980X90 (1).gif

NPXS, conheça o token da Pundi X e seu ecossistema f(x), que promete um smartphone com Blockchain!


Hoje venho falar para vocês sobre um projeto que ainda está em andamento, mas que promete grandes novidades para o futuro, além de conceitos interessantes. Estou falando da moeda NPXS, da Pundi X, que além de token, tem maquininha de pagamentos e compra de criptomoedas, nodes para manter a segurança da rede e até um dispositivo móvel para você levar a descentralização para onde quiser: o famoso XPhone, que chamou a atenção do universo cripto. Então acompanhe o post de hoje!

O que é a Pundi X?

A ideia da Pundi X é tornar o mundo cripto tão fácil quanto comprar uma garrafa de água, tornando esta tecnologia acessível a todos. Então imagine ir a uma cafeteria e pagar sua conta com um cartão por NFC, usando criptomoeda. Ou então, comprar as principais moedas virtuais com dinheiro fiat como se fossem créditos para o celular: basta aproximar o QR Code da sua wallet no leitor óptico da maquininha da Pundi X e fazer o pagamento. Logo seus Bitcoins estarão lá no seu endereço, simples assim. Desta forma, os empresários poderão comprar, vender e aceitar dinheiro digital em seus estabelecimentos.

Pundi XPOS

O Pundi XPOS é como se fosse uma “maquininha” de cartão, só que seu sistema é feito com a tecnologia Blockchain. A produção dessa maquininha começou em fevereiro deste ano e até o momento, será entregue em apenas 7 países e o Brasil é um deles!

Para os empresários, é uma forma de facilitar os recebimentos, pois com Pundi e vender criptomoedas dentro de seu próprio estabelecimento. Além disso, e possível fazer um sistema de check out, onde o app encerra a conta do cliente e escaneia o QR Code para debitar da wallet vinculada na conta do cliente. Além disso, a Pundi XPOS possui um display para o cliente acompanhar toda a transação, onde é possível colocar anúncios. A máquina também imprime um extrato de todas as negociações. Para os clientes, é muito cômodo apenas encerrar sua conta e pagar com uma simples transferência cripto ou aproximando o celular da tela. Além disso, dá pra acompanhar todos os valores na moeda local e ainda pegar uma via daquela transação impressa diretamente da Pundi XPOS. Veja um vídeo completo sobre essa inovação aqui (em inglês).

Smartphone com Blockchain?

Sim! Smartphone com Blockchain! O dispositivo é conhecido como XPhone e seu sistema operacional será baseado na f(x) (Function X), que não é apenas o nome da Blockchain da Pundi X, é na verdade um ecossistema que inclui a Blockchain, um sistema operacional, um protocolo de transmissão e outras funcionalidades.

O sistema operacional do XPhone está sendo desenvolvido no Android 9.0, mas roda nos sistemas Android convencionais também. A intenção da utilização desse dispositivo é poder descentralizar a Internet, cada bit, cada byte, cada aplicativo, toda informação ou dados, serão descentralizados. Para os desenvolvedores de aplicativos, o XPhone funcionará normalmente como funciona as plataformas para Android: basta desenvolver o app e programa-lo para rodar no XPhone.

Como o sistema da Pundi X vai funcionar?

Todo o ecossistema irá funcionar através de Nodes. Você se lembra o que são Nodes? São os “nós” da rede. Cada computador que está navegando em uma Blockchain é um nó e todos eles recebem as mesmas informações, contribuindo para a máxima descentralização e segurança de cada transação e dados. Você pode ver um artigo que falei sobre os Masternodes (refere-se mais à rede Dash, mas dá pra entender bem o conceito). O f(x) funciona desta maneira, sem ser necessária a mineração convencional (PoW) e sim, com a PoS. Se você não entendeu o que eu quis dizer, leia o artigo: M mineração PoS e PoW.

Então vamos supor que um dispositivo A queira mandar uma mensagem para o B. Essa mensagem vai para cada node (os nodes não conseguem ler a mensagem, pois vai completamente encriptada), e fica armazenada na rede Blockchain até chegar ao destino B. O dispositivo B então consegue desencriptar a mensagem e acessá-la, tudo isso através das chaves privadas de cada aparelho. Vale dizer também que ao utilizar os dispositivos e acessar a f(x), você automaticamente acaba se tornando um node também!

“Nossa, mas precisa de tudo isso só pra mandar uma mensagem ou compartilhar uma foto?”. Me responda você: quantas vezes você já não tentou enviar ou receber um determinado arquivo e não conseguiu por falha de acesso, servidores, Internet, etc, etc, etc? Isso sempre acontece e tudo bem, nós convivemos com isso! Mas imagina um mundo onde essas falhas não acontecem? Quando algum node estiver off-line, fora de alcance, quebrado ou qualquer outra coisa, existirão milhares de outros nodes aptos a validar e carregar sua mensagem na Blockchain, sabe por quê? Porque será um sistema operacional descentralizado. Isso não é uma maravilha? Eu torço muito para que dê certo!

Onde comprar Pundi X (NPXS)?

Gostou dessas funcionalidades que a Pundi X vai nos trazer no futuro? Agora você já deve ter parado para pensar como tudo isso vai funcionar, não é mesmo? Os pagamentos, taxas de transações e acesso à Blockchain, será feito por meio dos tokens NPXS!

Os NPXS podem ser comprados em diversas exchanges. Para poder ver quais os pares de negociações e quais plataformas comercializam Pundi X, dê uma olhada na aba “Markets” no CoinMarketCap.

Aqui no Aprender Sobre Bitcoin, temos tutoriais sobre diversas exchanges, então se você quiser o passo a passo de como comprar NPXS, leia:

E se você quiser dar uma olhada na nossa lista de tutoriais sobre exchanges, confira aqui:

Onde armazenar os tokens NPXS?

Os NPXS possuem a tecnologia dos famosos tokens ERC-20, ou seja, são compatíveis com a maioria das carteiras para ERC-20. Não sabe o que é isso? Então veja o post: “O que são tokens ERC-20?”. Aqui vão algumas indicações para armazenar esse tipo de token:

  • MyEtherWallet;

  • MetaMask - eu falo brevemente sobre o MetaMask no post sobre como criar e lançar uma ICO em menos de 30 minutos, aqui em texto e aqui em vídeo;

  • Coinomi - não é exclusiva ERC-20, mas consegue armazenar as chaves privadas desse tipo de token.

Se você tiver alguma dúvida sobre este artigo, por favor, sinta-se livre para me chamar no grupo do Telegram e me perguntar o que quiser. O grupo é como Whatsapp, só que mais reservado e dedicado apenas para debates sobre o mundo cripto. Junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo.

#Curioso

167 visualizações
Green Coin Br Investin.jpg
  • Instagram ícone social
  • TELEGRAM
  • Facebook
  • Twitter

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com