Bread Wallet - carteira multi moedas em português no seu iPhone ou Android. Tutorial e passo a passo


Olá amigos do site Aprender Sobre Bitcoin! Hoje venho fazer mais um tutorial e passo a passo para vocês sobre uma carteira, a Bread Wallet, ou apenas “Bread” ou então só “BRD”. Esta carteira é muito boa para iniciantes, pois seu funcionamento e layout são bem simples de entender. O melhor de tudo é que antigamente, a BRD era exclusiva para iPhone, mas agora também está disponível para download na PlayStore se seu dispositivo for Android.

Como criar uma carteira Bread?

1. Após fazer o download da Bread, abra o app. Na primeira tela haverá duas opções, que você deve escolher de acordo com sua realidade:

  • Criar nova carteira - se você nunca teve uma carteira Bitcoin antes ou quer apenas ter um novo endereço, então esta é a opção para você;

  • Recuperar carteira - esta opção é para quem quiser recuperar uma carteira antiga.

Para o nosso passo a passo, vamos usar a carteira para Android e como se estivéssemos criando uma carteira do zero. Então clique em “Criar nova carteira”.

2. Uma nova tela será exibida, pedindo que você crie um PIN com 6 números. Sempre que você desbloquear sua wallet ou quiser enviar dinheiro para algum lugar, essa senha será solicitada;

3. Chave de papel, esse é o próximo passo. Já falei tanto sobre essa etapa, mas vou falar de novo: em quase todas as wallets existe uma frase com palavras aleatórias que serve para recuperar sua carteira caso você perca. Muitas plataformas a chamam de “Seed”, “semente”, “chave de papel”, “frase de segurança”, “frase de backup”, etc. Esta é a única maneira de recuperar sua carteira caso você a perca - e a única forma de reaver seus Bitcoins também! Se você não fizer essa etapa direitinho, provavelmente levará todos os seus BTCs para o Cemitério de Criptomoedas! Então tudo o que você precisa fazer é anotar as palavras da sua carteira em um papel e guarda-lo de forma segura.

Nota: digo para anotar em um papel porque se você salvar em qualquer app que tenha acesso à Internet, como o Google Docs, e-mail, notas no celular e etc, qualquer pessoa pode te hackear e com sua chave de papel, é possível abrir e gastar seus Bitcoins de qualquer smartphone no mundo!

4. Pronto! Sua carteira agora foi criada e você poderá adicionar ou remover ativos dela quando quiser!

Como adicionar diferentes tipos de moedas na Bread Wallet?

Uma coisa muito bacana da BRD é que ela é traduzida para o português (tem algumas falhas de tradução, mas que está traduzida, está!) e além disso, é multi-moeda, ou seja, você pode guardar diversos cripto ativos em um lugar só! Isso inclui a maioria dos tokens ERC-20. Se você não sabe o que é isso, clique aqui para aprender. E veja abaixo como faz para adicionar outras carteiras dentro da Bread.

1. Por padrão, a tela inicial ou "dashboard" da sua wallet já vem com carteiras para Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e BRD Token (sim, o token da plataforma Bread!). Para adicionar uma nova moeda/ token, é só descer até o fim dessa página e clicar em "Adicionar carteira".

2. Na tela que vai aparecer, você pode ver todos os ativos que são suportados na wallet (e não são poucos, viu?). E se você tiver com preguiça de procurar um por um, então pode digitar o nome da moeda/ token no campo de pesquisa. Por exemplo, na tela abaixo eu adicionei carteiras para a EOS (veja o que é a EOS clicando aqui) e para a PundiX Token, que escrevi um post explicando sobre o smartphone com Blockchain aqui: "NPXS, conheça o token da Pundi X e seu ecossistema f(x)".

Como enviar e receber altcoins na Bread Coin?

1. Vá até sua página principal no app da BRD;

2. Clique na moeda que você deseja receber/ enviar (se ela não estiver nessa página, adicione-a conforme instruções que acabei de passar);

3. No nosso exemplo, vamos utilizar a moeda Ethereum. Vai abrir uma página com o saldo da sua wallet e um campo em branco. É nesse campo em branco onde suas transações serão registradas. Por enquanto não há nada escrito porque sua carteira é nova;

4. Para enviar Ethereum para algum endereço, tudo o que você precisa fazer é ter o endereço ou QR Code da carteira para onde você vai enviar suas moedas e então clicar em "Enviar". Nesta opção também dá para você colocar uma nota no envio, para que você consiga visualizar melhor a finalidade daquele pagamento/ retirada;

5. Agora se você quiser receber, ou seja, receber moedas de alguém ou transferir de um lugar qualquer para sua BRD, clique na opção "Receber". Um QR Code e endereço serão gerados, qualquer um que você utilizar vai fazer seus ETHs chegarem na sua wallet. Você também pode colocar uma quantidade específica por cada recebimento, por exemplo: você vai cobrar um produto/ serviço de um cliente, então é só colocar o valor cobrado e compartilhar o endereço da sua carteira para que a pessoa possa te pagar!

Comprar e trocar moedas dentro da Bread Wallet

Outras funcionalidades muito legais da BRD Wallet é a compra e troca de criptomoedas sem sair de dentro da wallet. Isso quer dizer que você poderá fazer tudo instantaneamente, sem fechar o app e abrir outro. Basta clicar no botão "comprar" ou "comércio". Infelizmente, enquanto escrevo esse artigo a opção de "Compra" não está disponível. Talvez a BRD esteja passando por problemas técnicos ou ainda estão desenvolvendo esta modalidade.

Já o botão "Comércio" que é onde você consegue fazer a troca entre as moedas, está funcionando normalmente, você só precisa ter saldo em sua wallet para poder utilizar esta função. Só fique atento com as taxas, pois às vezes, a taxa que você vai pagar para usar a Bread Wallet como Exchange não compensa a facilidade que ela proporciona, então é sempre bom dar uma pesquisada em relação às outras exchanges!

Particularmente eu achei o layout da BRD Wallet bem amigável e intuitivo. É fácil utilizar o app e possui bastante opções para manter sua segurança, inclusive, habilitação de uso das suas digitais caso seu smartphone seja compatível com a função! Você já conhecia a BRD? Conte sua experiência lá no grupo do Telegram. Se você ainda não é um membro, junte-se a nós clicando aqui ou na imagem abaixo ;)

#wallet

0 visualização

CNPJ: 37.932.004/0001-18

Rua Conceição, 233, sala 916. Centro.

Campinas, São Paulo - Brasil

contato@aprendersobrebitcoin.com