Padrões de reversão de baixa: saiba o melhor momento para lucrar com a venda das suas criptomoedas.


Olá queridos leitores do site Aprender Sobre Bitcoin! Recentemente eu fiz mais uma postagem onde tento ensinar a vocês um pouco mais sobre a análise técnica de criptomoedas, o que está diretamente ligado à interpretação dos gráficos e reconhecimento de alguns padrões de comportamento. Para ler esse post, veja: Padrões de reversão de alta na análise técnica de criptomoedas. Tutorial para iniciantes. Só que como vocês repararam, esse post trata-se mais sobre os padrões quando o cenário é de baixa e terá uma reversão para alta. Então hoje, estou fazendo o contrário: falando um pouco sobre um cenário de subida e onde os padrões começam a surgir indicando que a tendência vai mudar para queda. Só que é claro que você precisa ter um conhecimento básico sobre o assunto, então recomendo a leitura dos mesmos artigos que recomendei no post sobre a reversão de alta:

O que é um padrão de baixa?

Para qualquer pessoa que tenha olhado para um gráfico de velas (o famoso castiçal ou candlestick), já percebeu que ele nunca é constante: é feito de linhas de subida e descida e é a coisa mais natural do mundo! Tratando-se de criptomoedas então, nem precisamos nos apegar tanto aos gráficos para saber que seu preço sempre oscila, não é mesmo? A conclusão que podemos tirar é que: se tem uma cripto subindo, uma hora ela vai descer! Não com a mesma intensidade, mas um pouquinho no decorrer do dia, com certeza acontece. É por isso que os candlesticks são sempre verdes e vermelhos e nunca de uma cor só.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, um cenário de queda não é algo ruim. Aliás, até pode ser, caso você precisasse do dinheiro que investiu e de repente o valor da sua moeda cai. Neste caso, de duas uma: ou você vende suas criptos antes da queda ou você senta, reza e espera o valor voltar a subir para que não saia no prejuízo. Mas se você quiser ver uma oportunidade para lucrar com moeda virtual, então indico a forma mais fácil: comprar na queda e vender na subida (antes que o valor volte a cair).

Esses padrões servem exatamente pra isso: você viu que uma moeda tava em queda e quis esperar ao máximo pra comprar o mais barato possível: então viu no gráfico um padrão de reversão de alta. Nessa ora, o certo a pensar é: “Hmm acho que agora vai começar a subir o preço, então já vou comprar a moeda”. E enquanto o preço vai subindo na tendência de alta, você deve ficar atento aos padrões de reversão de baixa que explico nesse post. Quando identifica-los, então o raciocínio é: “Opa, agora vai começar a cair de novo, então bora vender enquanto tô no lucro!”.

Three Black Crows

Confabilidade: alta.

O que é: este um padrão muito confiável de reversão de baixa. É configurado por três candles grandes de queda, dispostos no gráfico em forma de escada. A abertura de preço da 2° e do 3° vela devem ser em qualquer ponto do corpo da anterior (mas sempre menor), entretanto, o fechamento deve ser mais abaixo do que o anterior.

Presta atenção: a confiabilidade deste padrão aumenta quando a abertura de preços da vela seguinte é do meio do 1° candle pra baixo.

Harami Cross de Baixa

Confiabilidade: baixa.

O que é: Este padrão é formado quando há um bom candle de alta seguido por um Doji. Mas esta formação só é confirmada se a 3ª vela for uma vela de baixa.

Presta atenção: É importante que o candle de baixa tenha fechamento inferior ao da vela de alta que antecedeu o Doji.

Dragonfly Doji

Confiabilidade: média.

O que é: Este é um padrão que funciona da mesma forma que o Dragonfly Doji da reversão de alta. A diferença é que o Doji possui grande sombra (pavio da vela) para baixo, indicando a indecisão do mercado. Entretanto, o preço de abertura e de fechamento da vela foi basicamente a mesma e por isso, a vela não tem corpo.

Presta atenção: Para confirmar se a formação é um padrão, é preciso haver uma vela indicando baixa após o Doji.

Dark Cloud

Confiabilidade: alta.

O que é: Este padrão é composto por apenas 2 candles, caracterizando o fim da tendência de alta. A vela 1 é uma vela de alta e a vela 2, uma vela de baixa, que costuma ser tão grande quanto a anterior. Geralmente, o preço dessa vela fecha bem próximo da mínima do dia e tem que ser menor do que o período anterior.

Presta atenção: Quanto mais o candle de baixa entrar no corpo do candle anterior, mais forte a reversão de baixa.

Engolfo de Baixa

Confiabilidade: média.

O que é: O Engolfo de Baixa também é um padrão que aprendemos no texto anterior, com a diferença que ele é de.... Baixa!! Isso mesmo! Então o padrão se compõe de um candle de alta e depois, uma vela muito maior de baixa.

Presta atenção: Para configurar esse padrão, a vela de baixa tem que obrigatoriamente ser maior que a vela anterior, incluindo seus pavios. Quanto maior a diferença de tamanho, mais força tem essa reversão.

Bebê abandonado

Confiabilidade: alta.

O que é: Eu sei que vocês já conhecem o padrão do Bebê Abandonado, só que aqui, ele vai indicar uma reversão na tendência de subida. O padrão é composto por um Doji entre duas velas, sendo que a primeira é de alta e a segunda, de baixa.

Presta atenção: É imprescindível que o Doji tenha gaps em relação não só aos candles, mas também aos pavios.

Estrela da tarde

Confiabilidade: alta.

O que é: A estrela da tarde é um pequeno candle que surge entre uma vela de alta e uma de baixa, nesta ordem. Este candle é menor porque houve pouca variação de preço em seu período. Não importa muito se a vela é de baixa ou alta, mas para confirmar o padrão, a candle tem que ser de baixa após a estrela da tarde.

Presta atenção: Pode ser que existam mais de uma estrela e podem ser caracterizadas por gaps entre as velas ou não.

E então, fico com alguma dúvida sobre os padrões de reversão de baixa? Então me chama no grupo do Telegram, onde estamos sempre debatendo sobre qualquer assunto referente a criptomoedas. Para se juntar a nós clique aqui ou na imagem abaixo.

#análisetécnica

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com