Padrões de reversão de alta na análise técnica de criptomoedas. Tutorial para iniciantes.


Em toda exchange que você entra, bate de cara com um gráfico cheio de pauzinhos vermelhos e verdes, às vezes subindo, às vezes descendo, não é? E você sabe que eles não estão ali à toa e que podem servir perfeitamente para te ajudar a tomar decisões de compra ou venda. Mas aí você olha pro gráfico... o gráfico olha pra você... vocês ficam se encarando e acabam chegando em conclusão nenhuma? Então você precisa aprender sobre o gráfico de velas! Tenho escrito alguns conteúdos para ensinar os leitores aqui do site a fazerem suas próprias análises técnicas e por isso, hoje falo sobre os padrões que o candlestick pode trazer, indicando mudança na tendência de preço. Só que antes de continuar, você precisa saber:

O que é um padrão no gráfico de velas?

Agora que você já leu os artigos sobre análise técnica, vamos começar a identificar padrões gráficos. Esses padrões são condições que se repetem e que indicam uma mudança de cenário, ou seja, uma reversão de tendência. É um comportamento dos preços que se torna característico por acontecer perante uma subida e outros, indicando quedas. É obvio que isso não acontece repentinamente e conforme lido nos textos anteriores, o gráfico não prevê o futuro, apenas nos mostra o que já aconteceu. Então veja alguns dos padrões mais famosos para entender melhor o que são, começando por aqueles que indicam reversão de um cenário de queda, para alta.

PADRÕES DE REVERSÃO DE ALTA

Piercing Line

Confiabilidade: alta.

O que é: quando há uma queda nos preços e de repente, um candle de subida surge, ocupando um tamanho maior ou igual ao candle anterior.

Preste atenção: quanto mais alto esse candle de subida for, mais forte será a possibilidade de reversão!

Estrela da manhã

Confiabilidade: alta.

O que é: padrão configurado por 3 candles:

  • 1º candle de baixa;

  • 2º Doji ou um candle de corpo bem pequeno;

  • 3º candle de alta.

Preste atenção: pode ser que existam mais de um Doji ou candle de corpo pequeno, não importando se for de subida ou queda. Até 3 candles pequenos no meio deste padrão é normal.

Dragonfly Doji

Confiabilidade: baixa.

O que é: em uma tendência de baixa, um candle aparece durante o movimento de queda ou ao final dele. Este candle é na verdade um Doji, ou seja, sem corpo, pois o preço de abertura foi o mesmo de fechamento daquela vela. Ele é bem parecido com um martelo, o que o torna fácil de identificar.

Preste atenção: o próximo candle tem que ser necessariamente um indicador de alta ou um candle com um “gap” entre o martelo, confirmando a reversão da tendência.

Gravestone

Confiabilidade: baixa.

O que é: é quase a mesma coisa que o padrão Dragonfly Doji, só que o martelo é invertido. O candle não tem corpo, pois o preço de abertura e fechamento é basicamente o mesmo.

Preste atenção: se houver um gap para a próxima vela que seja de alta, então o padrão foi configurado, revelando uma possível tendência de subida.

Kicking

Confiabilidade: alta.

O que é: é um Marubozu de alta, seguido por um Marubozu de alta e entre eles, há um gap.

Presta atenção: para configurar este padrão, os candles não podem ter pavios e se tiverem, devem ser quase insignificantes.

Engolfo de alta

Confiabilidade: média.

O que é: antes de explicar o padrão, você precisa saber que um “engolfamento” é quando um candle é maior que o anterior, só que ele tem que ultrapassar os valores de abertura e fechamento desse candle, não sendo obrigatório ser maior que os pavios também. Neste padrão, uma vela de alta surge “engolindo” a vela anterior de queda.

Presta atenção: quanto maior o candle de subida, mais força terá a reversão de preços.

Bebê abandonado

Confiabilidade: muito alta.

O que é: é um padrão muito raro de encontrar. O primeiro candle é de baixa, seguido por um Doji entre gaps. O importante para configurar esse padrão é que tenha esses gaps entre o 1º candle e o 3º, incluindo os pavios. Para confirmar essa formação, o 3º candle deve ser obrigatoriamente o de alta, mostrando a reversão.

Presta atenção: a 3ª vela e seu pavio também deve ter um gap em relação ao Doji, se não, não é o padrão do Bebê Abandonado.

Long Legged Doji

Confiabilidade: baixa.

O que é: Quando estamos na tendência de baixa, e nos deparamos com um Doji com sombras muito grandes, então estamos em uma zona de incerteza. A candle não possui corpo, pois os preços de abertura e fechamento foram basicamente os mesmos. Mas os pavios longos, tanto para cima, quanto para baixo, indica forte oscilação no período daquela vela. Isso pode indicar que a tendência em que determinada criptomoeda está, pode ser alterada.

Presta atenção: A condição de reversão só se confirma se a vela seguinte for de subida de valores, se não, não configuramos um padrão de reversão.

Breakway

Confiabilidade: alta.

O que é: Conhecido como fundo arredondado, este é um padrão muito comum de observar nos gráficos. É composto por várias velas, geralmente umas 5 e mostra que os preços atingiram um ponto de suporte, ou seja, após um período em queda, o valor chega a um nível e oscila um pouco ali, até começar a subir novamente. Bom ponto para quem deseja comprar barato e vender mais caro depois de um tempo.

Presta atenção: É preciso ter uma 6ª vela de subida, confirmando a reversão de tendência.

Viu só, não é muito difícil identificar os padrões que indicam uma reversão de um cenário em queda para um cenário de subida de preço. Mas se caso você ainda não se sinta seguro em mandar bala nos seus próprios trades, então me acompanhe no Clube to the Moon, onde eu mesmo faço as análises e posto as ideias de trades que eu tive. Lá você ainda consegue acompanhar minha carteira pessoal de investimentos! E se houver qualquer dúvida, então me chame no grupo do Telegram, onde estamos sempre debatendo tudo sobre o universo cripto, dando opiniões e claro, aprendendo mais! Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo! ;)

#análisetécnica

835 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Esse curso via Skype serei só eu e você ao vivo, mas você está no comando. São 30 minutos onde você pode perguntar o que quiser. E eu vou responder! Como é que eu faço pa...
Pergunte o que quiser
30 min
R$150
BEM VINDO
COISAS
EXPLORE
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • RSS - White Circle