função em uma rede Blockchain?


Se você é um fã, um investidor, um conhecedor, entusiasta ou pelo menos um iniciante no que se refere à Dash, esse post é para você! Digo isso porque a Dash tem uma característica diferente das outras criptomoedas que vou falar aqui: os Masternodes. E tanto se fala sobre “node”, “masternode” que as pessoas só aceitam a existência dessa palavra sem saber o que de fato é. A coisa mais legal disso tudo é que com certeza você vai achar a Dash muito mais interessante após conhecer esse fluxo de votações e validações feitos por pessoas da própria rede, basta ter um saldo em Dash na wallet. Só que antes de continuar, você precisa saber:

O que é um Node?

Antes de entender o que é um Masternode, você precisa saber o que é um “node”. Do inglês, node significa “nó” e refere-se a cada usuário de uma rede. Então você tem lá a Blockchain do Bitcoin, e cada computador que está na rede é um nó que armazena e transmite a mesma informação que todos os outros nós. E é exatamente a mesma informação. É assim que uma rede Peer-to-peer funciona e é por isso que quando falamos sobre criptomoedas, dizemos que são descentralizadas. Sugiro que você leia meu artigo explicando o que é Blockchain e Peer-to-peer (P2P). Vale dizer que quanto mais nodes uma rede tem, mais rápida, estável e segura ela fica. E se você possui criptomoedas em sua wallet, você é um nó! ;)

Tá, mas então o que é um Masternode?

Os Masternodes ficaram famosos com a rede Dash (falei sobre ela neste artigo aqui). A Dash é uma criptomoeda com função de privacidade, o que acredito que um dia fará desta moeda uma das mais importantes para o ecossistema cripto, afinal, possibilita o anonimato de verdade, enviando e recebendo informações irrastreáveis. Não é à toa que a indiquei como um dos ativos digitais que colocaria em uma carteira de investimentos de longo prazo. Se você quiser saber mais, leia: Como montar uma carteira de criptomoedas de longo prazo.

O Masternode é um servidor que possui uma cópia completa da Blockchain da Dash, o que garante um determinado nível de performance para suas funções específicas na rede, como o PrivateSend e InstantSend. Esses nomes são dados para os serviços de anonimato e instantaneidade nas transações da Dash, respectivamente.

Os Masternodes são pagos por fornecer este serviço através da Prova de Serviço, que é um complemento à mineração Proof of Work feita para proteger a rede. Além disso, eles também têm o direito de votar em propostas, alterações e atualizações da Dash. Cada Masternode recebe direito a um voto para cada proposta submetida no sistema. Seu voto pode ser apenas: yes, no, abstein, que em português seria: sim, não e abstenção.

Como se tornar um Masternode?

Primeiro de tudo: tenha 1000 DASHs. “Nooooossa, Pedro! Hoje, 1000 Dashs valem cerca de R$ 555 mil! É muito caro, tenho que pagar tudo isso só pra ser um Masternode?”. Sim!

Mas na verdade, você não vai pagar nada, só vai "guardar", pois para ser um Masternode, você só precisa ter os Dash, ou seja, ser um holder. Isso é muito saudável para a rede, pois quanto mais Masternodes, mais descentralizada a rede se torna, só que por outro lado, existe o problema de ter Masternodes ociosos demais ou muitos operadores "preguiçosos", deixando tudo mais difícil e lento. Devido a isso, um requisito deve ser preenchido para quem quer ser Masternode: ter 1000 Dashs.

Essas moedas não precisam estar no masternode em si, mas sim de uma forma que seja visível a qualquer um da rede que aquelas moedas existem e estão em hold (ou HODL - veja o que significa no criptodicionário). Se o usuário gasta ou transfere essas moedas, o masternode para de rodar e as recompensas deixam de serem pagas. Simples assim. Mas é claro que você pode fazer isso quando quiser, basta movimentar suas moedas como bem entender.

Como é feito o pagamento aos Masternodes?

Como disse anteriormente, os Masternodes são pagos pela rede por seus serviços de PrivateSend, InstantSend e de "gerência" que eles fornecem. 45% da recompensa total de um bloco é paga aos masternodes. Na prática, metade da recompensa de um bloco normal vai para os mineiros e metade para o masternode. Em seguida, a cada 16.616 blocos (o que leva aproximadamente 30,29 dias), é criado um superbloco que contém todo o pagamento de 10% para ser distribuído para os vencedores da proposta orçamentária, isso quer dizer que esses 10% vai para financiar os gastos da própria rede.

Os Masternodes são selecionados aleatoriamente para pagamento em cada bloco (aproximadamente a cada 2,6 minutos) de uma lista, começando pelos primeiros 10% do total de Masternodes. Assim que são pagos, eles são movidos para o fim da lista, que vai girando e girando a cada pagamento. À medida que mais masternodes são criados, a duração entre os pagamentos aumenta, afinal, a lista vai ficando maior.

Devido ao algoritmo de seleção, há sempre um aspecto de aleatoriedade na seleção de pagamento, mas a longo prazo, todos os proprietários de masternode devem receber pagamentos semelhantes. Se os 1000 Dashs por trás de um masternode for gasto, ou se um masternode parar de fornecer serviços para a rede por mais de uma hora, ele será removido da lista até que o serviço normal seja retomado. Desta forma, os masternodes são incentivados a fornecer serviços eficientes e confiáveis ​​para a rede.

Você gostaria de se tornar um Masternode da Dash ou de alguma das moedas forkadas dessa tecnologia? Conte pra gente lá no grupo do Telegram. Esse grupo funciona como o whatsapp, só que mais restrito, servindo como um canal para tirar dúvidas, postar notícias, opiniões e compartilhar ideias. Então se você quiser se juntar a nós, clique aqui ou na imagem abaixo! ;)


0 visualização