Padrões de continuação de tendência de baixa na análise técnica de criptomoedas


Vamos continuar com nossos conteúdos sobre análise técnica de criptomoedas? Recentemente eu publiquei sobre os padrões de continuação de alta e hoje, para complementar esse assunto, apresento os padrões de continuação de baixa. Mas para entender as informações deste texto, você precisa conhecer:

O que é um padrão de continuação de baixa?

Temos três informações aqui: um padrão, de continuação, de baixa. Conforme o que expliquei nos textos anteriores, um padrão é um comportamento específico revelado no gráfico. Ao longo do tempo, os analistas perceberam que quando determinada formação aparecia no gráfico de velas, um determinado evento acontecia. Então existem diversos padrões com seus respectivos significados e devemos nos atentar a eles.

O padrão de continuação nada mais é do que um padrão que significa que o preço de determinada criptomoeda vai continuar no mesmo cenário. Ou seja, se ele está subindo, então pode ser que exista uma correçãozinha, mas o preço vai continuar subindo. E no caso de hoje, vou falar sobre os padrões de continuação de baixa, que acontecem em um ambiente de queda dizendo que o ativo vai continuar caindo.

Qual a vantagem de um padrão de continuação de baixa?

Todo mundo acha que só porque a tendência é de queda e que está tudo vermelho, o cenário é ruim. Mas um mercado Bearish (veja o significado no cripto dicionário), pode ser um pesadelo para quem investiu mal e uma fonte de oportunidades pra quem sabe analisar e esperar.

A ideia do trading nada mais é que comprar o mais barato possível para vender o mais caro que você conseguir (isso se aplica também na arbitragem de criptomoeda). Então quanto mais fundo o preço for, mais lucro você consegue. Vamos supor um cenário de queda: devo comprar agora porque acho que de repente o preço vai subir, ou posso aguardar mais um pouco pra comprar ainda mais barato? Se eu tiver um padrão de continuação de baixa, eu espero um pouco mais! E é dessa forma que essas formações irão me ajudar. Portanto, confira os padrões mais famosos abaixo.

Três métodos de queda

Confiabilidade: muito alta.

Descrição: este é um padrão longo, formado por 5 candles! Ele é semelhante ao padrão de continuação de alta Três métodos de alta, a diferença é que ele é pra continuação de queda. A primeira vela vai ser grande e de baixa. Na sequência, haverá três pequenos candles de alta, sugerindo uma correção dos preços. Mas para finalizar a sequência, uma nova vela grande baixa com o fechamento ainda mais baixo do que no primeiro período.

Observação: este padrão indica uma manutenção na baixa de preço, sugerindo a venda para quem não quer perder mais dinheiro ou, oferecendo uma oportunidade para que os usuários possam comprar ainda mais barato.

Matching Low

Confiabilidade: média.

Descrição: o Matching Low é o contrário do Matching High que expliquei nos padrões de continuação de alta. Esse padrão é formado por 2 velas de baixa que possuem o mesmo preço de fechamento, ou seja, a base dos candles estarão no mesmo nível. Só que para confirmar essa continuação de tendência, é obrigatório que o 3º candle também seja de baixa, se não, isso será uma reversão!

Observação: esses candles com a base no mesmo nível podem criar um ponto de suporte e se não for rompido, ou seja, surgir um candle de alta na sequência, então é uma reversão de tendência. Compre nesse momento, pois o preço vai subir!

In Neck

Confiabilidade: média.

Descrição: o In Neck é um padrão que possui 2 velas, sendo que a primeira é de baixa e longa. A segunda vela já é de alta, mas com um gap em relação à anterior e com fechamento do período bem próximo (ou igual) ao fechamento do primeiro candle.

Observação: existe também o padrão “On neck” e não é a mesma coisa, pois no “On Neck”, o segundo candle, que é o de alta, não chega a atingir o mesmo nível de fechamento da vela anterior, mantendo o gap. O “On neck” é um padrão de continuação de baixa bastante confiável.

Linhas brancas lado a lado de baixa

Confiabilidade: alta.

Descrição: composto por 3 candles, o padrão linhas brancas lado a lado de baixa, começa com um candle de queda. Já a segunda vela, é de alta, mas mantendo um gap em relação à vela anterior. E para fechar o padrão, o 3º candle também deve ser de alta, mas bem parecido com o 2º.

Observação: é importante que o 3º candle mantenha o gap que o 2º criou. Quanto mais parecidas essas duas velas forem, mais confiável se torna este padrão.

Linha de separação de baixa

Confiabilidade: baixa.

Descrição: este é de fácil identificação no gráfico e indica uma tendência de continuação na baixa de preço. Composto por apenas 2 velas, sendo a primeira uma vela de alta e a segunda, de baixa. Para configurar uma “Linha de separação de baixa”, é preciso que os dois candles possuam o mesmo preço de abertura.

Observação: não é um padrão muito confiável, portanto, é preciso ficar de olho nos outros indicadores e ferramentas disponíveis para análise técnica.

Janela de baixa

Confiabilidade: alta.

Descrição: a primeira vela deste padrão é de baixa e o segundo, de alta. Esses dois candles são separados por um gap completo, que significa que há um gap inclusive em relação às sombras desses candles (os pavios).

Observação: a janela formada entre os candles é uma zona de resistência de dois níveis para uma possível correção de preço. O preço mínimo do primeiro candle estabelece o segundo nível, enquanto o preço máximo do segundo candle, estabele o primeiro nível de resistência. É esperado que um desses dois níveis não seja ultrapassado, mas se isso acontecer, então na verdade esse padrão sugere uma reversão de tendência de baixa, sendo o momento perfeito para comprar os ativos.

Gap de baixa de Tasuki

Confiabilidade: média.

Descrição: as duas primeiras velas desse padrão são negativas, separadas por um gap entre elas. O terceiro e último candle que configura esse padrão é de alta, onde seu preço de abertura atinge mais ou menos a metade do corpo da vela anterior e o fechamento desse período não é alto o suficiente para ultrapassar o gap formado.

Observação: para ser um padrão “Gap de baixa de Tasuki”, o terceiro candle do padrão não consegue fechar o gap formado entre o primeiro e segundo.

Quer saber como tudo isso se aplica na prática? Então acesse o clube To the Moon e acompanhe minhas ideias de trading, que é basicamente fazer lucro com determinadas criptomoedas. Qualquer dúvida sobre isso e como fazer o trading, me chame lá no grupo do Telegram clicando aqui ou na imagem abaixo! ;)

#análisetécnica

0 visualização

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.