A Teoria de Dow e seus fundamentos na análise técnica para iniciantes


Olá amigos do Aprender Sobre Bitcoin! Hoje voltaremos aos textos sobre análise técnica de criptomoedas, ou seja, desvendar tudo o que o querido candlestick quer nos dizer a cada novo candle! Se você não manja nada sobre análise de gráficos, fique tranquilo, pois já tem bastante material prontinho para iniciantes, basta olhar aqui no menu “A. T. para iniciantes”, o último artigo que postei neste assunto foi explicando o que os candles realmente significam através da Psicologia.

A Teoria de Dow e seus fundamentos

Charles Henry Dow foi um jornalista dos Estados Unidos que começou a acompanhar de perto o movimento de preço das ações na Wall Street, criando uma Teoria que é válida até hoje! Aliás, essa teoria já tem mais de 100 anos! É interessante porque Dow fez seus estudos antes mesmo que os anos 900 chegassem e hoje, o mesmo raciocínio é aplicado nas criptomoedas, que é uma grande revolução no sistema financeiro global.

Acontece que essa teoria possui alguns fundamentos interessantíssimos que vale muito a pena sentar, ler, estudar e aprender, para que você veja não só o gráfico, mas os volumes, comportamento e notícias de um determinado ativo, de uma forma bem natural. Então vamos conhecer esses fundamentos.

Os preços absorvem tudo!

Esse fundamento tem mais a ver com a análise fundamental do que com a técnica (veja nesse post a diferença entre elas). Quando há uma notícia que impacte negativamente sobre uma empresa, logo vemos suas ações caindo, por exemplo o escândalo da Petrobras na Lava Jato, que fez o preço das ações caírem significativamente na época.

O que Dow queria dizer neste fundamento, é que o mercado é rápido, ele responde rápido a essas notícias, ou seja, os preços absorvem esses acontecimentos, mostrando logo a queda quando se trata de algo ruim ou a alavancagem, quando estoura uma coisa boa sobre o ativo que está analisando. Claro que não dá pra prever um desastre natural que acaba com uma grande indústria, por exemplo, mas o mercado se ajustará àquilo, bem rápido.

Tendências e volumes andam de mãos dadas

Para entender o que são esses “volumes”, sugiro a leitura do artigo: “Os volumes na compra e venda de criptomoedas”. Dow dizia que as tendências devem sempre ser acompanhadas pelos volumes para se confirmarem. Ou seja, você tá vendo ali uma tendência de alta para uma determinada cripto, mas para confirmar essa subida, você tem que dar uma olhada no volume também, pois se o gráfico sobe, os volumes devem subir, se descem, os volumes diminuem. Só que… fiquem espertos, pois na Teoria de Dow, os volumes são indicadores secundários, o que vale mesmo são os preços de fechamento.

O mercado realiza 3 movimentos

Esses movimentos são: os primários, secundários e terciários. Cada um tem seu significado.

Primário: é o movimento principal de um gráfico, considerado como “longo prazo”. Tem duração de pelo menos um ano e cada candle desse gráfico é um dia, ou até mesmo um mês.

Secundário: são tendências de médio prazo, que fazem correções do movimento primário. Esses movimentos podem durar de três semanas até uns três meses.

Terciário: movimentos de curto prazo, que vai interromper a tendência do movimento secundário, durando alguns dias até algumas semanas.

Você pode entender melhor esses movimentos ao identificá-los no gráfico. Para exemplificar, peguei essa imagem no blog VestDesk.

O movimento primário é composto por fases

Acumulação: esse momento é o melhor para comprar ativos. É aquela fase em que a criptomoeda estava em uma tendência de baixa e o mercado assimilou todas as notícias ruins que impactaram negativamente o ativo, é como se os usuários tivessem “se conformado” e agora dão uma nova chance para a moeda. Então começa a aparecer alguns sinais de uma tendência de alta. Só que só percebe isso os traders mais experientes, pois não é fácil identificar esta fase.

Fase da participação pública: esta fase é proveitosa para os investidores que seguem tendências, pois percebem que houve uma reversão, assimilando as boas novas para o ativo digital que estão interessados. O preço começa a subir de fato, confirmando a crença dos traders que entraram na fase de acumulação. A participação pública é o momento onde entram mais pessoas para o mercado.

Distribuição: aqui é a “febre”. Todo mundo sabe de como aquele ativo está valorizado, só se falam coisas boas, “fique rico com criptomoeda”, então vem as manchetes nos jornais e etc. Os investidores que entraram na Acumulação, começam a vender seus ativos aqui, pois sabem que atingiram a terceira e última fase dessa tendência. Veja abaixo em representação da Trade Forex.

As médias devem se confirmar

Quando Dow estava fazendo seus estudos, percebeu que alguns índices deveriam apontar as mesmas direções para poder confirmar a tendência de subida ou descida de um determinado ativo. Na época, a economia dos EUA era composta basicamente pela indústria. Mas veja, se a média de ações da indústria está subindo, é porque está havendo produção e se está havendo produção, alguém tem que transportar as matérias primas e os produtos finais, certo? Neste cenário, as ações das empresas de transporte também deveriam subir, assim como a de combustíveis e etc.

No mundo cripto não conseguimos fazer esta análise dessa forma como Dow fez, mas pode nos ajudar na análise técnica. Por exemplo, quando o Bitcoin tem sinais de alta, muitas outras criptomoedas também têm, pois fortalece o mercado no geral.

A tendência vai continuar até que os padrões de reversão sejam confirmados

Vocês se lembram dos padrões de reversão? Não? Então faça as leituras abaixo:

Outro fundamento de Dow é que se o ativo está em uma determinada tendência, esta só irá mudar se houver um padrão de reversão que seja confirmado no gráfico.

Vocês já conheciam estes fundamentos de Dow? Não se esqueça de dar uma olhada no Clube to the Moon caso você queira aprender mais sobre a análise de criptomoedas. E nos dê sua opinião lá no grupo do Telegram, onde estamos sempre debatendo sobre o universo cripto. Para se juntar ao grupo, clique aqui.

#análisetécnica

257 visualizações

Escolha a forma de pagamento mais conveniente e clique no botão.

Esse curso via Skype serei só eu e você ao vivo, mas você está no comando. São 30 minutos onde você pode perguntar o que quiser. E eu vou responder! Como é que eu faço pa...
Pergunte o que quiser
30 min
R$150
BEM VINDO
COISAS
EXPLORE
  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • RSS - White Circle